quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Olho por olho, dente por dente

Os stewards não podem ser expulsos pelo árbitro e podem ser usados em manobras de diversão e de provocação, pois estão sempre a coberto de uma autoridade conferida por uma qualquer instituição, que no caso do SLB, na sua condição de clube do regime, lhes garante um estatuto de “autoridade” superior.

Em caso de dúvida a razão é sua. Se apresentarem sinais de agressão, aí até o MP intervém como se fora uma agressão a um magistrado.

Disto isto, é incompreensível e indesculpável a agressão de Hulk e Sapu, que entraram e saíram do balneário, para praticar uma agressão num qualquer pau mandado do SLB que provovavelmente os provocou, e estava lá para desempenhar essa missão. E os responsáveis do FCP o que fizeram ? Tanta gente : administrador, director geral, assessores, quatro treinadores e não há quem ajude a manter a calma, imponha e garanta a disciplina, em defesa do bom nome e dos interesses do clube ?

Não é só zurzir no SLB. Aquela encenação durante todo o jogo prometia novos desenvolvimentos e pedia-se que os responsáveis fossem capazes de ter mão nos ânimos e nos nossos atletas mais nervosos. Mais vale prevenir que remediar.

Afinal, aquele túnel cheio de histórias recentes havia, como não podia deixar de ser, de provocar danos no FCP.

Estes processos deviam estar há muito descodificados por quem de direito e uma intervenção preventiva impunha-se. O jogo sujo e a provocação não vão ilibar os jogadores, cujo comportamento entendo deplorável, e quem sai prejudicado é o clube e os jogadores. É um prejuízo enorme : pessoal e institucional.

Noto uma certa indisciplina na equipa que retiro do comportamento dos jogadores em campo. Pouco concentrados, alheios ao jogo e com pouca atitude. Fala-se, ainda, com alguma insistência em comportamentos pouco profissionais fora das horas de trabalho.

Espera-se uma atitude justa para com os prevaricadores (Hulk e Sapu). O resto é olho por olho, dente por dente. Com inteligência, pois estamos sozinhos nesta luta. Unir as tropas, ganhar força e preparar a equipa. Os aviões já foram, mas o clube tem uma história de resistência que nos honra e nos faz temíveis. E essa luta deve ser tratada no sítio certo : no campo. Sem dó nem piedade, mas insisto : com muita inteligência.

Força Porto.

11 comentários:

Pedro disse...

Uma das funções da equipa técnica é exactamente controlar estas situações. Se as provocações tinham começado antes do jogo... era inteligente controlar todas as movimentações no final do jogo.

Anónimo disse...

Eu já nem falo da equipa técnica, mas que fazem lá os "cartolas" tipo Reinaldo, que supostamente tem grande influência sobre os jogadores?

Zé Luís disse...

Vpcês esquecem-se, ainda, de alguns elementos que funcionam como seguranças junto do grupo de trabalho - e que já haviam falhado à saída do hotel no caso do "assalto" ao presidente.

vidairada disse...

Isso da tentativa de agressão ao presidente foi mais uma manobra de diversão por parte dos meios de comunicação lisbonenses (ou seja todos)sedentos de uma historiazinha tipo berlusconi mas á portuguesa, enfim! Aquilo não foram mais que umas meras bocas de 3 ou 4 putos que iam a passar.
Quanto ao túnel e aos stewarts, já o ano passado esses senhores trataram os adeptos do porto como se de gado se tratasse aquando da entrada no estádio com familias separadas e até agredidas sob o olhar sereno dos policias presentes, muito barulho no dia seguinte com LFV a sacudir a água do capote acusando a policia e a senhora comissária(loira) de incompetência na organização do jogo, desde então até hoje o que aconteceu? nada!Desta vez no túnel só tinham o Lucilio á mão, e que jeito deu...

Metz disse...

Acho piada ao clube do regime... Os stewards do Braga são uns criminosos porque houve problemas, estes são uns santinhos...

Parece-me inquestionável que estes "seguranças" "á pala" dos clubes esticam-se sempre um bocado, daí que não me surpreende a atitude, claro que os jogadores como profissionais deviam tentar manter a cabeça fria..

Acho piada também á suspensão enquando o processo decorre... Está-se a preparar para tarem suspensos bastantes meses até sair a sentença... Vamos ver como será com outros jogadores em cenas similares... ou se isto é como os sumarissimos só para o Porto...

Cumpz e bom Natal

José Correia disse...

«E os responsáveis do FCP o que fizeram? Tanta gente: administrador, director geral, assessores, quatro treinadores e não há quem ajude a manter a calma, imponha e garanta a disciplina, em defesa do bom nome e dos interesses do clube?»

Estas interrogações do Mário Faria são muitíssimo pertinentes e, de facto, fazem-nos pensar por onde anda a famosa estrutura do FC Porto.

E como o Zé Luís recorda, há também elementos que funcionam como seguranças junto do grupo de trabalho. Onde estavam?

Dentro do campo perdemos, mas fora das quatro linhas fomos goleados.

dragao vila pouca disse...

Que tal informarem-se sobre quem pode, ou não pode, estar no balneário, no banco de apoio e junto da equipa?

Anónimo disse...

E a nossa iniciativa de propor na própria Liga estas suspensões preventivas sem limite temporal? Alguém é capaz de explicar o intuito de semelhante coisa?? Terá sido iniciativa da famosa equipa-jurídica-5-estrelas liderada pelo Tarass Bulba?

José Correia disse...

dragao vila pouca disse...
«Que tal informarem-se sobre quem pode, ou não pode, estar no balneário, no banco de apoio e junto da equipa?»

No banco, podem estar:
- o delegado ao jogo (Reinaldo Teles)
- os treinadores
- o médico
- o massagista

No balneário, e para além destes, presumo que poderão estar presentes outros elementos da comitiva.

Mefistófeles disse...

Realmente assim é complicado. Se falha a estrutura, o que esperar da equipa ? Parece que alguém ( bastante gente mesmo ) tem que abrir os olhinhos. De outra forma não vamos lá.

Antonio disse...

REcomendo a leitura do Grande Porto

http://www.grandeportoonline.pt/catalog/product.do?productId=d1dc5499257287fb0125bcf5957801c1

Os stewards não podem estar nos tuneis...