sábado, 7 de agosto de 2010

Férias longas e preparação curta


Salta à vista um Benfica com hábitos de treino e de jogo assimilados ao mais alto nível. O Sporting passa pela mesma transformação que nós, com a mudança de hábitos.”
André Villas-Boas, 30/07/2010


Ao contrário do SLB, que fez uma digressão de final de época, o plantel do FC Porto entrou de férias no dia seguinte à final da Taça de Portugal, disputada em 16 de Maio.

Inicialmente, estava previsto os jogadores terem 39 dias de férias, visto o arranque da época 2010/11 estar agendado para o dia 25 de Junho. Contudo, sem se perceber porquê, o início dos trabalhos foi adiado e passou para o dia 2 de Julho, cerca de uma semana após os encarnados e duas após os “leões”. Terá sido por indicação do novo treinador?

Os 46 (!) dias de férias não me preocupariam por aí além, se o treinador fosse o mesmo e o plantel não registasse mais do que duas ou três entradas e saídas mas, como se sabe, a situação não é essa. É o próprio AVB quem afirma que o FC Porto está a passar por um processo de transformação, com mudança de hábitos.
Habitualmente, estes "pormenores" não eram descuidados pela máquina portista, mas também não é costume vermos jogos anunciados (Marselha) a serem anulados porque, supostamente, iriam ser substituídos por uma digressão a Angola que... não se realizou!

Com tudo isto, se descontarmos os jogos contra o Tourizense e os amadores alemães, constatamos que um FC Porto em transformação apenas disputou quatro jogos: Trabzonspor, Ajax, Sampdoria e PSG/Bordéus (*).

Ora, atendendo ao facto do treinador ter mudado e de, para já, o plantel ter nove jogadores novos – Kieszek, Sereno, Emídio Rafael, Souza, Moutinho, Castro, Ukra, James, Walter –, não teria sido prudente começar a época mais cedo e programar mais três ou quatro jogos de preparação?

Hoje termina a silly season (pré-temporada) e começam os jogos a sério. O AVB diz que estamos prontos e eu quero acreditar que sim. Por isso, independentemente do que se passou para trás, se logo à noite o FC Porto vencer a Supertaça, ninguém se lembrará dos 46 dias de férias e dos escassos jogos de preparação. Quem ganha tem sempre razão e o resto é conversa. Contudo, se o resultado for desfavorável, espero que ninguém recorra ao argumento de que houve pouco tempo para preparar um onze capaz...

(*) Os jogos contra o PSG e o Bordéus foram disputados num intervalo de tempo inferior a 24 horas, obrigando a uma gestão de esforço impeditiva de, por exemplo, fazer correcções entre os dois jogos. Na prática, os dois jogos foram geridos como se fosse um único de 180 minutos.

67 comentários:

Azulantas disse...

"My thoughts exactly"

Eu sei que a época foi desgastante com a participação na CL e a disputa da Taça de Portugal, mas - caramba! - os elementos que compõem a equipa são pagos (bem pagos) para isso.

A época para o Terinador do Porto deveria ter começado em 17 de Maio - exactamente - o que quer dizer que quem borrou a pintura foi a SAD ao não precaver a substituição de JF a tempo e horas.

Quanto ao plantel, a nova época deveria ter começado, no máximo, a 20 de Junho (35 dias de férias - que luxo) com os elementos disponíveis no sentido de fazer uma primeira triagem a sério do plantel e separar logo à partida o trigo do joio.

Como eu vejo o futebol, jogadores como o Alvaro Pereira e o Fucile ainda não estão em condições ideais para dar o contributo à equipa, no entanto, enquanto o Fucile não calça para não estragar uma hipotética transferência, o Álvaro nem sequer tem tempo de respirar após o Mundial onde deu 100% depois de ter sido um dos jogadores mais utilizados do plantel na época finda.

Ninguém é de ferro, e a sobre-utilização do Álvaro neste momento poderá vir a causar dissabores no futuro. Oxalá eu esteja, novamente, enganado.

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Também acho injustificado e prejudicial o retardamento do início da preparação. Aparentemente, os nossos principais concorrentes, estiveram melhor na escolha da calendarização da pré-época.

Obviamente que, no caso dos resultados não serem os que os adeptos mais esperam, muita coisa vai ser cobrada aos responsáveis pelo planeamento e o arranque pode comprometer uma época.

Logo à noite, independentemente de quem obtiver a vitória, muitas dúvidas e respostas ficarão aclaradas.

Como não disponho de elementos suficientes para formar uma opinião sobre o valor actual da nossa equipa, vou encarar o jogo de logo apelando à minha inabalável fé portista e acreditar numa vitória convincente do FCPorto.

Rui disse...

Tendo em conta o mundial e que os reforços têm chegado a conta gotas, se tivesse começado a preparação mais cedo era para andar a treinar com meia dúzia de jogadores.

Acho que a opção do AVB foi mesmo começar o estágio com o maior numero possível de jogadores.

Para mim o maior problema que estamos a ter é a indefinição do plantel num ano em que temos um novo treinador, mas enfim são as leis do mercado dificilmente se poderia estar a actuar de forma diferente.

