quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A origem do Xistrema


Há muitas pessoas, incluindo portistas, que desconhecem ou já não se lembram dos factos que estão na origem do Xistrema.
Recuemos então à época 2001/02. José Mourinho tinha substituído Octávio Machado no comando técnico dos dragões e, com alguns hiatos pelo meio, a equipa vinha encetando uma recuperação segura chegando-se aos lugares da frente da classificação.

Entre a 20ª e a 23ª jornada quatro vitórias consecutivas, com 10 golos marcados e apenas 4 sofridos:
20ª jornada (26/01/2002), FC Porto x Marítimo, 2-1
21ª jornada (03/02/2002), Varzim x FC Porto, 0-1
22ª jornada (10/02/2002), FC Porto x Benfica, 3-2
23ª jornada (16/02/2002), V. Setúbal x FC Porto, 1-4

23 de Fevereiro de 2002, 19h30, Estádio das Antas, ia jogar-se o FC Porto x Beira Mar da 24ª jornada.
Árbitro nomeado: Carlos Miguel Taborda Xistra, de apenas 28 anos (nasceu na Covilhã a 2 de Janeiro de 1974) e que tinha subido à 1ª categoria dois anos antes.

25': Jorge Andrade é expulso com um vermelho directo. Deco protesta e vê o cartão amarelo.

27': Cristiano aproveita o nervosismo que se instalou na equipa portista e faz o 0-1.

29': Alenitchev é admoestado com o cartão amarelo.

41': Clayton é punido com o cartão amarelo.

42': McCarthy marca e faz o empate (1-1).

Apesar da cacetada e do anti-jogo, o Beira-Mar chegou ao intervalo com a folha disciplinar completamente limpa. Neste aspecto, o FC Porto destacava-se e "ganhava" por três amarelos mais um vermelho a zero...
Aliás, constatando a perseguição de que os jogadores portistas estavam a ser alvo, Mourinho haveria de rapidamente substituir os já amarelados Alenitchev (aos 45') e Clayton (aos 54').

51': Fary marca para o Beira Mar (1-2).

52': Mário Silva é punido com o cartão amarelo.

74': Deco vê o segundo cartão amarelo e é expulso. Cândido Costa protesta e vê também o cartão amarelo.

81': Paredes marca e volta a empatar o jogo (2-2).

Mesmo a jogar com nove contra 14, os jogadores do FC Porto não se remeteram à defesa e continuaram à procura da vitória. Aproveitando esse facto, aos 85 minutos, num contra-ataque, Fary marca novamente fazendo o resultado final (2-3).

Apesar da derrota, eu fui um dos 19810 espectadores que, no final, não regatearam aplausos aos heróis que vestiram de azul-e-branco. Mais. Foi a partir deste jogo que passei a acreditar convictamente que o Mourinho iria montar uma grande equipa de futebol na época seguinte.

Quanto ao árbitro, se antes deste jogo o covilhanense Carlos Xistra era um ilustre desconhecido, no final o país desportivo fixou o seu nome, elogiou-lhe a coragem (cinco cartões amarelos e dois vermelhos a jogadores do FCP é obra!) e augurou-lhe um futuro brilhante na arbitragem portuguesa, o que se viria a confirmar com a sua promoção a árbitro internacional, pela mão de Vítor Pereira, em 1 de Janeiro de 2008.

Se é verdade que foi na sequência do FC Porto x Beira Mar da época 2001/02 que surgiu a designação Xistrema, depois do jornal O JOGO ter feito capa com esse título, ao longo dos anos o ex-atleta das camadas jovens do Sporting da Covilhã tem feito jus para merecer lugar de destaque ao lado de artistas como Bruno "Campo Maior" Paixão e Lucílio "Calabote" Baptista. Para não ir mais longe, basta recordar o que se passou na época passada.

Supertaça Cândido de Oliveira, Sporting x FC Porto
Dois vermelhos por mostrar a jogadores leoninos.

Taça da Liga, Sporting x FC Porto
Dois penalties inventados por Xistra viraram o resultado.


