quarta-feira, 24 de março de 2010

Os ratos são os primeiros...


“Apresentei ao senhor presidente da mesa da assembleia geral da Liga a minha renúncia ao mandato de presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Sem prejuízo de considerar que a justiça desportiva está a funcionar nos órgãos próprios, entendo que o facto de o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol ter hoje dado, em parte, provimento aos recursos dos jogadores da FC Porto, Futebol SAD, Hulk e Sapunaru, tem implicações que ultrapassam a justiça desportiva”.
Hermínio Loureiro, em declarações à agência Lusa

20 comentários:

Miguel disse...

Isto surge como um importante balão de oxigénio que, se for conjugado com outros factores, pode suavizar a gravidade da má época que fizemos. Se é verdade que o Hulk não estava a produzir o desejado e esperado (muito longe disso) e o Sapunaru não é um defesa de nível mundial, o certo é que o Porto esteve quase 20 jogos a mais - e mais de dois meses a mais - sem dois jogadores por uma decisão incorrecta de quem tem o poder de punir.

Sabem o que nos resta? Vencer a Taça, ganhar os jogos todos do campeonato que faltam, sobretudo o disputado contra o benfica, este último por várias razões importantes:
- limpar a má imagem deixada nos confrontos directos com os galináceos esta época
- complicar a vida aos galináceos na luta pelo campeonato, que pode não estar resolvida nessa altura
- ir para o fim da época com a sensação de que quem riu por último riu melhor (em termos de confronto directo).
Junte-se a isto o facto de fechar a época desportiva ganhando uma taça e a coisa pode ganhar contornos mais sorridentes. Duas taças, uma outra final, oitavos da Champions e à volta de 19 milhões de euros arrecadados pela participação europeia. Repito: isto pode ser considerado uma época de desgraça? Dificilmente... É que para o ano já ganhamos isto tudo de novo, mas desta vez a jogar bem e com um plantel decente.

Pedro disse...

Como verdadeiro cobarde não comenta o caso em si.... Um verdadeiro palhaço. Espero que as gentes de Oliveira de Azemeis não o deixem ser um triste palhaço por lá. Se os enganar ou for corrupto... é dar-lhe umas mocadas!

Paulo Marques disse...

Que não sirva de desculpa para não lhe acertarem o passo...

Duarte disse...

Perante isto só há uma medida a tomar: pedido de impugnação do campeonato já!

Mefistófeles disse...

Este porco já vai é tarde...não lhe tenho respeito nenhum.

Falta a outra ratazana.

Pedro disse...

Os esbirros do SLB já estão em alerta vermelho. Começou a campanha de desinformação: http://aeiou.visao.pt/no-reino-do-absurdo=f553026

Santiago Salas disse...

Acabei de ouvir o Jesualdo falar de uma coisa que já comentei noutro blog.

O facto de ter um numero reduzido de jogadores por forças "ocultas" obriga a que se aumenta a carga física dos restantes que terão de jogar jogos que normalmente descansariam e como tal é fácil de esperar que esses jogadores sobrecarregados sofram lesões.

Gostei também da parte final das declarações dele:
Meus senhores até ao jogo com o benfica o FC Porto era considerado na comunicação social como estando a fazer um péssimo campeonato e no entanto sabem a quantos pontos estávamos dos que eram considerados como estando a fazer bons jogos (SC Braga e benfica)?

1 ponto. E na Champions o Porto nessa altura estava apurado com 4 vitórias nos jogos de grupo.

Desde esse jogo (benfica X FC Porto) vejam o que aconteceu ao FC Porto dai oara a frente e tirem as ilações que quiserem.

Esteve muito muito bem.

Santiago Salas disse...

Pedro
estive a ler a noticia do link q puseste no teu comentário e só tenho a dizer que se o comentário que lá está, que é de um pedroos, é teu, então parabéns pela resposta ao tipo que deve ter ficado logo vermelho de raiva por tão depressa lhe terem tirado o brilho da sua capa de opinador brilhante.

Aliás o texto do tipo da foto é tão faccionista que até os benfikistas não lhe devem dar grande importância.