José Correia disse...

@Rui

A esmagadora maioria dos jogadores do plantel estariam disponíveis se a época tivesse começado a 20 ou 25 de Junho.
Por exemplo, do previsível onze inicial de logo à noite, apenas dois jogadores chegaram mais tarde - Rolando e Álvaro Pereira.

José Correia disse...

@Rui

Quanto às contratações a conta gotas, isso decorre de haver, ou não, um planeamento antecipado e da estratégia negocial da SAD. Que eu saiba, não é uma inevitabilidade.

Anónimo disse...

Deixar arrastar as definições do plantel e depois apresentar isso como justificação faz-me lembrar aquele tipo que matou os pais e depois pediu clemência ao juíz por ser órfão.

Claro que "não controlamos o mercado", mas, que eu saiba, nós fazemos parte desse mercado, pelo que temos alguma influência nele. O ano passado despacharam o Lucho que foi uma pressinha antes de 1 de Julho - aí não houve "condicionalismos de mercado".

Bernini disse...

Que processo de transformação é esse quando AVB utiliza os mesmo princípios técnico-tácticos dos últimos 3 anos??

Anónimo disse...

Discordo, Bernini. O 4-3-3 por si só não define nada ou pouco define. Pode jogar-se em 4-3-3 defensivamente - ou em "transições rápidas";-) - e pode jogar-se em 4-3-3 ofensivamente. O mesmo se diga do 4-4-2 e do 4-5-1.

HULK 11M disse...

"condicionalismos de mercado".
Será por essa mesma razão que temos jogadores/reforços que foram contratados há mais de uma semana e que não podem ser inscritos porque ainda não chegaram os certificados internacionais?
Quando é que estas situações aconteciam em tempos recentes?
Será por "condicionalismos de mercado", que Farias acertou a rescisão e depois demorou uma eternidade a "acertar detalhes"?
Ganhar logo dar-nos-à a todos uma grande alegria e eu desejo muito isso..mas... não vai deixar-me descansado nem fazer-me esquecer a convicção de que "algo vai muito mal no reino do Dragão"!

Unknown disse...

Essa tese sobre os jogos no Torneio de Paris valerem apenas por 1 é hilariante. Como se com a carga de treino normal na pré-época e a necessidade de repartir minutos entre os jogadores isso não fosse normal.

Uma pergunta aos comentadores: atribuem a época relativamente mal-sucedida do ano passado ao excesso de jogos de pré-época? Quem diz que "obviamente que, no caso dos resultados não serem os que os adeptos mais esperam, muita coisa vai ser cobrada aos responsáveis pelo planeamento e o arranque pode comprometer uma época" deve ser consequente e assumir mesmo isso.

Quanto às contratações a conta gotas, isso decorre de haver, ou não, um planeamento antecipado e da estratégia negocial da SAD. Que eu saiba, não é uma inevitabilidade.

Não é uma inevitabilidade se estiver disposto a vender, sei lá, o Bruno por 15 em vez de 22 - o que significaria que já não poderia comprar um Walter ou um Toloi. E a comprar por mais em vez de comprar por menos.

Teoricamente é possível ter o plantel fechado nesta altura do ano (e só até certo ponto, porque ninguém pode garantir que clausulas de rescisão não serão pagas). O problema é o preço que teria de se pagar por isso. Vender mais barato, comprar mais caro.

Ou seja, só é uma inevitabilidade para quem prefere que a SAD siga a estratégia negocial que maximize o valor para o Porto. O que pelos vistos não será o caso do José Correia.

Pedro disse...

"Será por essa mesma razão que temos jogadores/reforços que foram contratados há mais de uma semana e que não podem ser inscritos porque ainda não chegaram os certificados internacionais?"

Não. São processos burocráticos que TODOS os clubes europeus sofrem quando compram jogadores da América do Sul. Já dizia o Ranieri em tempos que a solução era pagar ás Federações para apressarem os faxes...

José Correia disse...

Xavier disse...
«Essa tese sobre os jogos no Torneio de Paris valerem apenas por 1 é hilariante»

Ainda bem que o Xavier se diverte a ler o 'Reflexão Portista', mas a explicação está no final do próprio texto (para quem quis ler).
Entre o final do jogo com o PSG e o início do jogo com o Bordéus mediaram cerca de 20 horas. Mesmo que o treinador quisesse, este facto, por si só, era impeditivo de usar os dois jogos para testar um onze, corrigindo defeitos de um jogo para o outro. Daí que, naturalmente, o AVB tenha previamente dito que o Torneio de Paris serviria apenas para dar minutos a todos os jogadores.

Unknown disse...

Será por essa mesma razão que temos jogadores/reforços que foram contratados há mais de uma semana e que não podem ser inscritos porque ainda não chegaram os certificados internacionais? Quando é que estas situações aconteciam em tempos recentes?

Você é portista há quanto tempo? Ainda o ano passado aconteceu com o Falcão. Que não jogou a Supertaça pelos mesmos motivos.

Ainda agora a Roma esteve mais de um mês à espera do certificado internacional do Adriano.

Mais de uma semana? Francamente, em regra o mínimo são 2 ou 3 semanas de espera se tudo correr bem.

