quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Uma boa dor de cabeça

Na época passada o meu extremo preferido era Varela, e o que vi (todos vimos...) neste último sábado só veio reforçar essa opinião.

Isto porque Varela me parece ser um jogador bastante completo: é bastante maduro (tendo uma noção muito boa de quando deve tentar a iniciativa individual, quando deve passar a bola, e quando deve fazer um compasso de espera), tem bastante técnica, sabe rematar bem e tacticamente é muito competente (colaborando nas manobras defensivas com inteligência). Finalmente, é também um jogador veloz e joga muito bem com os dois pés (melhor do que os restantes extremos).


Olhando para as opções à disposição do treinador para as alas ofensivas jogando em 4-3-3, verifico que será aqui que o treinador terá mais dores de cabeça em escolher pelas boas razões (i.e. a qualidade e quantidade ao seu dispor). Para além de Varela tem ainda muita qualidade em C. Rodriguez e Hulk, mais um jogador que promete (Ukra) e outro que, a julgar pelos muitos milhões que custou, deve ser mesmo bom jogador (pessoalmente desconhecia-o até há 1 mês) - James.


Excluindo James destas contas (para já tenho muitos poucos dados), a minha preferência para acompanhar Falcão lá na frente (estando todos os jogadores em boa forma física) vai para Cristian Rodriguez do lado esquerdo e Varela do lado direito.


Penso que Hulk é um bom jogador; mas - acima de tudo - é muito menos maduro do que qualquer um destes dois, apesar de ter a mesma idade ou quase (24 anos, tantos como "Cebola" e contra 25 de Varela). Além disso não demonstra tanta competência táctica, e para acabar acho que tem também menos técnica do que eles.


Tem no entanto as vantagens do pontapé-canhão e da maior explosividade física (principalmente quando tem espaço e está em boa forma), mas no cômputo geral penso que as vantagens são menos importantes do que as desvantagens, até porque a maioria dos nossos adversários joga muito "fechada". É um bom jogador para eventualmente saltar do banco ou para substituir um dos outros dois caso não estejam disponíveis ou em forma - ou até mesmo eventualmente para jogar em 4-4-2 ao lado de Falcão - mas ou dá um "salto" qualitativo (e aos 24 anos e após 2 épocas a jogar num FCP já era altura...) ou então corre um um sério risco de ser relevado para 2o plano neste FCP.


Quanto a C. Rodriguez, tem para além da maturidade (há quem diga "inteligência"), técnica e competência táctica, um bom jogo de cabeça - tudo vantagens sobre Hulk (e a última também sobre Varela). Fica apenas a perder, perante tanto Varela como Hulk, na velocidade (dava jeito que perdesse alguns quilitos...) e em alguma maior acutilância no 1 para 1.



Ukra parece-me uma boa opção para o banco e gostava de ver-lhe serem dadas oportunidades para continuar a evoluir, mas para já parece-me inferior a estes 3 jogadores até prova em contrário. O problema principal dele é que a concorrência é de peso, muito mais do que defeitos pessoais.


Falta apenas falar de James. Como disse, para já conheço-o muitíssimo mal (embora o que tenha visto não tenha dado a impressão de estar na presença de um predestinado ou um génio: o que significa apenas que para já não vejo razões óbvias para que considere que merece tirar a titularidade a um dos outros jogadores de que falei. Para já...). Mas por alguma razão terá custado mais de 5 milhões por 75% do passe (o que chega para entrar no top10 das contratações mais caras de sempre), logo terá certamente alguma qualidade; se suficiente para jogar regularmente, é o que falta ver porque a concorrência é muito forte.


Pessoalmente é a contratação que à partida menos compreendo (bem, para além de Pawel. e eventualmente de Moutinho se Meireles não for vendido) devido à qualidade e quantidade de que já dispunhamos para a posição. Não fariam os muitos milhões mais falta em outras posições que estão menos bem servidas e/ou em ajudar a segurar alguns titulares mais tempo no FCP (alô Fucile?), tendo em conta que temos uma situação financeira bastante apertada?


