domingo, 5 de abril de 2009

O carteiro toca sempre três vezes


O FCP, ontem, foi quase sempre uma equipa competente. Entrou muito bem, teve um período em que se desorientou e que o VG aproveitou para marcar. Depois voltou a ter as rédeas do jogo.

Fomos felizes, não há campeões sem sorte - a sorte dá muito trabalho - , e no início da 2ª parte, com uma entrada novamente forte, conseguimos virar o jogo e ganhar com todo o mérito, apesar do VG ter dado boa réplica e o árbitro se ter mostrado demasiado complacente com o jogo duro que visou particularmente Hulk.

A equipa jogou no seu sistema habitual e de uma maneira geral fomos coesos. Bruno não reagiu rápido no 1º golo, Sapu esteve um pouco intermitente e algo hesitante, Helton teve uma saída despropositada, Rolando e Cissokho estiveram de uma maneira geral bem. O nosso defesa esquerdo, se teve ordens de atacar é óbvio que de vez quando desguarnece as costas. São riscos incontornáveis, a não ser que o FCP trabalhe bem essas compensações. Por isso, dou como muita positiva a sua prestação pois aquele corredor esquerdo do FCP foi provavelmente o mais usado para provocar os desequilíbrios como aconteceu no primeiro e segundo golo. E Cissokho colaborou muito nas tarefas ofensivas.

O meio campo teve um Meireles a grande altura, o Tomás Costa cumpriu e o Fernando esteve um pouco complicativo na fase de construção. Perdeu algumas bolas e noutras não soube encontrar as linhas de passe, porque a bola ainda queima quando um pouco apertado. Regular, mas uns furos abaixo do que já produziu em jogos anteriores. Precisamos de um Fernando ao seu melhor nível para o jogo com o MU.
Meireles, está a ganhar confiança e a ter uma enorme preponderância nesse sector nevrálgico do terreno. Com Lucho, ao seu nível, contamos com um tandem muito forte no sector intermediário.

No ataque o Hulk foi mais uma vez demolidor, Mariano muito bem e só menos produtivo quando mostrou sinais de cansaço. Farías movimenta-se muito bem na área e demonstrou mais uma vez que é alternativa, assim a equipa possa contar com os servidores de forma continuada.
Hulk precisa de perder menos bolas, sobretudo quando tem linhas de passe abertas e falar menos com os árbitros.

Depois do 2-1 estivemos um pouco mais contidos, recuamos um pouco e não fomos capazes de impedir que o VG estivesse com a bola mais tempo, o que é compreensível. Porém, temos de saber descansar mais com a bola e depois matar, através das tais transições rápidas. Acabámos com o jogo com uma bola parada : um canto muito bem marcado por Lucho e uma entrada fulgurante de Rolando. Excelente golo !

Apesar de ter sido um jogo bem conseguido – um excelente jogo de campeonato - , creio que foi a defesa talvez o sector que mais oscilou. Com o MU, estará aí, a chave do sucesso ou insucesso.

Reconheço que uma equipa é um todo e ninguém fica isento de trabalhar e participar nas tarefas ofensivas e defensivas. Creio, porém, que a organização, e a concentração defensivas vão ser fundamentais. Um bom ataque em Manchester não vai prescindir de termos uma defesa ao mais alto nível.

Esta embalagem feita de vitórias, em tempos de cólera dos adversários do costume, cria algumas expectativas para os quartos da CL. Vai ser duro, mas a esperança é a última morrer.
Força Porto,

2 comentários:

Paulo Marques disse...

A quantidade de cacetada que o Hulk apanha é irreal. Aquela última é de uma violência que o amarelo só pode ter sido uma palmadinha nas costas.

bLuE bOy disse...

Este, era pelo menos na teoria, o jogo mais complicado destas últimas 8 jornadas que medeiam o final do campeonato... e o FC Porto, passou com distinção no berço dos infiéis do Minho.

O Prof. Jesualdo Ferreira, arriscou, digamos que assim, deixando no banco, Lucho e Rodriguez... no imediato pensei: "ai que se te corre mal, tás f***** e ref*****. Eles, «os nossos», desta vez, não te perdoam, truicidam-te mesmo!!!". Não amedrontei, mas não direi que validei totalmente a opção... riscos, riscos, é para isso que ele é pago... e muito bem, concerteza!! Eu, não passo d'um mero Portista de bancada e pouco mais.

Foi uma 1ª parte com uma entrada mto forte dos azul-e-brancos, que poderiam ter inaugurado o marcador e gerido o jogo d'outra forma, mas entre algum azar e pancada qb em Hulk (quando será que os árbitros começam a deixar de condescender com esta pancadaria que já começa a ter assomos de completamente gratuita?), foram os da casa a inaugurar o marcador... injustamente. Nesse pós imediato, o FC Porto vacilou um pouco, mas não quebrou e rapidamente a condução do jogo passou a ser a baliza de Nilson. Entretanto, intervalo.

Para a 2ª parte, o Prof. Jesualdo não mexeu e acertou em cheio... 2 golos de rajada, primeiro por Farias (um rato d'área que só produz jogando de inicio!) e logo de seguida pelo incompreendido de sempre, Mariano Gonzalez que magistralmente, desvia a trajectória da bola para dentro da baliza dos da casa... o mais complicado estava feito; virar o resultado.

Até ao final, gerir, gerir... e ampliar numa cabeçada de Rolando como mandam as regras... à matador!!

3 "murraças" nas trombas dos infiéis do Minho... outros 3 "envelopes" a caminho do TETRA.

Só mais umas notas adicionais:

1. já começa a meter dó a pancadaria em Hulk... para que serve o apito? e os cartões? é pra inglês ver? dassseee

2. Milhazes enfarda Hulk com uma cotovelada... tudo tranquilo, nem falta, nem amarelo (vermelho?), nem comentário da TV em sintonia (o FDP do comentador devia estar a olhar prá Playboy naquele momento, só pode!)

3. Quem me tem lido por aqui, bem que já sabe mais do que o necessário sobre o tema, mas vou juntar-lhe algo mais... nunca morri de amores pelo Prof. Jesualdo, apesar de lhe reconhecer sabedoria e arte; mas aprendi a respeitá-lo por tudo aquilo que já nos presentou, tomando um papel de defesa do clube que não era o seu de todo; hoje, depois de Guimarães, antes de Manchester, digo sem qualquer pudor: por mim, assina já contrato para a próxima época... total e inequivoco apoio de minha parte!