José Correia disse...

Xavier disse...
«Não é uma inevitabilidade se estiver disposto a vender, sei lá, o Bruno por 15 em vez de 22 - o que significaria que já não poderia comprar um Walter ou um Toloi. E a comprar por mais em vez de comprar por menos.»

Que mau exemplo! O Walter não foi comprado antes da venda do Bruno Alves ter sido concretizada?
E no caso do Walter, a SAD não investiu 6 milhões (75% do passe) em vez dos 3,5 milhões (50% do passe) que Figger pagou ao Internacional três semanas antes?

José Correia disse...

@Pedro

A contratação do James foi comunicada à CMVM em 6 de Julho. Será normal que um mês depois ainda não tenha chegado o certificado internacional?

José Correia disse...

@Xavier

Para quem (aparentemente) anda a tomar nota do que alguns dos participantes neste blogue escrevem (talvez para memória futura) e gosta tanto de fazer perguntas, era interessante que o Xavier também partilhasse a sua opinião. Por exemplo, concorda que entre o final da época passada e o início desta tenham mediado 46 dias?
Qual a sua opinião acerca do facto do FC Porto ter arrancado para esta temporada depois de SLB e Sporting e ter disputado menos jogos de preparação?
Sim, eu sei, se ganharmos logo à noite estará tudo bem...

Unknown disse...

Que mau exemplo! O Walter não foi comprado antes da venda do Bruno Alves ter sido concretizada?
E no caso do Walter, a SAD não investiu 6 milhões (75% do passe) em vez dos 3,5 milhões (50% do passe) que Figger pagou ao Internacional três semanas antes?


Ó homem, a SAD sabe já sabe a estratégia negocial que segue. Se a estratégia fosse vender (e comprar) jogadores limitados não pelo prazo da janela de transferências mas pelo critério de ter o plantel fechado antes do início da época, eles saberia que teriam de contar com meios libertos pela gestão de activos infinitamente menores. Aliás, o mais certo era já não haver Bruno Alves para vender. Enfim, o importante é ficar claro que a estratégia proposta pelo José Correia não é seguida por qualquer outro clube do mundo. São todos burros, com certeza.

Quanto ao que pagou o Figger ou não ao Internacional não faço ideia, mas desconfio que você também não. A diferença entre nós é que eu não tenho a sua fértil imaginação.

Para quem (aparentemente) anda a tomar nota do que alguns dos participantes neste blogue escrevem (talvez para memória futura)

Huh? O quê? Ó rapaz, você ou me está a confundir com alguém ou tem sérios problemas com o ego e deveria procurar ajuda médica. Ando a tomar notas?

Por exemplo, concorda que entre o final da época passada e o início desta tenham mediado 46 dias?
Qual a sua opinião acerca do facto do FC Porto ter arrancado para esta temporada depois de SLB e Sporting e ter disputado menos jogos de preparação?


Sei lá, não sou treinador de futebol ou especialista de treino. O ano passado disputou mais jogos de preparação, este disputa menos. O treinador possivelmente prefere pré-épocas mais curtas e com mais elevada incidência em treinos e não em jogos. Ou pelo menos pensou que este ano essa seria a receita mais indicada.

No fim da época logo se verá, em função dos resultados obtidos.

Sim, eu sei, se ganharmos logo à noite estará tudo bem...

Discordo. Não estará tudo bem se ganharmos como não estará tudo mal se perdermos. Tenho dificuldades em perceber quem vê as coisas dessa forma.

José Correia disse...

@Xavier

"Ó homem", "Ó rapaz", ... decida-se lá no modo como se quer dirigir a mim, mas olhe que não é com este tipo de petulância que me impressiona ou que reforça a sua argumentação (por sinal fraca).

José Correia disse...

Xavier disse...
«Quanto ao que pagou o Figger ou não ao Internacional não faço ideia, mas desconfio que você também não. A diferença entre nós é que eu não tenho a sua fértil imaginação.»

Tem razão, devo ter sonhado com o que foi escrito na comunicação social portuguesa e brasileira, bem como, com as declarações públicas do presidente do Internacional.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tem razão, devo ter sonhado com o que foi escrito na comunicação social portuguesa e brasileira, bem como, com as declarações públicas do presidente do Internacional.

Link?

José Correia disse...

Xavier disse...
«Quanto ao que pagou o Figger ou não ao Internacional não faço ideia»

Mas, pelo menos, desconfia da razão pela qual o Figger comprou os 50% do passe do Walter que o Internacional detinha e, cerca de duas semanas depois, vendeu 75% à FCP SAD por 6 milhões de euros?

Unknown disse...

"Ó homem", "Ó rapaz", ... decida-se lá no modo como se quer dirigir a mim, mas olhe que não é com este tipo de petulância que me impressiona ou que reforça a sua argumentação (por sinal fraca).

Diga lá qual é a formula de tratamento que prefere - ficaria muito agradecido.

Não quero correr o risco de contraria quem escreve coisas como "anda a tomar nota do que alguns dos participantes neste blogue escrevem".

Unknown disse...

