sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Genk, aqui vamos nós

Calhou o Racing Genk ao FCP no play off para a Liga Europa. É uma equipa bastante acessível, como seria sempre o caso (fruto do nosso estatuto como cabeças-de-série).

O Genk é um clube belga, e mais especificamente flamengo, da província do Limburgo (por curiosidade, do outro lado da fronteira com a Holanda, a menos de 100km, fica o nosso conhecido PSV). É um clube relativamente recente, tendo sido fundado apenas em 1988 (mas surgindo da fusão de dois clubes fundados cerca de 60 anos antes, o Winterslag - onde chegou a jogar o famoso Luc Nilis - e o Thor Genk).

O clube terminou a época transacta, de certa forma, em 7o lugar na Liga belga (ou Jupiler Pro League, sendo Jupiler uma marca de cerveja belga - uma coisa em comum com a nossa liga...). Digo "de certa forma" porque o formato é bastante complicado: na fase regular de 28 jogos ficou em 11o lugar, mas depois houve uma série de playoffs que apurou o Genk in extremis para um lugar de acesso na Liga Europa, jogando contra os clubes que ficaram entre a 7a e 14a posições na fase regular, sendo o melhor desses clubes nessa 2a fase.

Há um ano foram eliminados do acesso à liga Europa pelo Turku da Finlândia. A equipa, ao contrário de outras equipas belgas, é constituída maioritariamente por jogadores belgas.

Joga no estádio Fenix (rebaptizado como "Cristal Arena", sendo Cristal mais outra cerveja belga...) com uma capacidade de 25mil lugares - a 5a mais alta da Bélgica - e costuma ter uma das 3 assistências mais altas do futebol belga (cerca de 20mil espectadores em média, dos quais 18mil com lugar anual - claramente superior à de um Braga). Isto apesar da cidade contar com menos de 70mil habitantes (no entanto têm também bastantes adeptos na capital da província, Hasselt, uma cidade com 70mil habitantes a menos de 20km).

Curiosamente são conhecidos por "Genkies" ou de forma mais divertida os Estrumpfes ("De Smurfen"). Esperemos que estes estrumpfes não se agigantem - à partida o FCP tem todas as condições para passar este obstáculo sem sobressaltos, desde que se encare os jogos de forma profissional e sem sobrancerias.

PS - quando digo no título "aqui vamos nós" é para ser literalmente, já que ficando Genk a uma hora de minha casa tenho todas as intenções de lá ir apoiar o nosso FCP - se bem que arranjar bilhete provavelmente não vai ser nada fácil, tendo em conta a forma como enchem o estádio com os seus próprios adeptos e os 18mil lugares anuais.

20 comentários:

José Correia disse...

Não conheço o Genk, mas sendo o 7º classificado do último campeonato belga seguramente que é um adversário acessível. Mesmo que fossemos jogar com o campeão belga, o FC Porto seria favorito (à partida).

É bom que o primeiro jogo seja na Bélgica, porque isso irá obrigar o FC Porto a assumir desde logo o seu claro favoritismo (pelo menos assim espero).

Daniel Gonçalves disse...

De relembrar também o nosso historial com equipas belgas, penso que a última vez que defrontamos uma equipa belga foi o Anderlecht em 2000, com o Fernando Santos, uma pré-eliminatória da Champions, em que perdemos na Bélgica 1-0, golo do gigante checo Kolher, depois de termos tido um golo limpo (de Maric) mal invalidado por fora de jogo, e um penalty não assinalado a nosso favor por falta sobre o Alenitech; nas Antas empatamos a zero e fomos para a UEFA. Na era Robson, ganhamos cá por 2-0 ao Anderlecht, golos de Folha e Drulovic se a memória não me engana, depois de termos perdido lá por 1-0 (Luc Nilis). No resto e de acordo com os meus "arquivos", penso que temos "um empate" em termos de vitória/derrotas com equipas belgas, embora em eliminatórias as coisas sejam diferentes, mas outros tempos: na altura não eramos tão fortes a nível europeu, e os belgas eram fortes, o Anderlecth um "gigante", nos anos 70 e 80 terá ganho 2 ou 3 Taças das Taças e idem para a Taça UEFA.
Agora somos claramente favoritos e superiores, e espero que a eliminatória fique já resolvida a nosso favor na casa do Gent.

meirelesportuense disse...