Aliás, até mesmo financeiramente não me esqueço de que Hulk e Cebola também custaram bastantes milhões e deviam ser para valorizar ou ao menos retirar forte rendimento em campo (para além de estarmos a cortar drasticamente as oportunidades de Ukra poder evoluir e afirmar-se, ele que já hoje é um jogador com qualidade q.b. para estar no FCP, o que não é para todos).


Dizia eu que faltava falar apenas de James? Não, falta também falar de Mariano, que em princípio estará disponível para a 2a metade da época. Bem... quer-me parecer que com as opções de que hoje dispomos (e do treinador que temos), dificilmente algum dia ele voltará a jogar outra vez pelo FCP (pelo menos de forma minimamente regular).

33 comentários:

José Correia disse...

«a minha preferência para acompanhar Falcão lá na frente (estando todos os jogadores em boa forma física) vai para Cristian Rodriguez do lado esquerdo e Varela do lado direito»

Discordo do meu amigo Zé Rodrigues. A minha preferência é idêntica à do AVB, isto é, Hulk na direita e Varela na esquerda.
Ambos podem ir à linha e centrar, mas também podem flectir para o meio e rematarem à baliza com os seus melhores pés.

meirelesportuense disse...

Concordo com a avaliação que fez relativamente a Varela, é um jogador muito competente táticamente, solidário e muito versátil, para além de possuir uma excelente qualidade de colocação e remate...Mas considero sobretudo que estas qualidades servem para aumentar em muito a disponibilidade dos restantes avançados, Falcao e Hulk...E Hulk é para mim a gazua em potência desta equipa.-Poderá não o conseguir sempre -muitas vezes por sofreguidão e entusiasmo-, mas é o jogador que à partida, terá mais condições para se lançar sobre a defensiva adv. e abrir tudo à sua frente...E não concordo nada com a afirmação de que tem menos técnica, por favor?!...Técnica é o que sobra a Hulk. Técnica e potência de remate.Sobre a ala em que deverá cair, depende...Depende muito do defesa que o acompanha e dos momentos do jogo, aí terá de ser o técnico a corrigir as posições.Nas tarefas defensivas é que ele exerce um papel efectivamente menor, porque não usa ou não sabe usar o cabedal que tem, quer por medo das avaliações dos árbitros -lembro-me de Paços Ferreira-, estará proibido de fazer faltas ou porque não tem de todo essas características apuradas.

José Correia disse...

Normalmente, enerva-me ver o Hulk jogar e às vezes quase que o insulto, tal a forma como perde bolas, estraga ataques e "prejudica" a equipa.
Contudo, quando chega a altura de perspectivar o onze inicial, normalmente coloco-o sempre na minha equipa. E porquê?
Porque o Hulk, num momento de inspiração, decide jogos; porque o Hulk, mesmo quando joga mal, estica o jogo, arrasta a equipa para a frente e ganha faltas perto da área adversária; porque o Hulk tem características que o tornam diferente de 99% dos outros jogadores e dá espectáculo.

Um dos grandes desafios do AVB é, não diria domar a fera, porque o Hulk é indomável (ainda bem), mas tirar partido das suas características e integrá-lo o melhor possível num colectivo forte.

José Rodrigues disse...

"A minha preferência é idêntica à do AVB, isto é, Hulk na direita e Varela na esquerda."

Acho que é um bocado cedo para se falar de uma "preferência" do AVB... ainda só fizémos um jogo a sério, a procissão ainda mal saiu do adro.

Além disso saliento uma nuance no que disse q é muito importante: "estando todos os jogadores em forma", disse eu. Ora parece-me que o Cebola (ainda?) não está na mesma forma física que o Hulk.

