O jogo foi tudo menos fácil. Quer o Porto, quer o SLB acusaram a pressão da "negra" e estiveram um pouco abaixo do seu nível habitual. O jogo esteve sempre muito equilibrado com o FC Porto a fugir no marcador por 2 ou 3 golos e o Benfica a conseguir recuperar de seguida, devido às dificuldades do FCP em ultrapassar a defesa benfiquista. E jogo manteve-se assim, ora cá, ora lá, com o público em grande destaque a puxar pelos azuis e brancos e a tribuna repleta de figuras portistas, tais como Jesualdo Ferreira.
Na segunda parte o FC Porto continuou a liderar o marcador mas sem conseguir distanciar-se, até que perto dos 5 minutos finais, o FCP consegue uma vantagem de 3 golos que seria preciso segurar na recta final do encontro. Valeu Tiago Mota e Inácio Carmo que conseguiram furar a defesa do SLB que criava enormes obstáculos aos portistas. Ao contrário das derrotas anteriores, o FC Porto conseguiu manter a calma e não entrar no jogo benfiquista, controlando a vantagem até à barreira psicológica dos 28' que garantia a certeza do título.
Sinceramente não me lembro muito bem o que se passou nos minutos finais, já que o pavilhão estava ao rubro. A escolha do betão armado no edifício evitou que o mesmo viesse abaixo tal era a festa nas bancadas, na tribuna, no banco portista e já entre os jogadores. O Benfica foi um honroso vencido numa final muito renhida em que o FC Porto venceu no sprint final. O primeiro lugar na fase regular foi decisivo já que deu a oportunidade do 5º jogo ser disputado em casa e assim, o público ajudar os jogadores a fazerem a diferença.
Fica um sincero obrigado e parabéns a todos os campeãos!
Estatísticas oficiais
fotos: fcporto.pt
10 comentários:
"O Benfica não mais conseguiria recuperar, sendo que o FC Porto se sagrou campeão, diante do presidente Pinto da Costa e Jesualdo Ferreira, que assistiram ao jogo com mais 2183 espectadores."
Afinal, parece que dá para 2185...
Daqui a uns anos poe cadeiras mais estreitas, e dá para 4000!
Parabens aos campeões, o pavilhão novo merece um campeão em época de "ante-estreia"!
(a primeira época a sério é a próxima, com o hóquei também a jogar lá)
PIMBA
LINDO LINDO!
Aquela altura em q as bestas negras empataram assustou me mas depois foi sempre a bombar
1 dos Comentadores sportv deu me nauseas 90% do jogo.pateta mor.
Siga mais 1 titulo
SOMOS CAMPEOES NACIONAIS DE ANDEBOL..TAMBEM..
"1 dos Comentadores sportv deu me nauseas 90% do jogo.pateta mor."
100% de acordo... para quem nao pôde ir ao dragão e acompanhou pela tv foi um suplício...
Cumpz
«O FC Porto teve, sobretudo, o público ao seu lado, num Dragão Caixa que irá competir com o Flávio Sá Leite (ABC) pelo "título" de local onde o ambiente mais influência terá no desfecho dos encontros, pela participação dos espectadores.»
in O JOGO, 04/06/2009
O FC Porto esteve sempre na frente, mas o jogo foi muito renhido
Marcador: 3-2 (5'), 6-3 (10'), 6-5 (15'), 9-6 (20'), 11-10 (25'), 14-11 (30'), 15-13 (35'), 17-16 (40'), 19-17 (45'), 21-19 (50'), 23-21 (55') e 26-23 (60')
Uma muito ligeira correcção:
O primeiro lugar na fase regular foi decisivo já que deu a oportunidade do 5º jogo ser disputado em casa e assim, os ártbitros ajudarem a fazer a diferença.
"Houve momentos em que conseguimos fazer a aproximação ao adversário mas nem só por demérito nosso não conseguimos, pois pela frente tivemos uma excelente equipa que também prepara bem os jogos.
O FC Porto venceu três jogos na final, nós vencemos dois, naturalmente é um justo vencedor (...) parabéns aos jogadores e, naturalmente, ao FC Porto"
José António Silva, treinador do Benfica
looking4good, os árbitros ajudaram a que houvesse 5º jogo. Com árbitros isentos teria sido 3-0
Delindro disse...
«looking4good, os árbitros ajudaram a que houvesse 5º jogo. Com árbitros isentos teria sido 3-0»
Se foi com a ajuda dos árbitros, ou não, ainda bem que houve cinco jogos. Foram grandes espectáculos de Andebol e o Dragão Caixa encheu por três vezes, sempre com ambientes espectaculares.
O José Correia tem razão. Foi uma final renhida entre as duas melhores equipas da andebol nacional. O Benfica tem um bom plantel, mas nesta final faltaram algumas soluções para o ataque. Cláudio Pedroso, Zaikin e o próprio C.Carneiro tiveram um pouco abaixo do habitual neste jogo decisivo. Miricki foi o melhor entre os benfiquista. Rui Silva ficou de fora e João Ferreirinho, o melhor guarda-redes nacional, efectou apenas 8 defesas neste jogo, ele que até aqui tinha sido crucial para o Benfica.
Mas o FC Porto revelou mais soluções diversificadas, num jogos Eduardo Filipe, noutros Inácio Carmo, Filipe Mota, Ricardo Moreira ou Wilson Davyes.
Fica o bom espectáculo de andebol em todos os 5 jogos.
Evidentemente que se não fossem os árbitros, o Benfica tinha vencido o jogo 1, o jogo 2, o jogo 3, o jogo 4, o jogo 5, o jogo 6, o jogo 7, o jogo 8 e por aí adiante.
Essa tentativa de passar a verborreia futebolística dos árbitros para o andebol é uma perfeita idiotice.
Enviar um comentário