Campeonato, V. Guimarães x FC Porto
Para além dos amarelos por mostrar, Xistra perdoou duas expulsões a jogadores vimaranenses - Milhazes e Custódio.

Vídeo com imagens do massacre de que Hulk foi alvo no Vitória Guimarães x FC Porto da época passada, perante a complacência do Carlos Xistrema.

Campeonato, E. Amadora x FC Porto
Ney arrumou Hulk e Xistra nem sequer lhe mostrou o cartão amarelo.


Tivesse Xistra feito metade disto em prejuízo de Sporting ou Benfica e, para além de ir directamente para a "jarra", não tenho qualquer dúvida de que estaria sujeito a uma longa travessia do deserto no que diz respeito a nomeações para os clubes da 2ª circular (veja-se o que aconteceu a Lucílio Baptista depois da final da Taça da Liga e veremos quando é que voltará a ser nomeado para jogos do Sporting).

O historial que Carlos Xistra tem em jogos do FC Porto é de arrepiar. Assim sendo, como é possível que a Administração da SAD nunca tenha tomado uma posição dura e inequívoca em relação a este árbitro?

Perante as sucessivas roubalheiras, particularmente na época passada, como é possível que os dirigentes portistas não tenham feito ouvir, alto e bom som, a sua indignação de modo a, pelo menos, evitar estas nomeações cirúrgicas do senhor Vítor Pereira?

Há coisas que, sinceramente, não consigo perceber. Esta é uma delas e outra é ver em blogues e fóruns muitos portistas indignados com estas xistralhadas, mas aceitarem pacificamente que a Direcção do FC Porto não se indigne, nem proteste.

Com o seu inexplicável silêncio, e embora de forma involuntária, os dirigentes do FC Porto acabam por ser cúmplices deste Xistrema.

Fotos: Record

18 comentários:

Offshore disse...

.

Uminho1 disse...

Só se fala nas arbitragens, e ainda só estamos na 1ªjornada. Não há cultura desportiva alguma em Portugal.

É verdade que o Xistra já roubou muito em anos anteriores, mas tão maus como ele há vários.

Mas ainda se percebe menos, estes queixumes todos, quando a arbitragem do Xistra não sendo perfeita , foi em 90% do casos correcta.

Vir o Jorge Coroado dizer que o Assunção fez penalti, para mim é para rir.

Por acaso esqueceu-se da mão na cara do Hulk e que em situações normais deveria dar expulsão directa ou o segundo amarelo, mesmo que o primeiro tivesse sido injusto pela falta em si, mas não pelos protestos sucessivos.

E para terminar o que dizer do lance que poderia dar o golo do Paços de Ferreira?

Sejámos honestos, e não vamos entrar na mesma verborreia da Abola, que até chegou à conclusão que o jogo da Luz devia ter mais 10 minutos de desconto, que o penalti deveria ser repetido, etc,etc. Só tonterias.

Não foi pelo arbitro que empatamos e fizemos uma exibição fraca.

Quanto à SAD, tem lá os Labaredas para dizer uns bitaites, mas no fundo sabem que não podem desculpar-se com a arbitragem, neste caso em paricular.

Deixemos desta coisas.

A equipa não joga nada, mas só nos atiramos aos árbitros.

Assim é fácil.

Afinal , se fizermos uma comparação, os árbitros estiveram em melhor forma do que a maioria das equipas. Estão todos em inicio de época.

Offshore disse...

mas se é justo falar desse fora de jogo no último minuto porque não falar dos 3 que ocorreram na 1º parte ?!?

e o lance da suposta mão na cara foi bem analisado no Trio de Ataque com uma opinião unanime entre os participantes, não houve falta.

José Correia disse...

Caro Uminho1, o que está em causa não são os erros pontuais dos árbitros, em faltas, penalties ou foras-de-jogo. O que está em causa é a dualidade de critérios para situações e jogadas idênticas, com o prejuízo a tender sempre, ou quase sempre, para o mesmo lado - a equipa portista.

No caso do Carlos Xistra apresentei como exemplos vários jogos em que este aspecto - dualidade de critérios - é muito claro e absolutamente inquestionável.