Mas, pelo menos, desconfia da razão pela qual o Figger comprou os 50% do passe do Walter que o Internacional detinha e, cerca de duas semanas depois, vendeu 75% à FCP SAD por 6 milhões de euros?

Não desconfio, tenho a certeza. Pela mesma razão que praticamente todos os jogadores que o Figger transfere de fora da Europa são feitos dessa forma: por razões fiscais e porque ele serve de intermediário financeiro entre clubes (porque trabalha com liquidez mais elevada e financia a custos mais baixos que garantias bancárias).

eumargotdasilva disse...

Não concordo nada com essa ideia de que o tempo de paragem foi muito grande, que deveríamos ter jogado mais, e que temos que seguir o que fazem o Sporting e o Bnefica...

Ainda bem que temos um treinador que pensa pela própria cabeça, e escolhe o que mais adequado é para esta equipe na circunstancia específica da época que vai começar! E uma Sad que apesar dos tititis todos e do nervosismo dos adeptos sabe que a época de compras só fecha a 31 de Agosto... e volta a abrir em Dezembro...
Feitas as continhas no final, do deve e haver, quer uma aposta em como vamos ficar melhor que todos os outros mais melhores clubes do mundo?
Sinceramente não entendo o que deu este ano para andar toda a gente (já) a duvidar da sad, do treinador, do massagista, do médico, do roupeiro...
Como diria o Alexnadre B., ao Sherlock Holmes isto cheira-lhe a esturro!...
qualquer gás dos nervos em cima da cidade?...

AFC disse...

Creio que a participação no Torneio de Paris envolveu uma contrapartida financeira interessante, quantia essa que não consegui confirmar embora a tenha visto relatada em alguns órgãos de comunicação social, daí a justificação para efectuarmos dois jogos em menos de 24 horas.


André Villas-Boas provavelmente pensa que, incutir nos jogadores alguns princípios tácticos, faz-se dentro do campo... de treinos, e os jogos para mostrar ao público provavelmente não serão tão importantes. Eu confesso que em termos de preparação existem métodos diferentes e nenhum é milagroso. Começar a época cedo de mais poderia também criar fadiga mental nos jogadores. Mas estas coisas não são ciências exactas.

Anónimo disse...

Xavier esclarece:

"...e porque ele serve de intermediário financeiro entre clubes (porque trabalha com liquidez mais elevada e financia a custos mais baixos que garantias bancárias)."

Ora aí está a resposta para a crise do crédito bancário: Don Juan Figger, a Dona Branca de Montevideu.

Bernini disse...

Alexandre,

Isso que me diz implica que o Jesualdo utilizava um sistema defensivo, o que não me parece que corresponda à verdade. Essas das transições rápidas tornou-se num mito, porque o Porto do Jesualdo apostava na recuperação de bolas no meio e através de dos passes rápidos do Lucho e do Meireles era possível explanar a velocidade do Rodriguez, do Lisandro ou do Hulk. Ou seja, o que quero dizer é que as características destes homens da frente, como a velocidade e a força é que obrigavam a utilizar a fórmula. No entanto, com a saída do Lisandro, os restantes mantêm-se. Não me parece que AVB consiga fazer esse tal jogo ofensivo que fala quando os nossos extremos, com a excepção do Varela, não são claramente jogadores para estarem encostados à linha, não sendo bons no 1x1. Por isso é que o Rodriguez tem dificuldades em jogos contra equipas mais fechadas e qualquer César Peixoto serve para parar o Hulk.
Todos temos em nós um treinador de bancada, mas este plantel estaria mais vocacionado para um 4-4-2. Além disso a equipa ficaria mais protegida defensivamente, dado o momento menos bom e a falta de qualidade nalguns dos elementos da nossa defesa. O AVB veio dizer que o 4-3-3 faz parte da identidade do Porto, mas engana-se. Vencer é que faz parte da nossa identidade e não me parece que o vá conseguir da maneira que quer implementar. Não digo hoje, porque este é um jogo de tripla e tudo pode acontecer, mas digo para o campeonato que é onde me preocupa mais.

joao abel calais disse...

Caros Srs! Portistas!
Cada cabeça ...sua sentença ! Todo o mundo terá razão, se logo mais se ganhar aos mouros...se se der a inversa, a cena está montada e vai ser um vê-se-t'avias de bradar...
Uma certeza,uma opinião (a minha "sentença") é de que, as férias foram longuíssimas,o AVB ainda hoje, não tem DC e DD de Qualidade;ainda hoje, não há certificados de jogadores (sendo que um deles há mais de um mês foi contratado);ainda hoje, se anda à porra-e-à-massa c/ o sistema 4-3-3 / 4-4-2 ; já agora o "W M",ainda hoje sequer, se sabe, se o HULK É ...TITULAR!;ainda hoje, é sábado e saravá!Deus nos ponha a "funcionar regularmente" após o jogo de logo mais...
Saúde para todos e BOA SORTE para a final.
Vivó FCP!
João Carreira

Anónimo disse...

Bernini,

Eu por acaso, de um modo geral, até prefiro o 4-4-2 e acho que temos jogadores para isso. Mas quem tem tantos extremos é natural que adopte o 4-3-3.

