quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Um discurso para as massas

A entrevista de Antero Henrique, publicada no JOGO de 4 de Agosto, é acima de tudo um discurso virado para as massas e de aviso para os adeptos portistas.

Assim, para além dos habituais apelos à paciência e apoio do 12º jogador, sobressaem nesta entrevista os pouco habituais elogios aos adversários directos, com referências particulares aos seus congéneres de Sporting e Benfica (Pedro Barbosa e Rui Costa, respectivamente).

Neste contexto, seleccionei as passagens mais relevantes da entrevista do Director-desportivo do FC Porto:

«Para já, vamos à procura de conquistar a 16ª Supertaça e queremos fazê-lo com apoio daquele que consideramos ser o nosso primeiro jogador, não o 12º. Para o FC Porto, para a estrutura, para os jogadores e para os técnicos, o nosso público é o primeiro jogador

«esperamos que os adeptos do FC Porto invadam Aveiro [para o jogo da Supertaça] e nos acompanhem em mais esta conquista. O nosso público percebe a estratégia do clube em relação à integração dos jogadores e sabe que pode ter um papel determinante na construção e consolidação da equipa porque entende que a integração dos novos deve ser feita com o auxílio de todos. E é com a ajuda de todos que conseguimos ter equipas fortes e competitivas.»

«Acredito que este ano o campeonato vai ser muito difícil. É preciso levar em conta que o Sporting contratou dois excelentes jogadores e volta a apresentar uma grande estabilidade quer ao nível directivo, com a continuidade de Pedro Barbosa à frente do futebol, quer ao nível da equipa técnica. No ano passado ficou a apenas quatro pontos do FC Porto, revelando-se um adversário dificílimo até ao final da temporada. Acredito que este ano, sem grandes perdas no plantel e com os reforços contratados, será ainda mais forte e um concorrente de peso

«Em relação ao Benfica, é preciso reconhecer que também está fortíssimo e isso porque tem um treinador que fez um bom trabalho nos clubes por onde passou. De resto, o Rui Costa, responsável pelo futebol do clube, tem muita experiência, excelentes conhecimentos a nível internacional e tem mantido uma grande coerência de procedimentos, mostrando grandes capacidades para as funções que desempenha.»

«[a conquista do penta é o desafio] mais difícil dos últimos anos, claramente. Mesmo dos anos a seguir àqueles em que não ganhámos.»


Já tinha descrito aqui as condições em que Jesualdo Ferreira irá ter de construir a equipa 2009/10. Contudo, daí até dizer que a conquista do penta será o desafio mais difícil dos últimos anos vai uma distância grande. Espero que estas declarações de Antero Henrique signifiquem apenas respeito pelos adversários e não conhecimento de manobras fora das quatro linhas que estejam a ser preparadas.

Nota final: Responsáveis do FC Porto, que não apenas Pinto da Costa, têm aparecido a dar entrevistas. Desta vez foi Antero Henriques, como também tem acontecido com Fernando Gomes. Independentemente do conteúdo das entrevistas, vejo isto como uma mudança positiva na política de comunicação da SAD portista.

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

É a entrevista possível para esta altura da época. Fico a aguardar uma grande entrevista de fundo lá mais para a frente.

Que este ano vai ser difícil e todas as baterias vão estar apontadas ao Dragão, não tenho dúvidas, mas nós não somos uns anjinhos e até temos a net para equilibramos as coisas...


Um abraço

BlueZib disse...

Ele está a ser realista, e fica sempre bem elogiar os adversários, embora muito sinceramente não concorde! Principalmente com os elogios ao Rui Costa, está a ser completamente "usado" pelo "senhor 500 mil sócios"(q de senhor não tem nada)! O Rui costa refugiou-se num ou noutro jogador com nome, como Aimar, Suazo, Reyes, agora Saviola, etc etc, pq sempre q tenta "descobrir" algum menos conhecido, vem barrete.

Quanto ao resto, tb acho q vai ser um campeonato mt difícil, e tenho mt receio do que possa vir a passar. Há quem tenha a corda ao pescoço e tudo vai fazer para conseguir os seus objectivos, todos nos lembramos da época 2004/2005, em q se aproveitaram de um FCP menos forte para fazer trapaçadas à força toda!

Metz disse...

Destaco com agrado a nota final do artigo do José Correia, confesso que a política do virado para dentro ás vezes me irrita como sócio e adepto que gosto de ouvir falar do meu clube, e, se nos programas semanais dos pseudo-intelectuais do futebol, já nada se fala do nosso clube, ao menos que a SAD tenha consciencia que os adeptos precisam de ouvir falar os de lá de dentro, e não só pagar as cotas e lugares anuais...


Cumpz

PS: Até Domingo em Aveiro

HULK 11M disse...

Perfeitamente de acordo com o "Metz"!
Saúde-se esta viragem na politica de comunicação e façamos votos para que seja para continuar ao longo da época!