E depois ainda há o James (e quem sabe, o Ukra)...

rbn disse...

Eu penso que o que nunca vai deixar Hulk se tornar um super-craque(potencial ele tem para isso)é a sua burrice.

Hulk tem poder físico, velocidade, um remate forte e colocado, tem habilidade e é bom nas assistências.

O que falta é alguém dar-lhe um valente puxão de orelhas e mostrar-lhe de uma vez por todas o caminho a seguir, que é jogar para o colectivo, e saber discernir a hora em que a jogada individual é a melhor opção.

No dia em que Hulk tiver capacidade para aprender isto, será sem dúvida o super-craque que todos nós portistas enxergamos nele, mas ainda não o vemos vestido à super-craque.

Quanto à Varela, eu sempre o achei(e ainda acho, pois ainda não estou convencido) um jogador tipo Yannick Djaló, que faz um jogão por época e mainada, assim como Mariano, Guarin e Tomas Costa.

Todos estes jogam bem 1 ou 2 jogos e o resto da época é o que se viu ano passado.

pois disse...

Meu caro,

Realmente "uma boa dor de cabeça".

Penso como Meireles e Jose Correia. Hulk enerva-me mas faz sempre parte do meu onze ideal. Concordo que C. Rodriguez (em forma semelhante à de Hulk) será uma grande "boa dor de cabeça" e talvez a escolha se prenda com as características do adversário e da competição em causa e com a consequente exigência ou não de resguardar mais a defesa ou acutilar o ataque.
Penso que a disponibilidade de todas as opções para o jogo (em forma e sem lesões) potencia a competitividade e assim a qualidade e é nessa linha que entendo a contratação de Moutinho (basta ver a época anterior de Meireles).
Precisamos obviamente de um bom central e de decidir Fucile.
SOMOS PORTO

José Rodrigues disse...

Sublinho por baixo o q o rbn disse sobre o Hulk no post anterior.

O q eu vejo é q o Hulk tendo poucos espaços "mata" ou "emperra" 90% das jogadas. Se estivéssemos mal servidos lá na frente eu até lhe dava um desconto devido aos coelhos da cartola q tira (raramente), mas não estamos, por isso esse rácio tem que diminuir, e em muito.

"porque o Hulk tem características que o tornam diferente de 99% dos outros jogadores e dá espectáculo"

Quando se recorre a argumentos intangíveis como este é para mim um sinal de que começam a faltar argumentos a sério em defesa do jogador descambando totalmente para um campo de avaliação puramente emocional...

Bem, para mim "espectáculo" é acima de tudo ver o FCP a marcar golos. Tenho tanto gosto em ver um Cebola ou Varela a fazer triangulações ou assistências que resultam em golo de outrém, como em ver o Hulk a forçar a entrada pelo meio da defesa e marcar golo. Dá-me tanto gosto ver um golo como o de Falcão no sábado, como um golo de Hulk com tiro de fora da área.

A "minha" equipa-tipo tem lugar para Maradonas q ganhem 50% de iniciativas individuais mas... (até hoje) Hulk não é nenhum Maradona, perdendo para aí 90% dessas iniciativas.

José Rodrigues disse...

Só mais um comentário: se a alternativa a Hulk fosse apenas "Marianos" (que nunca criam desequilibrios ofensivos), nem pestanejava em defender a titularidade de Hulk. Mas ninguém vai negar q Cebola e Varela (e quem sabe James e Ukra) não são nenhuns Marianos nesse aspecto...

Já agora, criar desequilibrios ofensivos inclui várias vertentes: as fintas (claro), mas tb saber fugir a um defesa, fazer passes "de morte", saber flectir de forma pouco previsível para outra zona libertando com isso os colegas (e já agora tal como Hulk tb Varela e Cebola sabem flectir para o meio qdo isso se justifica), e aparecer em zonas de finalização.

