quarta-feira, 5 de agosto de 2009

E agora Platini?


«Lisboa, 04 Ago (Lusa) - A UEFA encerrou a investigação contra o FC Porto por alegada tentativa de corrupção de árbitros em Portugal e confirmou a presença dos tetra-campeões na edição desta época da Liga dos Campeões de futebol.
A decisão do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA foi hoje comunicada às partes - incluindo FC Porto, Benfica, Vitória de Guimarães e Federação Portuguesa de Futebol -, num documento a que a Agência Lusa teve acesso.
"A investigação aberta contra o FC Porto devido ao caso Apito Dourado está fechada e retirada da lista de processos", refere o documento, adiantando que "o FC Porto está admitido a participar nas competições de clubes da UEFA na época 2009/10".»
in LUSA - Agência de Notícias de Portugal


Em 15 de Setembro de 2008, após ter sido divulgado o acórdão do Tribunal Arbitral do Desporto, em que era apontado o dedo à UEFA e postos em cheque tanto a Comissão Disciplinar da Liga como o Conselho de Justiça da FPF, ficou desde logo claro que a possibilidade de o FC Porto ser excluído da Liga dos Campeões na secretaria estava seriamente comprometida.

Se o cenário já estava negro para as pretensões do SLB, o golpe de misericórdia foi dado em 24 de Março deste ano, quando o Comité Executivo da UEFA aprovou a alteração aos regulamentos da Liga dos Campeões e, nomeadamente, reviu o famigerado artigo 1.04, que esteve na origem das dúvidas sobre a admissão do FC Porto na época passada.

A decisão final do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA anunciada ontem é apenas o corolário lógico das decisões anteriores.

Perante tudo isto, é caso para perguntar: E agora Platini?
Será que este individuo percebeu o descrédito e ridículo em que caiu após as declarações que fez há um ano atrás?
Se o ex-jogador da Juventus tivesse um pingo de vergonha, viria a público retratar-se e pedir desculpa ao FC Porto. Como não parece ter estatura ético-moral para reconhecer que se precipitou, o mais provável é que não o faça e limitar-se-á, tal como os pseudo 6 milhões, a engolir em seco.

Chegados ao fim desta trama, sobra uma pequena consolação: felizmente a UEFA ainda não é uma coutada onde personagens sinistras como este Michel põem e dispõem a seu belo prazer.

12 comentários:

BlueZib disse...

Aos que gostam de ganhar na secretaria, (maus hábitos do regime) paguem as custas do processos!
E não se esqueçam de enviar uma garrafinha de vinho ao platini...

José Correia disse...

Cronologia

2008
9 de Maio
Comissão Disciplinar da Liga anuncia penas do "Apito Final". FC Porto perde 6 pontos por alegadamente tentar corromper árbitros; Pinto da Costa é suspenso por dois anos.

29 de Maio
FC Porto confirma notificação da UEFA da abertura de processo por alegada violação do regulamento de provas.

4 de Junho
Comité de Controlo e Disciplina da UEFA, presidido pelo austríaco Thomas Partl, anuncia exclusão do FC Porto das competições europeias por envolvimento em caso de alegada corrupção, decisão que poderia beneficiar Guimarães e Benfica.

11 de Junho
FC Porto recorre ao Comité de Apelo, alegando que a condenação ainda não era definitiva, depois do recurso de Pinto da Costa.

13 de Junho
Comité de Apelo anula a exclusão da Liga dos Campeões e remete nova decisão para o Comité de Controlo e Disciplina. A sentença ganha destaque por ser pouco comum o desacordo entre os dois órgãos da UEFA. O processo volta à primeira instância.

16 de Junho
UEFA permite participação do FC Porto, pois teme não receber decisão do recurso de Pinto da Costa, ao Conselho de Justiça, em tempo útil. Em caso de decisão desfavorável, dragões ainda poderiam ser excluídos da Liga dos Campeões em 2009/10.

26 de Junho
Michel Platini, presidente da UEFA, insurge-se contra a admissão dos dragões na Champions. "Como presidente da UEFA não estou contente com a inclusão do FC Porto na Liga dos Campeões".

27 de Junho
Benfica e Guimarães, principais beneficiados com a exclusão do FC Porto, recorrem ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

15 de Setembro
TAS iliba FC Porto e arrasa Apito Final. A fundamentação da sentença de 15 de Julho é duríssima com a UEFA e defende que nem a Comissão Disciplinar, nem o CJ provam actos ilícitos.

2009
24 de Fevereiro
A alínea d) do ponto 1.04 dos regulamentos de Competições da Champions, que quase excluiu o FC Porto da prova é revista. Faltava apenas a ratificação do Comité Executivo.

24 de Março
O Comité Executivo da UEFA aprova proposta de reformulação dos critérios de admissão às competições europeias, elaborado pelo Comité de Competições de Clubes, apontando 27 de Abril de 2007 como marco a partir do qual são levados em conta os casos de envolvimento directo ou indirecto na manipulação ou viciações de um jogo. O FC Porto fica a salvo.

4 de Agosto
UEFA encerra a investigação contra o FC Porto por alegada tentativa de corrupção de árbitros em Portugal e confirma a presença dos tetracampeões na edição desta época da Liga dos Campeões.

in O JOGO, 2009/08/05

José Correia disse...