O Uminho1 consegue explicar porque razão o Carlos Xistra é rápido e não hesita em punir os jogadores do FC Porto quando estes protestam e não faz o mesmo em relação aos jogadores das equipas adversárias?

O Uminho1 consegue explicar porque razão o Hulk é punido com um 2º cartão amarelo, logo vermelho, por ter uma entrada mais impetuosa, e quando é ele o alvo de "entradas assassinas" nada de grave acontece aos agressores?

Meu caro, esta tendência do Carlos Xistra não é de hoje, nem de ontem. Conforme eu recordo neste artigo começou na época 2001/02. Lembrá-lo e dizê-lo, alto e bom som, é um direito que nos assiste e de que eu não abdico.

José Correia disse...

Quanto ao facto referido pelo Uminho1, de que "a equipa não joga nada, mas só nos atiramos aos árbitros", isso será assunto para outros artigos do RP.

rui disse...

Claro que nao foi por causa do arbitro que o porto nao ganhou, mas o que aqui se reclama é que nao haja dois pesos e duas medidas...e é isso que claramente se nota...porque é que o porto tem sp de jogar mais do que apenas o necessario para vencer o seu adversario (directo) do outro lado? Poruqe é que tem de jogar mais para ultrapassar essas adversidades dos arbitros? E porque é que os outros nao o tem de fazer?? Que merda é essa???Já viu se no seu emprego tivesse de trabalhar o dobro para ganhar o seu salario e houvesse um colega seu que nao fizesse a ponta de um corno e que tivesse as costas protegidas pelo chefe? Acharia bem??

Há que haver seriedade e neste caso se o hulk fosse expluso, metade da equipa do paços tb o era por protestos e por exemplo no jogo do benfica tinham vindo 4 jogadores do benfica pa rua...Que merda é esta??


RuiBonga

rui disse...

Fazendo uma adenda e para quem tem a memoria muito curtinha, alguem se lembra como é que o hulk acabou o jogo contra o paços pa supertaça...pois todo fodido de uma valente caçetada que deveria ser vermelho...mas alguem acha que o jogador que se ve lesionado, passado uma semana entra em campo para jogar contra essa mesma equipa que o massacrou, mal começam as faltas sobre ele não se passe?? Não venham com essa desculpa de ele ser um professional porque se nos vossos empregos estivem a lidar com um cliente que fosse um cabrao e sobretudo que vos andasse a prejudicar financeiramente numa 1ª vez, e a seguir numa 2ª, numa terceira a paciencia começava-se a esgotar...

Ruibonga

Luís Carvalho disse...

Zé Correia,

Parece que estamos, definitivamente, em presença de algo raro, senão inédito, entre portistas.

Há quem defenda que, sendo os “roubos” arbitrais algo de tão habitual e bem enraizado no futebol português, devemos optar por não os abordar, ou seja, no fundo, devemos aderir ao silêncio da SAD.
Mais ainda, se não apresentarmos, numa dada partida, um futebol consentâneo com os nossos elevados pergaminhos, então aí é que não há mesmo outra hipótese: é mesmo para ficarmos mudos e calados.

Não há como o negar: existe mesmo muita que gente que defende esta nova política do “come e cala”, em detrimento daquela outra que, até recentemente, era por todos seguida: nunca vergar, por muito que estes “erros” dos homens do apito, sejam habituais, ou melhor, que queiram fazer passá-los por normais.

Para lá de alguns já começarem a dar o “benefício” da boa-fé a muitos árbitros cá do burgo, existe até quem já diga que, se um dado árbitro cometeu apenas alguns erros, já nos devemos dar por satisfeitos, já que outros árbitros bem piores existirão.

Este é um fenómeno novo, entre a nossa massa adepta, e creio que deve ser motivo para reflexão e memória futura.

Pedro disse...

Segundo o Uminho podemos ser roubados de todas as formas e feitios e ficar calados. Eu não quero voltar ao antes de 1974. Aí era comer e calar, ou melhor ser comido e calar.