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Nesta fase, o que é mais gratificante é ver que temos muitas e boas opções. De acordo com o jogo a disputar e a forma em que estiver nesse momento, Villas Boas terá por onde escolher.

O valor de Hulk é inquestionável. Os defeitos irão ser ultrapassados e a curto prazo veremos o verdadeiro "Incrível". O pior que lhe poderá acontecer é que os sócios percam a paciência...

Todos vão ser precisos e estarão prontos quando forem chamados.

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
"porque o Hulk tem características que o tornam diferente de 99% dos outros jogadores e dá espectáculo"

Quando se recorre a argumentos intangíveis como este é para mim um sinal de que começam a faltar argumentos a sério em defesa do jogador descambando totalmente para um campo de avaliação puramente emocional...

-----

Zé, esse foi um dos 4 ou 5 argumentos (por sinal o último da lista) que eu apresentei para justificar a minha opção (se fosse treinador do FC Porto...)

O2T disse...

Varela é o n/ melhor extremo (provou-o o ano passado). Em boa forma, CR e Hulk são rápidos e esticam o jogo. Para mim, CR defende melhor mas normalmente cruza mal e remata fraca; Hulk tem bom remate e técnica mas perde + bolas e +egoísta, só que prefiro Hulk pq pode decidir jogos num instante. Será mt importante a capacidade de gestão/motivação q (acredito) AVB tem.

AFC disse...

Muitos dos comentários sobre o Hulk recordam-me os comentários sobre o Quaresma. Ou seja, por ser um jogador que tem caracterisiticas técnicas especiais, ou seja, acima da média, exige-se muito mais dele, sobretudo no aspecto defensivo. Creio que Villas-Boas deverá analisar se as vantagens ofensivas que a equipa obtém com a utilização de Hulk são superiores e mais desequilibrantes do que as vantagens de colocar um outro extremo mais capaz defensivamente, mas menos acutilante no ataque.

A época é longa e haverá oportunidade para três extremos do plantel jogarem com regularidade. Varela e Hulk são os mais versáteis podendo jogar na esquerda e na direita e Rodriguez apresenta algumas dificuldades quando tem que mudar de flanco, Ukra e James são uma incógnita e Mariano não conta.

Anónimo disse...

Com um treinador "utilitarista" (como o Mourinho, por exemplo) o Hulk não seria titular enquanto não fosse capaz de meter na cabeça que o futebol é um jogo de equipa, por mais espectaculares que sejam as suas ocasionais brilhantes jogadas.

Quantas vezes não deixou o Artur Jorge o Madjer no banco por motivos semelhantes, e nem sequer podemos comparar o Hulk àquele grande jogador.

Estou basicamente de acordo com o artigo e a minha preferência à frente cai também em C. Rodriguez, Falcao e Varela, pelo menos enquanto não tiver uma ideia do valor do J. Rodriguez.

Parto do princípio de que, além do facto nada despiciendo de PC ter uma grande admiração por ele, a contratação do Moutinho foi feita contando com a venda do Meireles, que continua, penso eu, a ser o desenlace mais provável.

AFC disse...

"Com um treinador "utilitarista" (como o Mourinho, por exemplo) o Hulk não seria titular enquanto não fosse capaz de meter na cabeça que o futebol é um jogo de equipa..."

Se calhar seria titular desenvolvendo outras capacidades/caracteristicas que até agora desconhecemos que ele tenha.

Recordo dois casos que à partida seriam jogadores com algumas dificuldades em mudar/moldar o seu estilo de jogo, mas cujos treinadores conseguiram aproveitar as suas características em benefício do equilíbrio táctico da equipa: Quaresma e Anderson. Com Adrianse Quaresma foi capaz de jogar num sistema de três defesas, sistema esse que exige do extremo muita atenção em aspectos defensivos. Sem sombra de dúvidas o jogador foi importante na conquista do título. Anderson, com Ferguson passou a jogar mais recuado no terreno e provavelmente só o infortúnio das lesões o levaram a perder a titularidade, que nas equipas de Ferguson é muito difícil de alcançar. Anderson chegou a internacional A jogando já no Man Utd.

