segunda-feira, 2 de julho de 2012

Os capitães da Final


Na época passada, quando Helton deixou de ser o capitão da equipa do FC Porto e a braçadeira foi entregue a Hulk, o argumento apresentado, em termos públicos, é que não convinha que o capitão fosse o guarda-redes.

Ora, Gianluigi Buffon e Iker Casillas são os capitães das duas seleções finalistas do EURO 2012. E são... guarda-redes. Não me parece que este facto tenha, de algum modo, prejudicado as seleções italiana ou espanhola.

8 comentários:

nobigdeal disse...

se a memória não me falha a mudança de braçadeira no FCP coincidiu com um jogo que ia ser apitado pelo Bruno Paixão.

Pedro disse...

A realidade de um jogo de selecção nada tem a ver com um de um clube. Muito menos nas competições internas onde a discussão e diálogo com os árbitros são comuns.

Numa competição como o campeonato o capitão tem de estar muito próximo do árbitro. Nas competições da UEFA o cenário é radicalmente diferente, os diálogos mal existem, nem valem a pena.

Mario disse...

Não só coincidiu com o Bruno Paixão mas tb coincidiu com indicações de amarelar o guarda redes caso ele saísse da sua área para falar com o árbitro.

Mario disse...

Quando mudaram o capitão, tinham sido dadas indicações aos árbitros para amarelarem os guarda redes que saíssem da sua área para falar. Essa foi a principal razão para a mudança de guarda-redes.

José Correia disse...

Pedro disse...
A realidade de um jogo de selecção nada tem a ver com um de um clube

Não me parece que, em termos de quem enverga a braçadeira de capitão, as realidades sejam assim tão diferentes.
Mas mesmo que assim fosse, Iker Casillas é também o capitão do Real Madrid (campeão de Espanha) e, com o abandono progressivo de Del Piero, Gianluigi Buffon é cada vez mais o capitão da Juventus (campeão de Itália).

Ver links:
http://www.zimbio.com/pictures/Tj9idXa_Bk9/AC+Milan+v+Juventus+FC+Luigi+Berlusconi+Trophy/cj0kFt_hy6r/Gianlugi+Buffon
http://juventiknows.com/italjuve-euro-2012-profiles-gianluigi-buffon/

José Correia disse...

Mario disse...
coincidiu com indicações de amarelar o guarda redes caso ele saísse da sua área para falar com o árbitro

De certeza que existiram mesmo essas indicações?
E, se existem, não se aplicam aos campeonatos espanhol e italiano?

Pedro disse...

@José Correia,

Acho que também terá a ver com o carisma muito forte de Casillas e Buffon. Helton não o tem, e realmente com a arbitragem portuguesa não sei se é melhor ter alguém educado como Helton, ou um bronco.

De qualquer das formas, isto não implica que não tenha suspeitado na altura das razões apontadas à mudança de capitão. Foi uma história mal contada.

Anónimo disse...

...foi estratégica esta mudança, porque a mudança levou-a para um jogador que foi muito mais determinante a partir do momento que a recebeu. O hulk explode neste campeonato ( e explode com o campeonato )a partir do momento que a recebeu O factor motivacional inerente a este facto foi decisivo. Ser capitão no Porto não é para todos. É uma responsabilidade, e também é uma montra porque são poucos que o conseguem!