Partilho dessa opinião de aparente facilidade mas convém não depreciar, o futebol belga é físico e rápido, é necessário observar bem essa equipa.

José Rodrigues disse...

"Não conheço o Genk, mas sendo o 7º classificado do último campeonato belga"

Como disse, devido ao formato inovador no campeonato belga é difícil quem é q ficou em q lugar. Tem as suas peculiaridades q considero difíceis de compreender, nomeadamente uma de que o Genk beneficiou:

Os 6 melhores clubes na fase regular foram para um playoff entre si para ver quem era campeão.

O 7o a 14o foram para outro playoff, que - como disse - o Genk ganhou.

O que eu acho esquisito é que o melhor dos clubes entre 7o e 14o lugar (o Genk, no playoff destes últimos) ganhou o direito a disputar o acesso à Liga Europa, enquanto o 5o e 6os classificados no playoff dos melhores ficaram de fora. Isto apesar de terem acabado a fase regular de 28 jogos muito à frente do Genk, e de terem enfrentado as melhores equipas belgas na fase de playoff...

Estes belgas são doidos.

José Rodrigues disse...

De resto, e sobre confrontos anteriores com clubes belgas, tenho a derrota por 1-0 contra o Anderlecht em 2000 atravessada na minha garganta, até porque assisti ao vivo e tínhamos claramente melhor equipa q eles.

De resto o futebol belga deu um grande tombo por aí abaixo desde os anos 80, estando hoje no 14o lugar no ranking da UEFA (para os resultados obtidos pelos clubes de cada país), atrás de uma Suíça.

EM PARTE penso q isso foi devido a uma aposta indiscriminada em contratações especulativas às carradas de jogadores estrangeiros, principalmente africanos e da europa de leste, tendo descurado as escolas dos clubes.

José Rodrigues disse...

No raking de clubes da UEFA, o Genk está na 170a posição, comparado com a 15a posição para o FCP. Não há dúvidas de q é um adversário muito acessível, mas volto a repetir o q disse no artigo: é para enfrentar isto com muito profissionalismo e sem sobrancerias.

Como diriam os flamengos,

"Vorsichtig met de smurfen!"

(Cuidado com os estrumpfes)

Pedro disse...

Espero que por essa altura já tenhamos em mão os certificados internacionais do Walter e do James... Os faxes andam a funcionar mal.


Quanto ao Genk é preciso lembrar que o futebol belga ao nível dos escalões de formação tem estado bastante forte, e há uma evolução positiva nos principais clubes.

É um adversário acessivel, mas exige-se um total profissionalismo. Até porque esta Liga Europa é para ganhar.

José Correia disse...

Pedro disse...
"Espero que por essa altura já tenhamos em mão os certificados internacionais do Walter e do James... Os faxes andam a funcionar mal"

Não sabia que os certificados internacionais do Walter e do James ainda não tinham chegado.

José Correia disse...

A opinião de Stéphane Demol:

"O FC Porto é o grande favorito neste duelo. O Genk vem de um ano difícil, em que até teve de mudar de treinador. Entrou o Frank Vercauteren, antigo capitão do Anderlecht, que jogou comigo na selecção da Bélgica. Ele conseguiu recuperar a equipa e garantir a Europa no último jogo, num play-off frente ao Westerloo.
Eles [Genk] fizeram grandes épocas, mas o ano passado correu mal. Mudou o treinador, mudou também o presidente e mesmo o director-desportivo. Querem fazer uma época bem melhor este ano.
Têm o João Carlos, que para mim é o melhor central a jogar na Bélgica. Depois, têm o Kevin De Bruyne, o melhor talento jovem do país. Para mim, João Carlos e De Bruyne são os melhores do Genk. O De Bruyne é um extremo, pode jogar nos dois flancos, muito técnico e rápido. Tem potencial para a selecção. O Elyaniv Barda, de Israel, teve um ano difícil mas é o goleador."