Preocupa-me este conformismo de alguns adeptos, se é que são mesmo portistas, em relação a certas questões. O histórico deste árbitro é qualquer coisa.

Os 2 penaltis da Taça da Liga são escandalosos e mais escandoloso foi o silêncio da SAD nessa altura, que se arrasta até hoje.

E depois vem um idiota dizer que a mão do Hulk na cara do Anunciação era para vermelho. Desculpe lá caro Uminho mas das duas uma, ou és imbecil, ou não percebes nada de futebol. Se queres ir ver bailado aconselho-te o Lady Butterfly e se quiseres até podes chorar no fim.

Ps: Estou a ficar farto de ver a SAD alheada de tudo isto. Usam o Labaredas para guerras pessoais, mas são incapazes de lançar comunicados oficiais contra estes Xistras e afins.

Eng. Custoias disse...

Realmente a SAD já devia ter tomado posição em relação a isto. Todos os anos vemos casos destes, quer no dragão quer fora, e vemos os elementos da SAD a assistirem impávidos e serenos... Por outro lado vemos os jogos do Benfica e reparamos em entradas assassinas dos seus jogadores (Davis Luiz, Aimar Cardozo) o arbitro a deixar jogar e a nada marcar, e a SAD do Benfica a barafustar porque quer mais...
Acho que nenhum portista quer ser beneficiado, só não quer é ser prejudicado... A equipa jogou mal? Jogou. Mas o campo também era inclinado...
Este ano vamos ter de lutar muito... O Benfica tem de ganhar... O dinheiro que investiu foi imenso por isso caros portistas, vamos ter de sofrer. Este ano vai ser o maior ano da roubalheira...

Joaquim

Mário Faria disse...

Entendo o silêncio da SAD relativamente às arbitragens, pois nada deva afastar a equipa da sua tarefa principal : total concentração no jogo e o mínimo no árbitro (excepção para o capitão em casos devidamente justificados). Por outro lado, a direcção nada deve fazer que possa servir para branquear as más exibições ou comportamentos que prejudiquem a equipa. Fazer valer as leis de CoAdriaanse, nesse particular, seria muito saudável.
Dito isto, há muitas formas de a voz se soltar. Acho que JF deve abordar o tema e certamente o fará de forma inteligente. De resto, o que me incomoda nestas coisas da justiça desportiva é que algumas regras apenas sejam aplicáveis aos jogadores do FCP e das uma : ou os jogadores do FCP são mesmo excepcional violentos e mal educados, ou então são os que aplicam e influenciam a justiça que discriminam de forma despudorada o FCP.
Resumindo :
1. Acho que a reacção ao castigo do HUlk deve ser calma para não desviar os jogadores das suas funções ;
2. O Hulk não deve ser “apedrejado” pelo erro cometido. O severo castigo é mais do que suficiente. É um jogador demasiado valioso e o pecado cometido não é mortal . O que queremos é que jogue e muito e que mude esse registo ingénuo de protestar por tudo e por nada ;
3.Acho que o FCP deve bater-se sempre que se sentir discriminado por qualquer instância pública, privada, política, cultural ou desportiva. A história do clube assim o reclama.

José Correia disse...

Caro Pedro, peço-lhe que modere a linguagem. O Uminho1 tem todo o direito a expressar a sua opinião, até porque o fez de forma correcta, sem ser insultado.

Este blogue é um espaço de reflexão e discussão, que queremos manter aberto a todas as opiniões dentro do universo portista, até porque o contraditório é sempre um exercício saudável.

Obrigado.

Pedro disse...

Caro José Correia, maneiras de insultar há muitas. A retórica prosaica não é menos insultuosa que expressões populares ou de rua. Alias o preço de ter um espaço de discussão em democracia é ler e absorver comentários que nos podem incomodar ou até ofender.

Não lhe reconheço moral para especificar o que é um exercicio saudável de discussão. Se quiser publicar um manual de procedimentos ou de participação aí a história é diferente.