«O Benfica já foi notificado da decisão da UEFA de encerrar a investigação ao FC Porto no âmbito do Apito Dourado e não vai recorrer, avançou ao PÚBLICO João Gabriel, director de comunicação do clube da Luz. O Vitória de Guimarães só nesta quarta-feira tomará uma posição.

“O Benfica não vai recorrer”, explicou João Gabriel, para quem esta decisão “não é uma surpresa”, desde o momento em que a UEFA alterou o regulamento de competições.

Já Emílio Macedo, presidente do Vitória de Guimarães, disse ao PÚBLICO que vai reunir-se “com o departamento jurídico e estudar a notificação”, remetendo para esta quarta-feira a decisão do clube sobre um eventual recurso.»

in PÚBLICO, 05/08/2009

Pedro disse...

Do SLB... já espero coisas nojentas. Cada vez respeito menos aquele ninho de bebados e broncos.

O Guimarães já me faz mais confusão. Um clube que se reabilitou com a ajuda do FCP e que de repente se vende. Desejo-lhes uma rápida descida de divisão e uma sorte pior que o Boavista.

jchs disse...

Fraco consolo e nenhum motivo de regozijo se o(s) fundamento(s) da decisão estiver(em) relacionado(s) com a alteração do Regulamento da UEFA. Caso não tivesse havido alteração regulamentar, designadamente a questão da retroactividade, será que a decisão teria sido a mesma?
Esta nódoa só será apagada, e apenas em parte porque a "justiça popular" há muito está feita (bem ou mal não vem agora ao caso), no dia em que o CD da Liga ou o CJ da FPF revogarem as decisões proferidas. E não há como fugir disto.

HULK 11M disse...

"...Caso não tivesse havido alteração regulamentar, designadamente a questão da retroactividade, será que a decisão teria sido a mesma?..."

No comunicado da UEFA é referida outra razão: o facto do processo ainda não ter sido dado encerrado pelas autoridades portuguesas.

Sendo assim, reconhece-se que houve precipitação dos orgãos de disciplina do futebol português e, óbviamente, desadequada tentativa de aproveitamento por parte dos clubes que reclamaram.

Penso que é uma grande vitória do FCP e uma grande vergonha para a "justiça" do futebol em Portugal! Mas claro, disto, a CS do regime dirá nada!

Pedro disse...

"Esta nódoa só será apagada, e apenas em parte porque a "justiça popular" há muito está feita (bem ou mal não vem agora ao caso), no dia em que o CD da Liga ou o CJ da FPF revogarem as decisões proferidas."

Acho que todos os portistas se estão a cagar para o CD da Liga, sabendo-se por quem é controlado, e também para a justiça popular. O que interessa são os tribunais civis e aí o FCP foi julgado inocente, bem como foram denunciadas situações de clara manipulação de testemunhas. Tudo o resto é so clubite aguda.

jchs disse...

Pois, eu sei que há clubite aguda, pior, manipulação da oplnião pública, que os tribunais civis absolveram(embora ainda com recurso pendente), contudo...contudo,há factos muito desagradáveis que se passaram e estão demonstrados, e para os quais eu como portista não me estou a cagar, digo mais, até me deixam preocupado.

Pedro disse...

A mim só incomoda a visita do árbitro a casa do PC. No outro caso, e depois de lido o despacho do tribunal, não tenho dúvidas nenhumas da inocência de PC.

No caso da visita interrogo-me o porquê da Judiciária não ter interceptado o árbitro á saída, para verificar se levava alguma prenda. Sabiam da visita pelas escutas, acho que se houvesse indicios de irregularidade teriam verificado. Mas não, foi só depois do livro que o caso voltou á ribalta.

De qualquer das formas incomoda-me o facto do árbitro ter entrado na casa. Não deve acontecer.

Incomoda-me muito mais que outros factos relativos a outros clubes não tenham sido investigados.... Incomoda-me que o processo apito encarnado esteja parado na PGR há 1 ano e meio. Incomoda-me que o jogo Estoril-Benfica nunca tenha sido investigado após multiplas denuncias.

Por isso repito, estou a cagar-me na justiça popular.

Ps: O despacho do caso Porto-E.Amadora não me deixa dúvidas, acho que todos o deviamos ler. Posso duvidar de muita coisa em PC mas este caso foi claramente uma montagem.

Paulo Marques disse...

Montagem é eufemismo. Foi uma verdadeira cabala.

Mefistófeles disse...

Este palhaço Platini é execrável e o tempo o demonstrará. Já como jogador me metia nojo...

Jorge Mota disse...

este platini mete nojo ao nojo.era quem lhe desse 1a vergastadas no lombo pa aprender a n ser porco.fez a carreira dele a roubar na sel francesa e na juventus.n me eskeço daquela final 84.LADROES.

qto ao apito dourado a unica coisa q me ocorre perguntar e pq e q o sltrampa foi campeao com 1 director desportivo q era socio maioritario do estoril.escusado sera dizer pq me refiro ao estoril.

qto aos gajos do CD,fazem me lembrar aqueles julgamentos sumarios à regime nazi.6 patarecos,a mamar whiskey e a jogar cartas a volta de uma mesa decidiram aprioradamente 1a determinada pena...patetico.