Anónimo disse...

Essa história dos certificados do Walter e do J. Rodriguez, aliada às sagas Alves, Meireles, Walter, Kléber e agora Fucile, seria alvo do nosso gozo se se passasse na 2ª Circular. Mas como se passa no clube mai organizado e profissionalizado do Mundo & Arredores, está tudo numa boa.

Quer-me parecer que aquilo está a precisar de uma boa varridela!

Bom, venha mas é o leitão amanhã, e há que comer esses flamengos.

Anónimo disse...

Grande Demol! Além de ter sido um grane central (que jeito faria agora!) foi de certeza o nosso mais eficaz marcador de penalties de todos os tempos, pois nunca falhou um. Lembro-me particularmente de um contra o Benfica nas Antas (ganhámos 1-0), numa jogada em que um tal de Fonseca (defesa esquerdo benfica que nunca mais jogou) empurrou o Magalhães.

Bons tempos em que a "estrutura" se resumia ao Presidente, o Tio Reinaldo, e o Guarda Abel, para além da grande equipa técnica A. Jorge/Octávio, claro.

Pedro disse...

Os certificados não estão cá, aliás o Walter e o James não puderam fazer parte dos convocados para a Supertaça.

No caso do Walter é mais ou menos normal, os prazos no Brasil variam entre 15 a 30 dias para envio. No caso do James desconheço.

Mas para aqueles que aproveitam para mais uma vez culpar a SAD ( que também é responsável pela onda de calor na Russia ) importa dizer que o certificado internacional do Adriano (Roma) demorou qualquer coisa como 4 semanas a chegar a Itália... Desconhecendo os motivos para esta demora sul-americana... acho melhor ter calma na escolha dos culpados.

Anónimo disse...

Há os que aproveitam para culpar a SAD, coitadinha, entre os quais humildemente me incluo (já a minha avó dizia que eu tinha mau feitio), e há os que aproveitam para virem logo defendê-la. Se calhar também é a burocracia brasileira que faz arrastar o caso-Meireles, o tal que já estava vendidíssimo ao Chelsea "há imenso tempo".

meirelesportuense disse...

Por favor vire-mo-nos para o essencial e para o jogo de amanhã! O resto são fait-divers, com sentido único.
Existe uma campanha que se centra exclusivamente em nós, é a demora no envio dos certificados Internacionais, é o impasse na definição de 2/3 jogadores fulcrais...É a convocatória do João Ferreira, são as declarações do exPrata, do Júlio -exjogador do Porto e do Boavista-, tudo para tentar criar confusão, temos que saber separar as águas, sabemos bem quais as nossas dificuldades, só temos que hoje unir esforços e estar de peito feito amanhã.
Até os comemos!
Depois podemos voltar às nossas dissertações.

José Rodrigues disse...

carago, o' Meireles, o sorteio da Liga Europa foi hoje... achas tao despropositado e uma distraccao q haja um artigo sobre isso?

miguel.ca disse...

Alguém me explica porque é que o Fucile não aparece nos convocados?

Não me digam que também já tem o "vende-se" colado na testa!

meirelesportuense disse...

Rodrigues, está muito calor na Bélgica?...

Anónimo disse...

"Alguém me explica porque é que o Fucile não aparece nos convocados?"

Penso que estão á espera do certificado internacional.;-)

miguel.ca disse...

V.R. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!

Jorge Mota disse...

lol VR