E, se me ler bem, verá que eu não disse que com Jesualdo Ferreira o Porto jogava defensivamente. Está lá a conjunção adversativa "ou", e não a conjunção coordenativa "e":

«Pode jogar-se em 4-3-3 defensivamente - ou em "transições rápidas"»

José Correia disse...

A venda de Walter ao Porto foi turbulenta como sua vida e sua passagem pelo Inter. A negociação foi enrolada, durando mais de um mês. O atacante só foi anunciado como novo reforço do clube português na quarta-feira. O modo como ocorreu toda a negociação irritou o presidente Vitorio Piffero, principalmente as atitudes do jogador e de seus empresários.
"Foi extremamente desgastante e uma situação forçada também pelo jogador, instruído por seu empresário", lamentou indignado o presidente em entrevista à rádio Bandeirantes. (...)
"Incomodei-me muito, como há muito tempo não o fazia. Foi uma postura lamentável de várias pessoas no processo. No fim, concordei com venda sabendo que ele iria para o Porto. Se não fosse assim, teríamos um prejuízo maior", comentou Piffero.
O Inter acabou negociando os 50% que tinha direito na transferência com o empresário Juan Figer por 3,2 milhões de euros. O agente então repassou o atleta ao Porto por 6 milhões, por 75% dos direitos econômicos.
in Yahoo Brasil, 29/07/2010

José Correia disse...

«O Inter acabou negociando os 50% que tinha direito na transferência com o empresário Juan Figer por 3,2 milhões de euros (R$ 7,3 milhões)
in R7 esportes, 29/07/2010

José Correia disse...

@Xavier

Estando a questão dos links resolvida (há dezenas sobre este assunto), é capaz de explicar porque razão é que a FCP SAD não comprou directamente o Walter ao Internacional pagando, por exemplo, 3,5 milhões de euros pelos 50% que o Internacional detinha?
Se o Internacional vendeu ao Figger por 3,2 milhões de euros talvez, na mesma altura, estivesse disposto a vender à FCP SAD por 3,5 milhões...

Bernini disse...

Ok Alexandre, tá explicado, ainda que normalmente as transições rápidas estejam associadas a sistemas mais defensivos, daí eu ter feito essa leitura. Cumprimentos.

Miguel Lourenço Pereira disse...

46 dias de férias para uma equipa que visa começar um projecto do zero é claramente um exagero. Da mesma forma que a tardança em anunciar a substituiçao de JF deixou de maos atadas a nova equipa tecnica, por muito trabalho de bastidores que espero que já estivesse feito.

Só que as chegadas da maioria dos jogadores em Julho e depois de novelas rocambolescas nao é nada abonatório para este novo ciclo desportivo. Um plantel claramente desiquilibrado (excesso de extremos, falta de centrais de garantia) e sem entrosamento é um problema grave que deve ser corrigido o mais depressa possivel e nao em vesperas da supertaça e com a europa e a liga a uma semana.

Se a SAD já desconfiava que ia ser dificil vender BA, RM, Fucile e companhia, tambem as compras ja deviam estar previamente resguardadas com opçoes alternativas, o que nunca pareceu nos casos Walter, James Rodriguez e Kleber, como se fossem os unicos do Mundo na sua posiçao. E com um plantel quase sem internacionais, em Junho já se trabalharia com uma vintena de jogadores, mais a formaçao, como fizeram alias todos os grandes da Europa que usaram 8 ou 10 jovens dos juniores para colmatar os internacionais ausentes.Aqui ficam á espera do contentor de turno.

O jogo de hoje vale o que vale e é sempre para ganhar, mas nao vai medir nada mais do que o actual momento de forma, que é natural que seja mais favoravel a uma equipa ja montada e ambiciosa. Mas que fique claro que se a época passada na Andaluzia foi um desastre de repercursoes futuras, tambem esta nao parece ter sido a melhor para quem começa do zero.

um abraço

José Correia disse...

Xavier disse...
«Sei lá, não sou treinador de futebol ou especialista de treino. O ano passado disputou mais jogos de preparação, este disputa menos. O treinador possivelmente prefere pré-épocas mais curtas e com mais elevada incidência em treinos e não em jogos. Ou pelo menos pensou que este ano essa seria a receita mais indicada. No fim da época logo se verá, em função dos resultados obtidos.»

Esta resposta é habilidosa e recorda-me uma pessoa com quem alguns de nós se cruzaram num fórum de portistas há uns 3 anos atrás.

"não sou treinador de futebol ou especialista de treino" é uma excelente maneira de não discutir qualquer decisão ou opção do treinador.
Onze inicial? O treinador é que sabe.
Substituições? O treinador é que sabe.
Modelo de jogo? O treinador é que sabe.
Claro que o treinador é que sabe e "no fim da época logo se verá, em função dos resultados obtidos"...

Mas se não se tem (não se expressa) opinião sobre nada que possa ser minimamente polémico - contratações, opções do treinador, decisões dos dirigentes, etc. - para quê perder tempo a vir a um blog onde meros adeptos expressam livremente as suas opiniões?

AFC disse...