Continuo a achar que Hulk é titular de caras, embora lhe falte capacidade para em jogos grandes assumir o jogo. Mas é contra os chamados "pequenos" que se ganham campeonatos.

José Correia disse...

Alexandre Burmester disse...
«Quantas vezes não deixou o Artur Jorge o Madjer no banco por motivos semelhantes»

Não foram assim tantas... E das vezes que deixou o "mágico do Magrebe" de fora fez mal (assina Zé Correia, treinador de bancada)... ;-)

Anónimo disse...

Pois é, AFC, mas o Quaresma chegou ao Inter, isto é, ao Mourinho, e desapareceu. Aliás, o jogo do Mourinho encaixa mal extremos, vide os casos de Damian Duff e Arjen Robben, além do cigano - e nem percebo para que quis o Di Maria - e é sobre as alas que o Hulk rende mais.

Anónimo disse...

Não tenho a contabilidade presente, Zé Correia, mas o Madjer esteve longe de ser titularíssimo no FCP em certos perídos, nomeadamente na época de Viena.

José Correia disse...

Reparem no seguinte: estamos para aqui a discutir (de forma saudável diga-se), se quem deve ser titular é o Hulk (5,5 milhões por 50% do passe), o Rodriguez (7 milhões por 70% do passe) ou o James (5,1 milhões por 70% do passe).
Quem parece ser indiscutível, à direita ou à esquerda, é Silvestre Varela, o qual chegou ao FC Porto contratado a custo zero. Interessante...

AFC disse...

Bem a razão da ida de Quaresma para o Inter... Eu tenho uma teoria para isso Alexandre. E a minha teoria chama-se "Jorge Mendes". E como diria o Octávio: "vocês sabem do que eu estou a falar".

E com o Di Maria aplica-se a mesma receita.


Enfim, jogar em Inglaterra significa uma alteração em termos tácticos na mente de um treinador "continental". Repare-se que Benitez foi muito bem sucedido nas competições europeias com o Liverpool, mas na liga inglesa.. foi o que se viu. Mourinho soube adaptar-se ao jogo britânico que não passa por jogadores de "banda" (como diriam os espanhóis).

AFC disse...

"Pessoalmente é a contratação que à partida menos compreendo (bem, para além de Pawel. e eventualmente de Moutinho se Meireles não for vendido)..."

Esta será a grande dor de cabeça de Villas-Boas. Isto porque tenho a ligeira impressão que à SAD não chegaram nenhumas propostas para levar Meireles. Ou se chegaram não passaram os 7/8M.

A pergunto que eu faço e que envolve duas vertentes de análise (financeira e desportiva) é se o FCP não deveria aproveitar a possibilidade de contratar um dos mais promissores médios do futebol português, e ainda por cima, a um rival directo.

Eu acho que foi um bom acto de gestão financeira e desportiva, mas só o tempo o confirmará.

Gaspar Lança disse...

Não tenho qualquer dúvida em relação a Falcao. Homem fixo no 11 portista, salvo lesão ou castigo.
Agora, do lado direito (a contar que jogamos em 4x3x3) apostaria em Hulk, alternando com James e no extremo oposto Varela a titular.

Um abraço

Anónimo disse...

"Mourinho soube adaptar-se ao jogo britânico que não passa por jogadores de "banda" (como diriam os espanhóis)."

Eu acho que o Mourinho até nem fez grandes mudanças à sua maneira de jogar quando foi para Inglaterra, caro AFC. Já no Porto ele não usava extremos e em Inglaterra manteve o seu 4-4-2 "losango", ou seja, nem sequer adoptou o comum 4-4-2 britânico ("em linha"), inventado por Sir Alf Ramsey e em Portugal adoptado por José Maria Pedroto.

