sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SMS do dia

in Maisfutebol:
«Sinceramente, nesta altura, Guarin não entende Vítor Pereira. Numa altura mais difícil para o Porto, ele não consegue ajudar a equipa no campo e, estando de fora, não entende que papel lhe está reservado para quando entrar, se entrar», diz o seu empresário, Marcelo Ferreyra.

Não há forma de exterminar estas personagens? Já não basta as comissões que levam e ainda têm de botar faladura?

10 comentários:

Soren disse...

Claro que nao ha forma de os exterminar. Assim funciona o mundo do capital. Esbanjar para poucos, passar fome para muitos.

Ja ha muito tempo que nao comento nos blogues portistas a sério. Isto é longo mas é o que vejo, sem tabus.

Ha problemas de controlo das madalenas. Ganham e esbanjam a mais para aquilo que sabem e fazem. Contra isto nao é facil lutar no balneario. Passo a citar:

1- Fernando, pré-época a fazer birras, queria sair, nao se concretizou, nao treinou, nao esta naturalmente bem fisicamente para o arranque de época. Falta de profissionalismo.

2- Cristian Rodriguez, ha mais de 2anos que nao esta apto para fazer 30 minutos seguidos de jogo em ritmo aceitavel. Problemas de excesso de peso evidente que so podem ocorrer ou por ma nutriçao, ou descanso inadequado, ou ma performance no treino ou as 3 juntas. Falta de profissionalismo.

3- Jorge Fucile, falta de concentraçao em inumeros momentos chave em tantos e tantos jogos. Como é possivel um jogador sul americano chegar à Europa , fazer uma época fantastica e 3 anos depois jogar 3 vezes pior do que jogava quando chegou? Com 3 anos a mais de experiencia de futebol Europeu e com todas as faculdades fisicas proprias da idade... Falta gritante de profissionalismo.

4- Alvaro Pereira, bom profissional, levianamente mal aconselhado por uma das bestas de que fala o post. Jogou uma copa america inteira, com enorme desgaste e nesse arranque de época das tais transferencias até 31 de Agosto, andou com a cabeça num bairrozeco de Londres. Evidente a falta de condiçao fisica e mental para atacar a nova época.

5- Rolando, parece que desaprendeu de jogar futebol. Sai nao sai, declaraçoes a dizer que via com bons olhos a saida, quero experimentar novos campeonatos, novos ares, bla bla bla. Falta evidente de concentraçao competitiva no inicio de época. Uma desgraça a defender, a ocupar espaços, a ler lances (no Porto e na selecçao). Parece quase o espanador que agora em Stanford Bridge espalha os piolhos e a falta de classe encoberta durante anos pelos Elmanos da santa terrinha.

6- Kléber, nao é madalena, parece um bom profissional, mas nao tem lugar no Porto. Nao tem atributos técnicos suficientes para vestir aquela camisola. Podem falar à vontade da convocatoria para a canarinha. Um equivoco.

7- Walter, gordo que nem um javardo. Esta tudo dito. Nunca trabalhou verdadeiramente no duro desde que chegou ao Porto. é um jogador cheio de potencial e com muita técnica nos pés e na cabeça, que a falta de inteligencia e o excesso de peso nao ajudam a mostrar, nem desenvolver.

8- Hulk, mais do mesmo. Um portento fisico e técnico que nao tem (nao quer ter) timing de passe. Nao quer ler os lances e aproveitar o momento ofensivo da equipa e as linhas de passe trabalhadas por quem corre a seu lado. Prefere jogar para ele. A oxigenaçao do cabelo é evidencia da falta de concentraçao no essencial. Ajuda com toda a sua classe a esconder todos estes problemas que enumero.

Soren disse...

9-Varela, trabalha muito como sempre trabalhou mas esta num profundo abaixamento de forma. Muito jeito daria em forma numa equipa a cair de podre.

10- Moutinho, começou a época estoirado fisicamente e vai levar tempo até atingir o nivel a que nos habituou. A selecçao nao ajudou à festa.

11- Sapunaru, cada vez mais uma auto-estrada, cada vez menos jogador. Danilo vai pegar de estaca no lado direito assim que chegar.

12- Otamendi, péssimo na leitura e no timing de entrada aos lances. Sempre assim foi e nao ha melhoras. Maicon lento, mas na generalidade, se nao fossem as faltas de concentraçao seria um central que muito jeito daria ao Porto. Valha-nos Mangala que é um craque (e vai prova-lo em pouco tempo). Com 19 anos e muitas arestas para limar ja é o melhor central do plantel.

13- Guarin, um excelente jogador, sempre o foi. Um portento fisico, com uma capacidade de remate fabulosa (como o prova o melhor golo da época na Europa o ano passado), com grande visao de jogo e capacidade de passe longo (como o provam dezenas de passes de morte, que o cruzamento para Falcao marcar o golo da final de Dublin comprova). Tem drible, tem tudo. Falta a concentraçao competitiva, a capacidade mental. Tem que ser controlado, motivado, etc. Nao esta com a cabeça no Porto, nem no jogo, nem no que tem que fazer.