Se exisita interesse desportivo no atleta não creio que a melhor atitude do FCP fosse contratar um jogador à revelia do empresário. Já todos conhecemos as capacidades de um empresário em influenciar os jogadores.

Esclarecimentos que só Walter pode dar, e dentro do terreno de jogo.

Daniel disse...

Caro amigo Jose Correia, hoje era dia para tudo menos para este tipo de posts. Nunca foi mentalidade de Portista arranjar justificações descabidas para eventuais fracassos... ainda por cima tão em cima da hora do jogo. Se não confia, não apareça, esconda-se, não escreva. Haja paciência

Anónimo disse...

Haja paciência, digo eu, para certo tipo de comentários, Daniel. Se não gosta, olhe, faça o que recomenda ao Jos+e Correia.

Pitágoras disse...

Parece-me que as férias foram demasiadas, começamos a trabalhar mais tarde do que os outros e temos o plantel por definir ... não me parece um começo auspicioso.
A equipa não está a funcionar, tem uma defesa frágil e o processo ofensivo está longe de estar funcional.
O jogo de logo à noite é uma incógnita mas ... vai ser muito difícil, o que não quer dizer que não sejamos capazes de o ganhar.
Lamento que para alguns portistas continue a ser pecado criticar a SAD e as suas decisões. As pessoas que o têm feito têm apresentado as suas razões. Quem não concorda deverá apresentar as suas razões evitando ofender quem tem opiniões divergentes. A qualidade não decorre do consenso, decorre da discussão, dura por vezes,de IDEIAS, não de pessoas.
Que sejamos capazes de somar mais um título logo à noite são os meus votos.

Anónimo disse...

AFC disse: "Se exisita interesse desportivo no atleta não creio que a melhor atitude do FCP fosse contratar um jogador à revelia do empresário. Já todos conhecemos as capacidades de um empresário em influenciar os jogadores."

Mas a questão, caro AFC, é que, ao que me parece, nem era o Figger o empresário do Walter. É evidente, contudo, que a partir do momento em passou a deter a totalidade do passe, o assunto mudou de figura.

Nenhum de nós conhece o contexto e particularidades deste negócio e a verdade é que o Figger conseguiu desbloquear a situação a favor do FCP.

Anónimo disse...

Vá, lá, vá lá, que - se tomarmos o caso Hulk/Tokyo Verdi/Rentistas/Figger como padrão - o Figger desta vez até não ganhou muito com o negócio. E ele aí está a espreitar de novo, agora no caso do Toló ou Tolé ou lá como é! : -))

Pedro Forjaz

Pedro disse...

@José Correia

1- A maioria das metodologias de treino dos treinadores modernos nas pré-épocas é dar o máximo de descanso possivel. O próprio Mourinho o indicou numa palestra no ISMAI à qual tive o desprazer de assistir. Reforçou essa ideia com a teoria de que se deve jogar pouco e treinar muito, em contraste com a época regular, de muito jogo e menos treino. Se é a sua, ou a deles a melhor estratégia de ínicio de época... Posso-lhe dizer que a maioria segue a sua versão realmente. Mas não tenho a certeza que seja a acertada.

2- A questão dos certificados internacionais vindos da América do Sul é antiga, e afecta todos os clubes europeus. O Robinho foi apresentado no Real Madrid e 1 mês após ainda não podia disputar jogos oficiais. Mas de certo que por ai existirá uma teoria anti-SAD. São preguiçosos e incompetentes de certo. Aliás se estiver calor na sua casa... é o PC a vingar-se.

3- É engraçado que para quem apregoa a liberdade de expressão portista.. se tenha tornado tão agressivo e incomodado com o contraditório. Oxalá seja assim em posts futuros em que tenha de dar o braço a torcer, ou a argumentar com alguns blogueiros que por aqui andam que até percebem bastante de futebol...

4- Já chateia essa paranoia de comparação com o que o SLB faz. Ao menos dê um exemplo racional de um clube a sério com historial recente.

José Correia disse...

Daniel disse...
«Se não confia, não apareça, esconda-se, não escreva. Haja paciência»

Daniel, ao contrário de outros espaços (que talvez conheça), aqui não há censura e, para além de termos paciência, veja lá que até publicamos comentários acintosos como o seu.
Mas, já agora, se tem opinião sobre os assuntos discutidos e quiser partilhar connosco...

Azulantas disse...

Rola a bola dentro de 15 minutos.

Espero que o nosso Porto demonstre a garra e o querer que demonstrou no ultimo embate com o galinhame.

Força Porto! O Resgate começa HOJE!

Daniel disse...

Pedro disse...
«4- Já chateia essa paranoia de comparação com o que o SLB faz. Ao menos dê um exemplo racional de um clube a sério com historial recente.»

Este ponto do comment do Pedro diz muito do que tem sido o blog ultimamente. Parece ter um complexo de inferioriade em relação ao slb... não é de Portista! Acintoso foi o seu post (têm sido)... censurados deviam ser alguns dos seus posts.

Johnny Pedrosa disse...

É NOOOOOSSSSSSSSSSSSSSAAAAAAAAAAAA!!!!

Nem perdoando expulsões às galinhas

meirelesportuense disse...

