sábado, 3 de janeiro de 2009

Prestigio internacional intacto

O FC Porto está garantido na Peace Cup 2009, torneio de pré-época que se afirma como um Mundial de clubes, juntando a elite do futebol internacional.

A presença dos dragões era ontem assegurada pelo jornal espanhol “Marca”, junto de um lote de colossos como Real Madrid, Juventus, Sevilha, Lyon e Ajax. Liga de Quito (do Equador, vencedor da última Libertadores) e Seongmhan Ilan (da Coreia do Sul) estão também já confirmados, escreve o diário de Madrid. Faltam quatro equipas para fechar o lote de 12 que vão competir entre 24 de Julho e 2 de Agosto.

PSV Eindhoven, vencedor da 1ª edição da Peace Cup em 2003

Esta é a primeira edição do torneio fora da Coreia, tendo a Andaluzia vencido o “concurso”, oferecendo como trunfo a concentração de pessoas na região nessa altura do ano. Mas o Santiago Bernabéu (Madrid) vai também receber jogos da fase de grupos. A prova é inicialmente composta por quatro agrupamentos, sendo que os vencedores se defrontam entre si nas meias-finais.

São desconhecidas as verbas a distribuir pelos participantes, mas a competição organizada pela Peace Football Foundation costuma ser bem lucrativa. Ganhar o troféu vale 2 milhões de euros. Metade desse prémio fica para o finalista e quem for eliminado nas meias-finais recebe 500 mil euros.

Olympique Lyonnais, vencedor da 3ª edição da Peace Cup (última disputada) em 2007

Números muito atractivos para a SAD azul e branca, que tem desafios desportivos muito interessantes na pré-temporada e garante, ainda, um capital de prestígio pela presença num torneio de colossos. De resto, o FC Porto já tinha sido convidado no passado.

in Record, 31/12/2008

----------

Conforme se pode ver no site oficial da Peace Cup, para já ainda só estão confirmados cinco (Sevilha, Lyon, Real Madrid, Liga de Quito e Juventus) dos doze clubes que irão disputar este prestigiado e endinheirado torneio.

Contudo, mesmo sem haver uma confirmação oficial, esta notícia da MARCA vem provar que o prestígio internacional do FC Porto continua intacto, para tristeza de muitos benfiquistas e sportinguistas. Sim, porque entre a legião de anti-portistas havia quem pensasse (sonhasse?) que as declarações de Platini no Verão passado seriam suficientes para pôr em causa o prestígio que os dragões conquistaram nos relvados mundiais, de Viena a Tóquio, ao longo dos últimos 25 anos.





É nestas alturas que os tristes medíocres invejosos deste país têm de acordar dos seus sonhos para o pesadelo da realidade que os vem atormentando nas últimas décadas. Tal como para o G-14 e para a SuperLeague Formula, o clube português convidado para estas coisas é o FC Porto. Os outros que continuem a sonhar e... podem ir apreciando as primeiras páginas de A BOLA...

Nota: A selecção das fotos e os negritos no texto são da minha responsabilidade.

1 comentário:

Nuno Nunes disse...

Excelente notícia.
Se tivesse sido convidado um dos clubes de Lisboa seria a histeria habitual nas páginas desse jornal merdoso que é A Bola.

Além de ser um torneio muito prestigiado conta com prémios bem aliciantes numa fase em que as receitas do futebol a nível global correm o sério risco de diminuir consideravelmente. A sad que aproveite esta oportunidade.