AFC disse...

No Porto ele usava extremos sendo o 4-3-3 o sistema preferencialmente usado e apenas jogava em 4-4-2 "losango" contra os "grandes" e na Liga dos Campeões. Aliás o plantel era constiuido por Marco Ferreira, César Peixoto, Sérgio Conceição, Derlei, Bosingwa (que chegou a jogar a extremo contra o Real Madrid), Maciel, todos extremos utilizados com alguma regularidade.

Em Inglaterra jogava em 4-4-2 "losango", mas e o 4-3-3 era o sistema alternativo.

No Inter jogou em 4-3-3, embora os três avançados (Pandev, Eto'o e Milito) estivessem mais na zona defensiva do meio campo do que na frente de ataque.

Anónimo disse...

Marco Ferreira, César Peixoto e, especialmente, Sérgio Conceição, estiveram muito longe de serem titulares certos com o Mourinho. O Derlei não era propriamente um extremo, era um ponta-de-lança que sabia jogar nas faixas - tal como o Lisandro e tal como, no caso do Mourinho, o Drogba.

O facto de em Inglaterra o Mourinho usar como alternativa o 4-3-3, e em Portugal o utilizar nos jogos mais "fáceis", é naturalíssimo, mas o 4-4-2 losango é - ou pelo menos era - o seu modelo preferido.


Quanto ao que ele fazia no Inter não tenho grandes dados para me pronunciar porque normalmente evito os jogos do campeonato de Itália - prefiro ver um filme do Manoel Oliveira;-) - mas lembro-me de ver o Eto'o a fazer um grande jogo a defesa em Camp Nou;-).

miguel.ca disse...

O James devia ser emprestado. Acho que seria arriscado manter no plantel um miúdo de 19 anos a quem toda a gente reconhece potencial para vir a ser demolidor.
Se não jogar, está tramado e a concorrência para o lugar é demasiado "pesada".

José Rodrigues disse...

"O James devia ser emprestado. [...]Se não jogar, está tramado e a concorrência para o lugar é demasiado "pesada"."

Bem, se fosse jogador da casa (um Ukra, por ex) de certeza q vinha muita gente dizer no fim da época q "teve a sua oportunidade e demonstrou não servir para um FCP"...

Mas como custou tanto dinheiro de certeza q terá as oportunidades q forem necessárias sem q muita gente reclame por não render... como foi o caso de um Guarin e outras contratações.

Saliento no entanto q as expectativas dos próprios jogadores têm q ser muito bem geridas...O James de certeza q as tem, e se porventura ficar encostado vai ser uma chatice para as gerir.

Eu continuo na minha: ou ele é mesmo muito bom, ou então não se compreende esta atitude de novo-rico (gastando tanto dinheiro numa posição em q estamos muito bem servidos) qdo andamos apertados financeiramente. Depois admirem-se q andemos a vender jogadores prematuramente (Lucho no ano passado, bem possivelmente Fucile este ano, etc).

Orgulhoazulebranco disse...

Com dores de cabeça destas podemos nós bem.

Pessoalmente,acho que o Hulk apaga-se um pouco junto à linha,mas o seu principal defeito é a falta de frieza e maturidade.
Consigo-me lembrar de N vezes em que ele,só com o redes pela frente,não conseguiu marcar.
É um excelente jogador,sem dúvida,atenção! Mas se ele tivesse,vá,60 a 70% da maturidade do Varela...jazus...

meirelesportuense disse...

"Quantas vezes não deixou o Artur Jorge o Madjer no banco por motivos semelhantes, e nem sequer podemos comparar o Hulk àquele grande jogador."
Alexandre:
O Madjer esteve algumas vezes lesionado, aliás antes da final de Viena estava tocado na coxa esquerda, quem revir o jogo perceberá isso, mas com ele em campo o jogo era outro, embora muita gente o gostasse e quisesse ver na área, era na suas margens que ele desequilibrava mais...E definia um jogo com uma simplicidade ímpar...Das primeiras vezes que o vi actuar -já não sei se no Bessa -dois golos-, se nas Antas à noite frente ao Sporting de Sousa e Pacheco- foi de arrasar...Era de pasmar a sua qualidade.