Já está, come-mo-los mais uma vez e conjuntamente com um benfiquista disfarçado de preto...É assim mesmo André, esta época é nossa!

eumargotdasilva disse...

Apesar de tudo foi engraçado ouvir o Jesus a dizer que muitos jogadores do Benfas estavam atrasados na preparação...

Anónimo disse...

Não posso deixar de dar os parabéns aqui aos autores do blogue por não só aturarem certos posts, como até os publicarem! Grande lição, que os referidos escribas petulantes deviam aprender, mas não aprendem.

É preciso ter lata um portista pretender dizer a outro o que é de portista e o que não é! Esse pessoal tem vários blogues de ceguinhos e yes-men onde se entreter. Não sei que vem para aqui fazer, bolas!

Desculpem o desabafo, e mais uma vez parabéns pela vossa dignidade. Há pouco disto.

Ah, já me esquecia: É NOSSA, CARAGO!

Anónimo disse...

Esqueci-me de aassinar, o mque costumo fazer para evitar confusões com o outro Pedro:

Pedro Forjaz, um portista que nunca se pretendeu melhor que os outros. Sócio há muito ano, ainda alguns aprendizes de feiticeiro andavam... bem é melhor nem dizer aonde. : -)

Pedro Reis disse...

ESTAMOS PRONTOS!

AFC disse...

"Nenhum de nós conhece o contexto e particularidades deste negócio e a verdade é que o Figger conseguiu desbloquear a situação a favor do FCP."

Ora se não conhecemos os contornos do negócio e Figger até conseguiu desbloquear a situação, não me diga que afinal até foi um bom acto de gestão da SAD?

José Rodrigues disse...

Ontem não me meti nesta discussão e opino pela primeira vez sobre este assunto, e até calha bem que o FCP tenha ganho ontem porque não muda uma vírgula na minha opinião.

Sobre o ponto principal do artigo (pré-época curta), concordo com o JC: acho q podíamos e devíamos ter começado a pré-época uma ou duas semanas mais cedo, tendo um novo treinador e vários novos jogadores (já excluindo os outros que foram contratados nas últimas 3 semanas). Felizmente isso não fez diferença para o jogo de ontem (em que me parece que ganhámos APESAR disso e não POR CAUSA disso), mas não invalida o facto de que a partir de agora só há jogos a sério enquanto se continua a ganhar rotinas e integração que já podiam estar mais adiantadas.

Sobre o ponto secundário de que a formação do plantel é tardia (entradas e saídas), simpatizo em certa medida com o ponto do Rui (perdão, Xavier) de que se se quiser fazer "render o peixe" (maximizando encaixes em vendas e minimizando despesas em compras) é normal que demore mais tempo a concluir o plantel.

No entanto, assinalo a ironia de que quando se diz que o slb anda muito mais à rasca financeiramente do que nós, quem toma decisões mais rápido são eles. Isto só é a confirmação de que a nossa saúde financeira não é nada, mas mesmo nada famosa, preferindo tomar riscos desportivos.

Para além disso constato também que este ano a definição do plantel é mais tardia do que a média das épocas anteriores, apesar de até começarmos a época mais cedo do que é costume (por exemplo, daqui a 10 dias já jogamos na Europa quando nas épocas anteriores era só em Setembro) e de partirmos, ao contrário do que é habitual, numa posição subalterna (os campeões não somos nós, desta vez), o que deveria levar a q este ano até fosse para tomar menos riscos desportivos. Ora já fizémos um jogo oficial e ainda falta colmatar duas posições importantes no plantel (central e em menor medida PDL), possivelmente três (se decidirem que, caso Fucile seja vendido como parece provável, M Lopes e Sapu não chegam), e chegámos a este 1o jogo oficial da época contando com apenas um ponta-de-lança disponível e um trinco.

Finalmente, também não estou habituado a ver 2 jogadores escondidos numa redoma estando nós já em Agosto (Fucile e Meireles), não sendo utilizados de todo na pré-época. Já aconteceu ver um (e salvo erro com conclusão ainda em Julho), mas dois é a primeira vez e não me parece lá muito benéfico (felizmente ontem não fez diferença, logo para já essa estratégia merece todo o benefício da dúvida).

Unknown disse...

No entanto, assinalo a ironia de que quando se diz que o slb anda muito mais à rasca financeiramente do que nós, quem toma decisões mais rápido são eles. Isto só é a confirmação de que a nossa saúde financeira não é nada, mas mesmo nada famosa, preferindo tomar riscos desportivos.

Para aferir disto, basta olhar para os R&C das duas SADs com um mínimo de literacia económica.

E que decisões rápidas tomaram eles? Ainda precisam de comprar dois jogadores para substituírem os titulares que venderam (e que venderam mal e em desespero).

Unknown disse...

Finalmente, também não estou habituado a ver 2 jogadores escondidos numa redoma estando nós já em Agosto (Fucile e Meireles), não sendo utilizados de todo na pré-época

Mentira. O Fucile foi utilizado na pré-época e o Meireles ainda ontem jogou. São dois jogadores que estiveram no Mundial e há jogadores que recuperam os índices físicos mais rapidamente que outros (veja-se como o Maxi Pereira também ainda não está em condições de fazer minutos a sério).

