sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Manual do Adepto Eficiente - Capítulo 1

Capítulo 1 - A demonstração de afecto

Mais e mais amor,
Que amor tão louco,
Cada dia eu te quero mais,
Meu grande Porto.


De autor desconhecido, interpretado pelos adeptos portistas em Madrid, no dia 24 de Fevereiro de 2009.



Nota introdutória ao Manual do Adepto Eficiente:

O adepto útil à equipa não é apenas aquele que paga as suas cotas e que compra o lugar anual ou o bilhete para assistir aos jogos. É o adepto que participa no espectáculo apoiando a equipa, nos bons e nos maus momentos.

Sem pretensiosismos, vamos nesta nova rubrica tentar ajudar o adepto interessado a apoiar a equipa.

10 comentários:

Metz disse...

Isso...Ainda esta semana tive a ver esse video e a recordar a nossa viagem..

Aproveita e fala dos malefícios de comer pipocas durante os jogos....


Cumpz

O Tal Ivan disse...

Concordo plenamente! Eu tenho dragon seat e tento puxar o que posso pela equipa, o problema é quando olho à minha volta e vejo que só eu e a minha irmã é que estamos a cantar ou a bater palmas, é um bocado chato.
Por outro lado, muitas das vezes os mesmos adeptos que estão sempre a cantar e a puxar pela equipa (leia-se super dragões) são os mesmos que cantam porcarias do género slb fdp slb ou quem não salta é lampião, em jogos nos quais o Benfica não é chamado para lado nenhum, o que me leva a assobiá-los.

Jorge Aragão disse...

Tema pertinente...
Muita gente que presentemente vai ao estádio não passou como eu o jejum de 19 anos sempre a sonhar com o próximo ano porque " para o ano é que vai ser ... " e acha que há que ganhar sempre ... Sorte a deles que viram sempre esta fantástica realidade, dá-a por dado adquirido e não se motiva para apoiar sempre....
Muita gente que também por lá passou, habituou-se a ópera, lagosta ou caviar todos os dias, esqueceu-se das dificuldades e protesta por tudo e nada, mesmo a ganhar ... gente que se aburguesou...
Que saudades do antigo tribunal das Antas...
O estádio às vezes está quase em silêncio e olha-se o parceiro apoiante e ruidoso - que ainda os há - como um ... anormal!!!!!!
A claque tem de mudar o estilo e esquecer os benfas a não ser nas alturas em que seja imperioso desmoralizá-los ...mas apesar de alguns desmandos tem sido importantes.
Amar o Clube é estar com ele nas boas e más horas e sonho realmente em que um dia o Estádio seja o verdadeiro inferno que pode e deve ser no apoio a quem joga e, bem à Inglesa, mesmo na derrota ou na exibição menos conseguida acarinhar sempre quem nos representa embora, claro, mantendo sempre alerta o espírito crítico.
Temos de derrotar urgentemente a cultura do assobio fácil ou de só se apoiar depois de se estar a ganhar e se o Blog pretende lançar uma campanha sobre isso, estou ao dispor para o que for preciso.Nesta caso acho que o Clube também poderia fazer algo quanto a isto.
Eu vou ver o FC Porto, seja em que modalidade for porque gosto do jogo, do desporto e por uma grande paixão ao azul e branco.
E por isso só ir ao recinto já é uma festa.

tripeiro com orgulho disse...

Eu estava lá e ainda hoje tambem me arrepio ao ver isto, é por isso que adoro ir aos jogos fora do dragão, os 2-3000 que vamos passamos o jogo a apoiar e não a assobiar.

Cumprimentos portistas

Indefectível disse...

Excelente rubrica, espero que seja para continuar. Sabem o que faz falta ao público do Dragão? 90 minutos de chuva na tromba. Aquilo não é um cinema meus amigos. E se nada podemos fazer para voltar a viver as tardes magníficas no Tribunal das Antas, podemos fazer tudo para tentar trazer esse Tribunal de volta à nossa casa.

Pedro disse...

Assobiar os Super porque cantam SLB FDP... também não percebo. Mas assobiar porquê? Quem não gosta cala-se, não é obrigado a repetir o que eles cantam.

Também detesto que estejam sempre a insultar jogadores e pessoas e não assobio a toda a gente ou faço buuuuuu. Também ouço cânticos ofensivos quando vou aos jogos fora e tanto se me dá. Só me passa pela cabeça assobiar outro portista se este fizer alguma asneira que prejudique o espectáculo, como invadir o relvado. Futebol não é cinema, qualquer dia nem podemos dizer foda-se que alguém se ofende.

Pedro Mota disse...

Eu não assobio,até porque não sei assobiar,mas não me incomoda nada que os outros adeptos o façam...O Futebol não é a opera,nem o ballet,o futebol é fabuloso porque nele podemos extravasar as nossas emoções...Se a pessoa que sstá sentada ao meu lado acha que deve assobiar,porque razão temos que censurar??...Isso do manual de adepto eficiente não existe,não passa de propanga pedante de quem se acha mais e melhor adepto que os outros...Quem se incomoda com o silencio ou os assobios tem bom remedio,que bata palmas e apoie a equipa em vez de perder tempo a criticar,quem está a criticar a equipa...Algo vai mal quando há adeptos que acham que devem obrigar todos os outros a adoptar o seu comportamento...

Unknown disse...

Tantas e tantas vezes, olho para o lado e parece que faço "figura de urso"!
Aqueles olhares recriminadores de "olha que maluco, fod... Pensa que está num estádio de futebol, ou quê???"

Proponho a quem de direito, que se façam pelo menos 2 coisas.

1º. Criação de mini claques.

2º. Dispersão inteligente pelo Estádio, de pequenos núcleos das 2 claques (SD e C95)!

Penso que assim, conseguir-se-ia "incendiar" o Estádio!!!

P.S. Felizmente, eu e a minha família fizemos parte desse apoio indefectível em Madrid!

Paulo Marques disse...

Eu já tive alturas em que "mandei" a claque calar-se sobre o SLB. Depois houve o apito dourado e cheguei à conclusão que os animais não se importam e que faz muito bem ao espírito mandar os cabrões irem dar uma volta, sempre que possível, porque não têm honra nem têm nada.
São o tipo de pessoas que prefiro que vão à praia do que votem, tal o vazio mental e falta de respeito que possuem.
Ter respeito por isso é impossível.

O Tal Ivan disse...

Assobio os SD quando cantam músicas sobre o SLB (a não ser que o jogo seja precisamente contra o Benfica), e hei-de sempre assobiá-los quando isso acontecer, porque cantar slb fdp slb quando se marca um golo na Champions p. ex. só faz com que os lamps se sintam contentes e importantes. É dar importância a quem não a merece! Por isso é que eu assobio e sempre assobiarei quem cantar essa música a despropósito.
Por outro lado garanto-vos que é a única altura que me ouvem a assobiar no Dragão, já que acredito que em relação aos jogadores ganha-se muito mais em motivá-los aplaudindo e cantando músicas pelo Porto, do que em assobiá-los de cada vez que fazem asneira, como se vê muitos adeptos a fazer - pessoalmente acho uma estupidez assobiar os próprios jogadores, a não ser claro em circunstâncias excepcionais, para todas as regras há uma excepção, nem sempre nem nunca, etc. Até agora nunca o fiz e espero nunca o fazer.
Agora, assobiar adeptos que me vêm falar no Benfica quando o Benfica está longe e eu nem me lembrava que o Benfica existia, ah aí é claro que sim.
Cumprimentos.