Já vi também na rtp o pragal do cu lasso a vomitar contra esta decisão e devo dizer que depois de ouvir que fiquei com pena não poder dar pessoalmente um ... pontapé na cabeça. Então não é que esse grande filho da puta desse comentador da benficagay TV não só ridicularizou a decisão do CJ como ainda se pôs a gozar com os comentadores desportivos que defendem o FC Porto nos programas desportivos.
Era enfiar-lhe uma marreta nos cornos.

Anónimo disse...

Hoje viu-se, após a reposição da verdade, agora oficial, que a nossa equipa se transfigurou, qual suspiro de alívio da transcendência em que se sentia amarrada. Vê-se agora que, como qualquer ser humano que se sente fragilizado perante as injustiças do poder reinol, também a equipa do F. C. Porto se abatia, quão miserável eram os ataques, tendentes a desmoralizar, diante da apatia geral, atendendo ao despudor a que chegaram as instâncias do poder desportivo do pais, fazendo fretes sucessivos ao clube do regime e à arrogância do mafioso Luís Filipe. A nossa Direcção, a SAD do futebol do F. C. Porto, o gabinete jurídico do FCP, seja como for, têm de fazer tudo para impugnar este campeonato dos túneis da Liga. Podem dizer que legalmente eles, os do regime dos vieiras, costas, hermínios, etc. têm tudo planeado, mas não podemos nem devemos cruzar os braços. Não chega pedir indemnizações, nem muito menos contentar-nos com vitórias morais, tem de se lhes dar uma verdadeira lição, aos mafiosos e corruptos. E, já agora, também, devem tentar reforço com o clube romeno a que foi emprestado o Sapunaru, outro lesado, o qual pode fazer mossa através da UEFA e FIFA, visto não ter podido utilizar o mesmo atleta este tempo todo. Mais, seja COMO FOR, E POR QUE MEIOS, DEVEMOS FAZER TUDO PARA LHES ESTRAGAR A FESTA QUE TÊM PLANEADA, RECLAMANADO DE MODO A QUE NO FINAL DA PROVA DA LIGA NÃO POSSA HAVER TÍTULO OFICIALIZADO… ficando pendente do recurso de impugnação apresentado pelo F. Porto…!!!
Armando Pinto
http://www.longara.blogspot.com/

Azulantas disse...

O mal está feito e o Sr Loureiro apenas está a antecipar em 60 dias a sua saida.

Assim livra-se já dos problemas, até porque já tem o seu tachito em Oliveira de Azemeis.

O seu desempenho como Presidente da Liga foi morno, fez algumas coisas positivas mas associou-se tacitamente à cruzada anti-porto, e agora sai derrotado pela porta dos fundos.

Pedro Malaquias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Malaquias disse...

Declaração prévia: sou benfiquista e leio este blog por considerar que (fora fanatismos) é interessante, bem escrito, etc. Concordo com o levantamento das suspensões, que a meu ver nunca deveriam ter ocorrido.

Ao que interessa. Caro Adolfo Dias, veja-se de facto o que aconteceu ao FCP desde o jogo com o Benfica.

Antes da suspensão dos dois jogadores, fez um total de 29 pontos em 14 jogos, perfazendo uma média de 2,07 pontos por jogo. Após as suspensões, fez um total de 18 pontos em 9 jogos, perfazendo uma média de 2,00 pontos por jogo. Ao mesmo tempo, chegou à final da Taça da Liga e às meias finais da Taça de Portugal. Na Liga dos Campeões, perdeu apenas um jogo com o Arsenal.

Por outro lado, ainda que tivesse ganho todos os encontros do campeonato neste período (e acha que isso aconteceria mesmo? Sapunaru é um jogador fraco e Hulk estava claramente em baixo de forma), não estaria em 1o lugar (não sei se estaria em 2o ou 3o).