Anónimo disse...

Meireles, eu não disse que achava bem o Madjer ficar de fora. Era um grande admirador dele, devo dizer. Quando disse que o AJ o deixou de fora muitas vezes, estava obviamente a excluir as lesões.

Vi esse jogo no Bessa, mas vi tambéma sua estreia, na jornada anterior, no Restelo. Perdíamos 1-0 ou 2-1 ao intervalo, se bem me lembro, mas na 2ª parte ele abriu o livro e ganhámos 3-2. Ele marcou 1 ou 2 golos e o ouro (ou outros) foi marcado pelo Vermelhinho.

Foi por causa da categoria dele que começou a haver problemas com o Gomes, que sentia que deixara de ser "a estrela da companhia".

Mas o Madjer era tacticamente indisciplinado (e não só tacticamente;-)) e por isso várias vezes aqueceu o banco. Por exemplo, nesse ano de Viena, no jogo da Luz (que perdemos 3-1) ele só entrou na 2ª parte.

meirelesportuense disse...

Claro que o Madjer assim que chegou e mostrou a sua qualidade, começou a pôr em causa a posição do Gomes dentro da equipa, por isso passado pouco tempo o Gomes era considerado "finito" e entrava em ruptura com a Direcção do Futebol...Nem era verdade que o Gomes estava "finito" como se comprovou nas épocas que fez em Alvalade, nem era o super Gomes que ele próprio se proclamava -o Porto é Gomes e mais dez (Quinito)- 5-0 na Holanda mostraram bem essa indefinição.
Madjer era um criativo puro, como o Futre, como o Hulk, ou como o Quaresma...Esses jogadores dificilmente se submetem a tácticas rígidas, para isso -para a imolação- lá estão os operários.
Como na Sociedade.

meirelesportuense disse...

E já agora um desabafo:-O grande operário desta equipa do Porto é o João Moutinho!...

Daniel Gonçalves disse...

Madjer era um criativo único, quando chegou em 85/86 mostrou o seu valor, e nessa época foi mais vezes titular que na seguinte, 86/87 o Alexandre lembrou o 3-1 na Luz logo a abrir a 2ª volta do campeonato, pois refira-se que já na 1º jornada (86/87) contra o SLB, no estádio do Braga devido ao rebaixamento das Antas, ele não entrou no onze titular, agora é especulação afirmar que ele ficava no banco por ser "egoista", penso que se devia mais à "rigidez táctica" do Artur Jorge. E Gomes não ficou na "escuridão" mediática por causa de Madjer, aliás a vinda de Juary e depois de Casagrande poderiam ter contribuído mais para o afastamento de Gomes da equipa, o que não aconteceu.

Sérgio Moutinho disse...

Muita boa a avaliação, na minha opiniao deveriamos adoptar um sistema 4 4 2 / 4 3 3 .. jogando na frente com hulk e falcao (medios avançados beluchi e varela descaindo o hulk para um lado, o que nao acho ser impossivel de implementar.
Mas fora tacticas centrando-me nos jogadores penso que Hulk e C.Rodriguez teem de explodir e se defenir como um jogador bom ou execelente. Teem ambos possibilidad es para isso mas continuado o Hulk com a atrapalhação e a não objectividade do seu jogo e o Rodriguez com as perdas de bola no 1 para 1 (coisa que ja me irrita pessoalmente, vi-o no slb a fazer muito melhor do que ja fez no FCP...)

Ja agora lanço uma ideia...
James, Rodriguez, Hulk e Ukra. 4 Medios eskerdos? Acho que é po guiness.