Querem dizer que a culpa é so do treinador? O plantel é bom, nao é mau. Mas ha problemas a mais, vedetismos a mais, falta de profissionalismo a mais. Isto nao é de agora, ja se arrasta e agora estoirou a bolha.

Nao entendo se ha problemas na preparaçao fisica. Parece que sim. Mas estes problemas com os jogadores nao sao faceis de resolver e sao a principal razao do momento da equipa.

Provavelmente Vitor Pereira nao tera pulso para tanta madalena (como se viu com Queiroz na selecçao), mas ele nao é o principal, nem o unico responsavel.

A pre-época foi mal conduzida, ha coisas mal explicadas. Ha jogadores que deviam ter saido e ha um que devia ter ficado e que queria ficar.

Enquanto estes problemas nao forem resolvidos, bem podem vir treinadores meus amigos. Este nao tem pulso, mas se a SAD fizer o seu papel e se a preparaçao fisica for adequada, pode vir a te-lo. As substituiçoes dos ultimos jogos provam que o treinador nao anda a dormir.

E tenho quase a certeza que nos vamos apurar para a proxima fase da Champions.

Daqui a umas semanitas conversamos.

Nuno de Campos disse...

Muito bem Soren, concordo com tudo. Melhor nem o próprio Victor Pereira.

No entretanto andam uns portugueses honestos e esforçados a jogar em Chipre por meia duzia de tostões. Bem falta nos faziam, tal como jovens da formação, gente humilde e de qualidade como por exemplo o Castro. No banco ou na bancada nunca criou problemas. Mas a SAD quer é fazer negócios, e as grandes comissões fazem-se na compra, e não na venda. Há que continuar a comprar, e quantos mais melhor.

José Correia disse...

@Soren
Grandes e bons comentários. Não concordo com tudo, mas havia aqui (no que escreveu) muito para discutir.

Estes dois comentários teriam dado um excelente artigo, para promover o debate em torno de diversos aspectos muito relevantes. Infelizmente, este texto vai ficar escondido na caixa de comentários deste artigo. É uma pena.

Leceiro disse...

Destaco os pontos sobre o Fernando, Guarín e Kléber:

Fernando sem capacidade física.
Guarín, um excelente jogador, sempre o foi.
Kléber, sem valor para o FCP.

São opiniões mas...

Soren disse...

Meus amigos,

As opinioes sobre o valor dos jogadores sao sempre discutiveis. Até entre treinadores e presidentes isso acontece. Sao opinioes minhas de pessoa interessada pelo clube e que gosta de futebol a sério. Nao quero ser consensual, apenas dar a minha opiniao sobre pontos que sao essenciais, quando se anda (para mim) ha semanas a discutir o acessorio e de forma superficial.

O facto que para mim é indesmentivel, sem ter a certeza se Vitor Pereira tem unhas para tocar a guitarra que lhe puseram nas maos, é que ha muita gente a mais neste plantel. Ha gente que nao quer dar o litro e se nao o podemos testemunhar nos treinos, em competiçao, a falta de solidariedade e concentraçao é mais que obvia.

Concordo completamente com o Nuno e se o blogue (José Correia) assim o entender pode publicar o comentario à vontade. Tenho pena em relaçao à pontuaçao mas é o que pode arranjar por estes lados do planeta.

Alexandre Burmester disse...

A propósito do comentário do nosso estimado leitor Nuno de Campos, para além de achar um contra-senso os clubes pagarem comissões na compra e na venda (eu acho que só faria sentido fazerem-no na venda, mas decerto nunca nas duas situações), o mais absurdo, para mim, é pagarem comissões aquando da renegociação de contratos! Quem deveria pagar estas últimas são obviamente os atletas! E como pode um agente representar condignamente um jogador se no fim vai receber uma comissão da parte contrária, o clube? Isto é uma clara situação de conflito de interesse, mas aí deveriam ser os jogadores - talvez através do Sindicato - a protestarem.

Alexandre Burmester disse...

@Soren,

Tal como o meu colega José Correia, apreciei devidamente o seu comentário, embora nem com tudo concordando, o que é inevitável.

Obrigado pela sua autorização de publicação.

Dragão dos Diabos disse...

Não há forma de extreminar o Guárin?? Um Maradona de trazer por casa que pensa que é jogador?? Em 4 épocas faz meio ano decente e já se acha o maior....por mim nem se vendia.. ficava a treinar à parte até final do contrato para os outros amuados se aperceberem do triste final que poderão ter se assim continuarem! SERVIA DE EXEMPLO!!! De futuro talvez trouxesse mais milhões do que os que poderemos encaixar com este imbecil jogador

Pedro disse...

Com a chegada de Danilo em Janeiro, e este tem fama de bom profissional, alguém vai sair. Ou um defesa-direito ou um médio...

A meu ver ou Guarin ou Fucile. Quem vê os jogos do Santos, ou os possiveis de ver, concordará que Danilo é essencialmente médio... portanto.