quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os 32 da fase de grupos da LC

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2012/13 é hoje, no Grimaldi Forum (Mónaco), a partir das 16h45 e os 32 clubes presentes são os seguintes:

(clicar na imagem para a ampliar)


Olhando para a distribuição das equipas pelos quatro potes - o FC Porto estará no pote dos cabeças de série, enquanto que o slb e o SC Braga no pote 2 -, o grau de dificuldade (teórico) resultante do sorteio poderá variar bastante.

Exemplo 1: FC Porto, Manchester City FC (campeão inglês), Juventus (campeão italiano), Borussia Dortmund (campeão alemão)

Exemplo 2: FC Porto, FC Dynamo Kyiv, RSC Anderlecht, FC Nordsjælland

Se pudesse escolher, a minha preferência seria a seguinte: FC Porto, FC Schalke 04 (que bonito seria voltar a Gelsenkirchen e ao Arena AufSchalke), AFC Ajax (seria o regresso a Amesterdão onde, em 1987, o FC Porto já foi muito feliz...), Celtic FC (para além das recordações de Sevilha, é sempre espectacular o ambiente nos jogos contra os católicos de Glasgow).

Quem eu NÃO queria: do Pote 2: Valencia CF e Manchester City FC; do Pote 3: Juventus e Spartak Moscovo; do Pote 4: Borussia Dortmund e Montpellier (respectivamente, os actuais campeões da Alemanha e França).

P.S. Com o sorteio da mais importante prova de clubes do Mundo a ser realizado no dia 30 de Agosto e o mercado a fechar no dia 31 de Agosto, poderia, por exemplo, dar-se o caso de o FC Zenit St Petersburg calhar no grupo do FC Porto e o clube russo decidir comprar o passe do Hulk no último dia do mercado. Isto é que era fair play e verdade desportiva à moda do Platini...

4 comentários:

Hélder disse...

Seria Fair-Play à moda do clube dos arredores da Buraca, que compra jogadores da equipa adversária um dia antes, ou mesmo da parte da manhã no dia do jogo.

Pedro Albuquerque disse...

Até te digo algo pior.
O Zenit pode comprar jogadores até dia 3 de Setembro registando-os na UEFA para jogar na Champions League, deixando os seus adversários do Ocidente Europeu (Portugal, Espanha, Italia, Inglaterra, França e Alemanha) sem hipótese de se reforçar.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Curiosamente o Montepellier não é mau rival, não só vendeu um dos melhores jogadores como não se reforçou bem e teve um arranque de Ligue1 penoso!

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Espero o PSG não venha à última hora levar o Hulk e JM, desfalcando o FCP sem hipótese de contratar. Esta hipótese demonstra quanto o o srº Platini ladra a favor do fair play económico (o fecho do mercado para França fecha a 4 Setembro e para Portugal a Agosto).
Ficaria um apuramento dificil.
Este Platini é um emplastro igual aos que em Portugal apregoam pela verdade desportiva)