Esse elitismo hipocrita de assumir palavras como idiota ou imbecil como insulto maior do que escrever barbaridades ou mentiras não faz parte da cultura portista ou sequer desportiva. Como um campo de futebol um blog sobre futebol não é espaço de primadonas ou de convenções de educação demasiado rigidas.

Se a alguém ofende o ser chamado de idiota... o melhor é não andar na rua, não ir a jogos de futebol, ou a não discutir futebol.

Encare isto como o meu contraditório particularmente idiota e imbecil.

rui disse...

LOL

jdm.dragão.lisboeta disse...

Caros Amigos,

Às vezes é difícil separar a parte emocional da racional, quando amamos (e nos "cegamos" pelo nosso clube).
A dificuldade está plasmada naquela imagem popular do querer "sol na eira e chuva no nabal". Há que fazer prevalecer o equilíbrio da razão!

Como não sou "profissional da bola", nem conheço os "pormenores e pormaiores" da estratégia da nossa SAD, claro que tenho que me resguardar de uma qualquer "estupidez emocional" que o meu cérebro/coração de dragão queira fazer soltar em lume certeiro de raiva... mesmo "engolindo" em seco os ataques inimigos, às vezes.

Assim, com alguma calma e ponderação, tenho que perceber que a estratégia portista, mesmo que não imaculada, tem sido "sábia"; basta referir os resultados firmes e firmados ao longo dos tempos, apesar de... quais medíocres frustados do regime!

Claro, que os Xistras deste futebolzinho nacional (como o Paixão "CampoMaior" ou o Lucílio "Calabote" Baptista) não teriam tido a carreira que tiveram se o FCPORTO actuasse como os arrogantes e corruptos gayvotas, acobertados na mais nojenta (des)comunicação social escrita, ouvida e vista e, mais grave ainda, em certas "instâncias dos poderes despudorados" centrais/centralizadores, ou como os "mulas" calimeros do outro lado da segunda circular!
E depois? Afinal, quem é que ganha jogos, títulos e prestígio aquém e sobretudo (prestígio e euros) além fronteiras? Não somos nós?

Por isso, não me atrevo a ser "crítico" fácil, não deixando, claro, de ter opinião e de dizer uma ou outra coisa que ache assertiva, mas nunca dando tiros nos pés ou fazendo o jogo infantil de ajudar adversários e, sobretudo, inimigos.

A minha luta aqui na "al-Lixbuna" é elevar o meu clube e fazer com que seja mostrado onde quer que seja com a dignidade e o respeito qu merece. Sem inferioridades! Afinal, até somos os MELHORES!!!!

Se há coisa que tenho, é memória e sentido crítico, sentido este que não deve ser desperdiçado em "meios quentes", como se fossem "conversas de café".

E Domingo lá estarei no Dragão para ver ao vivo e a cores a nossa primeira vitória oficial em casa na caminhada para o Penta.

O FCPORTO merece isso e muito mais, logo...temos todos é que navegar para o PENTA e focarmo-nos no desejo breve de passarmos a ser O CLUBE PORTUGUÊS COM MAIS TÍTULOS OFICIAIS para nosso gozo/prazer e desespero dos medíocres/arrogantes do regime, tão ridículos quanto a alcunha falsa dos "6 milhões", só da treta, ou do "mais maior do mundo"!!!!!!!!!!!
Frustrados!!! e como diz o outro "FUCK THEM"!!!!!!

O Anti Lampião disse...

já se encontram disponíveis as imagens das agressões aos jogadores do Marítimo

http://oantilampiao.blogspot.com/

Anónimo disse...

Isso de o Lucílio não arbitrar jogos do Sporting até que é uma boa ideia, José Correia!;-)

Filipe Sá disse...

O Uminho é claramente um infiltrado, mas isso são outros quinhentos.

Relativamente a isso, gosto de notar que a grande maioria portista, depois de apontar o dedo à ferida arbitral, não entrar pelo processo de "coitadinhos", tão típico de abutres a sul plantados, e mencionar que mesmo assim deveriamos ter feito mais para ganhar o jogo.

É fundamentalmente isso que nos distingue.

Em relação a este blog, os meus parabéns ao seu autor, pois desconhecia a sua existência.