Têm ultimamente sidos apontados tantos erros no que diz respeito à gestão do vosso clube, política de contratações e treinador. Acho engraçado que após uma decisão destas, pareça que tudo se encontra resolvido e que os lugares na tabela classificativa resultam de algo mais do que o futebol que é jogado. O problema não é só o momento de forma do FCP. É, acima de tudo, o excelente campeonato que tanto o Braga como o Benfica estão a realizar.

DJ Louro disse...

o Campeonato 09-10 vai ser vencido nos Tuneis e com as toupeiras do LFV.
Eis a transparencia no futebol portugues que tanto apregoa.
Este sim é o inicio de um ciclo de roubos e de arbitragens desonestas e anti-FCP.
Pelas minhas contas, com arbitragens em condições estaríamos a lutar pelo titulo - nós com + 5 pts e os de LX com - 5 pts!
Se o Hulk tem jogado neste jogos, teriamos perdido em alvalade, empatado com o olhanense ou com o Leixões ?..não sabemos!
o estado de espirito no balneario, a pressão e a revolta pela injustiça, não terá infuenciado o nosso rumo, independentemente das burrices do treinador?

Mefistófeles disse...

"Acho engraçado que após uma decisão destas, pareça que tudo se encontra resolvido e que os lugares na tabela classificativa resultam de algo mais do que o futebol que é jogado."

Nao so, mas tambem. Ou duvida que tem havido colo de sobra ? Independentemente do merito de Jesus e sua equipa, ha muita gente a empurrar. E de que maneira.

Vencerao com merito mas a mancha, essa, nao a conseguirao lavar. A equipa e Jesus nem mereciam tanta porcaria a ensombrar-lhes o percurso.

Paulo Marques disse...

"Acho engraçado que após uma decisão destas, pareça que tudo se encontra resolvido e que os lugares na tabela classificativa resultam de algo mais do que o futebol que é jogado."

O Aimar recebeu hoje mais uma multa por esse fantástico futebol jogado...
Ou ignora que o jogador que marcou em Marselha devia ter sido expulso por duas simulações em 5min?

Miguel Lourenço Pereira disse...

"O facto de ter um numero reduzido de jogadores por forças "ocultas" obriga a que se aumenta a carga física dos restantes que terão de jogar jogos que normalmente descansariam e como tal é fácil de esperar que esses jogadores sobrecarregados sofram lesões."

Adolfo, todos estamos de acordo que a campanha vergonhosa da Liga nos prejudicou bastante. Mas espero que o oportunismo do Jesualdo não venha agora por palas nos olhos. Se a questao dos tuneis prejudicou a equipa foi essencialmente na questao do Hulk (que era um activo valioso para ser vendido no Verao e que perdeu escaparate, até mesmo para ir ao Mundial) e na questao animica que, inevitavelmente, afectou o balneário.

Nao posso aceitar que um treinador se desculpe de uma epoca lamentável com isto. O Sapunaru era o 3 lateral direito (tinha o Fucile e o Miguel Lopes já que o Alvaro jogou quase sempre) e dificilmente jogaria. E quanto ao Hulk, apesar de titular (discutivel quando suspenso) abriu portas ao melhor Varela da época. E se o treinador de uma equipa do FCP nao está preparado para, por ex, uma lesao longa de um jogador do eixo ofensivo (como teve o Arsenal com o van Persie, por exemplo) e por isso ve a sua equipa fisicamente destroçada, entao é porque há um problema...seu, nomeadamente na já tao falada aqui pre-epoca andaluza.

É preciso ir até ao fim com isto. Eu defenderei sempre que se deve gastar o que for preciso em queixas na UEFA e FIFA que esta justiça aqui é para pacóvios. Mesmo que nao dê nada, temos de sair de cabeça firme. Os ratos cumpriram a sua missao e nao se dimitiram por uma questao de honra. Como já tao bem se disse, já têm o seu mandato terminado e os novos tachos à espera. O FCP deve exigir justiça, mas nao me enganem. Esta liga - e a péssima noite de Londres, e a final da cerveja - nao se perderam no tunel da Luz. Acreditar nisso é tapar os olhos. E vamos continuar na mesma.

Um abraço

Pedro disse...