Unknown disse...

Estando a questão dos links resolvida (há dezenas sobre este assunto), é capaz de explicar porque razão é que a FCP SAD não comprou directamente o Walter ao Internacional pagando, por exemplo, 3,5 milhões de euros pelos 50% que o Internacional detinha?

Ò rapaz, eu queria era um link para o presidente do Inter a dizer que o vendeu por x. Notícias dessas....

Quanto à razão pela qual a esmagadora maioria dos jogadores do Figger são transferidos daquela forma, já foi explicado aí acima. Seria da mais elementar gentileza ler com um mínimo de atenção o que escrevem os comentadores do seu blog.

Unknown disse...

Mas a questão, caro AFC, é que, ao que me parece, nem era o Figger o empresário do Walter.

Então quem era, ó Sr. Burmester?

Pelo que sei, o Figger é o empresário do Walter ainda antes de este abandonar o Rio Grande do Sul e é co-propietário do seu passe desde que ele está no Inter.

Se tem informações diferentes, seria simpático compartilhar. Mas duvido, acho que estava apenas a falar do que não sabia.

José Correia disse...

Xavier disse...
"Ò rapaz, eu queria era um link para o presidente do Inter a dizer que o vendeu por x. Notícias dessas..."

Pois, eu percebo-o muito bem, quer a petulância, quer o resto. Mas vou avisá-lo de uma coisa. As caixas de comentários do 'Reflexão Portista' servem para comentar os textos que são publicados. Se tem opinião sobre os assuntos discutidos e a quiser partilhar connosco, muito bem, os seus comentários serão publicados. Mas se o seu único interesse é alimentar questiúnculas pessoais, não vale a pena perder tempo.

Anónimo disse...

"Mas a questão, caro AFC, é que, ao que me parece, nem era o Figger o empresário do Walter."

Perante esta minha frase, o Sr. Xavier perguntou:

«Então quem era, ó Sr. Burmester? (...)
Se tem informações diferentes, seria simpático compartilhar. Mas duvido, acho que estava apenas a falar do que não sabia.»

De modo algum quero que me tome por antipático, Sr. Xavier. Ora aqui tem, de O Jogo de 22 de Junho:


«Os valores exigidos pelo Internacional de Porto Alegre para abrir mão de Walter têm sido o principal entrave para que a contratação do avançado pelo FC Porto acabe por se consumar. "Têm pedido sempre números acima dos 10 milhões de euros, o que, para o FC Porto, é caro", comentou Teodoro Fonseca, empresário de Walter, a O JOGO.»

Como vê, eu afinal estava a falar do que sabia.

Anónimo disse...

AFC perguntou: "Ora se não conhecemos os contornos do negócio e Figger até conseguiu desbloquear a situação, não me diga que afinal até foi um bom acto de gestão da SAD?"

É bem possível que tenha sido. Eu disse alguma coisa em contrário?

Anónimo disse...

Xavier dixit, respondendo a José Correia: "Ò rapaz, eu queria era um link para o presidente do Inter a dizer que o vendeu por x. Notícias dessas...."

Este marmelo aos outros exige links para os presidentes (coisa nunca vista, mas enfim), mas já ele não se acha na necessidade de documentar aquilo que diz.

Falas de cátedra, ó Xavier (uso o vocativo em homenagem ao teu estilo sui generis).

Pedro Forjaz

José Correia disse...

@Pedro e restantes leitores

Pedia que não alimentassem discussões marginais que nada têm a ver com o assunto do artigo, nem sequer com o FC Porto. Não é esse o estilo do 'Reflexão Portista'.

Unknown disse...

José Correia, pode explicar-me porque comentários meus que refutam de forma factual coisas aqui escritas - como essa do empresário do Walter não ser o Figger - não são aprovados?

Pensava que, segundo você, no ReflexãoPortista não havia censura.

Unknown disse...

8 de Agosto de 2010 17:01

@Alexandre Burmester

Se me permite, o Teodoro Fonseca é somente um colaborador do Figger para o mercado brasileiro. Aparece também como empresário do Hulk, por exemplo. Mas o verdadeiro empresário é o uruguaio. Faça uma busca para 'Teodoro Fonseca Juan Figger' e verá que é assim.

Anónimo disse...

Agradeço a sua informação, que desconhecia, e se o diz nem peciso de fazer a busca que me recomenda. Convenhamos que O Jogo podia esclarecer os seus leitores desses pormenores, pois ninguém é obrigado a estar por dentro deles.

De qualquer modo, como trás salientei, eu até acho que o Figger pode ter sido importante no desbloquear desta transferência.

José Correia disse...

@Xavier

O 'Reflexão Portista' e os seus autores não estão acima da crítica, era só o que mais faltava. Contudo, comentários que, de forma recorrente, incluam petulância ostensiva (por exemplo, "Ó rapaz"), ataques de carácter ou termos a roçar o insulto dirigidos a elementos do blogue, não serão publicados.

De resto, reafirmo o que já disse, se tem opinião sobre os assuntos discutidos e a quiser partilhar connosco, teremos todo o gosto em publicar os seus comentários.