O Sapunaru dificilmente seria o 3º lateral direito. Aliás, pelo que fez no final da época passada, para mim era titular de caras.

Não podemos colocar o peso todo da época nestes 2 jogadores, mas também não podemos subestimar a sua importância. O FCP ficou mais fraco, e agora ficamos a pensar nos ses... e não há sentimento pior.

Anónimo disse...

Em minha opinião, mesmo contando com os dois jogadores não estaríamos muito melhor. Mas a questão não é utilitária, mas sim ética: nem que se tratasse dos dois jogadores mais fracos do plantel e que raramente fossem utilizados, esta suspensão teria sido na mesma uma violentação do direito e da moral.

Há coisas neste mundo que não podem (ou não devem...) ser aferidas e avaliadas apenas, ou essencialmente, pelos seus resultados práticos. Há valores mais importantes que isso.

Pedro disse...

Esta demissão é uma declaração tácita de que a punição ao hulk e ao sapunaru por parte do CD da liga foi mais política do que disciplinar. Eu acho que a liga terá sido pressionada a suspender preventivamente os dois e dessa forma inviabilizar um castigo que não encontrasse enquadramento na moldura dos 6 meses a 4 anos.

A liga não terá sabido ser impermeável a pressões, escudadas pelo que a imprensa dizia na altura, e a consequência foi um castigo que já ia em dois meses quando saiu a sentença. Nessa altura não havia como voltar atrás.

Quem pressionou, sabe que tem responsabilidades nesta demissão, por isso emitiu uma nota tímida só para lavar as mãos. Quem se demitiu não merece estar no lugar, porque o cargo é de responsabilidade, isenção e não sujeito a pressões ou lobbies.

Unknown disse...

Aqui deixo este texto do blog quartarepublica.blogspot.com


"Saída pela janela
Hermínio Loureiro demitiu-se de Presidente da Liga de Futebol logo que soube o teor da sentença do Conselho de Justiça que diminuía drasticamente a pena aplicada pela Comissão Disciplinar da Liga aos jogadores Hulk e Sapunaru.
Pensei que essa decisão se devia ao facto de se sentir também, ainda que indirectamente, responsável pelo castigo sem nome arbitrariamente aplicado por responsáveis que ele próprio escolhera, quando, há quatro anos, se candidatou ao cargo.
Seria uma atitude digna, ao ver que um órgão da entidade a que presidia fora capaz de uma sentença tão vil, tão mais vil quanto, na mesma se reconhecia a desproporcionalidade da pena.
Mas, lendo e ouvindo as notícias, verifiquei que Hermínio Loureiro se demitiu, não por essa razão, mas para exprimir solidariedade pela sentença da Comissão Disciplinar e revolta pela sua revogação.
A ser assim, Hermínio Loureiro negou-se como dirigente desportivo.
Como dirigente desportivo, sabia que havia uma hierarquia dos órgãos disciplinares, e tinha o dever, antes de mais, e como primeiro responsável, de acatar a decisão. Não o tendo feito, mostrou que não tinha o perfil de dirigente .
Ao desprezar assim as normas que regem a disciplina da instituição a que presidia, Hermínio Loureiro deixa a grave suspeita de que considerou terminado o seu papel quando verificou que não podia continuar a apoiar, sem ficar totalmente descredibizado, quem vinha torturando as leis e regulamentos de forma a interpretá-los apenas como meio de satisfazer os seus objectivos pessoais ou aqueles a que se obrigou.
Por isso, não sai de forma alguma inocente no atentado à concorrência, verdadeiro "crime económico" de que uma empresa SAD foi vítima, privando-a ilegitimamente de recursos humanos importantes à consecução da sua actividade económica e desportiva.
Para além do mais, e noutro plano, também se esperaria dele que tivesse uma atitude consentânea com o lema de que “na dúvida, a favor do réu”, e nunca a de desejar e querer que, na dúvida, a pena fosse a mais injusta e desproporcionada.
Hermínio Loureiro, pese as loas que está a receber, não sai pela porta principal e, sobretudo, sai indignificado da função. Sai pela janela ou pela porta escusa dos fundos."