quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

8-5-0


Um balanço vive de registos. O título lança os pontos fortes da 1ª volta do FCP na Liga Zon Sagres: oito pontos de avanço sobre o mais directo concorrente e o banho de golos e de bola com que brindámos o clube que visitou o Dragão a 7 de Novembro de 2010.

Nem os mais optimistas pensariam que, nesta altura, pudéssemos apresentar um saldo tão positivo: os dados estatísticos mais representativos são-nos claramente favoráveis. Sem derrotas e apenas dois empates, com mais golos marcados e menos sofridos e os nove pontos que temos a mais, relativamente ao mesmo período da época passada, comprovam a excelência da performance portista, até ao momento.

Tivemos uma excelente prestação numa série de jogos, dos quais destaco: FCP/SCB, Besiktas/FCP, FCP/U.Leiria, AAC/FCP, FCP/SLB, Rapid/FCP e FCP/Marítimo. Outros nem por isso: Naval, Rio Ave, Setúbal e Paços de Ferreira mostraram fragilidades colectivas que, felizmente, não nos saíram caras. Essa irregularidade foi reconhecida por AVB que prometeu mais trabalho para corrigir as falhas que teriam sido detectadas.

Em resumo: dois empates e menos quatro pontos, relativamente ao pleno. Com o VG substituímos o pundonor por uma certa arrogância competitiva, nomeadamente na 2ª parte e acabamos por perder dois pontos; com o SCP fomos surpreendidos: os calimeros jogaram como equipa pequena, com um meio campo super povoado e uma grande agressividade a que não soubemos dar resposta. Na 2ª parte, melhorámos e o empate acabou por ser um final feliz, depois de termos ficado com 9 jogadores de campo, após um expulsão rigorosa. Dadas as circunstâncias, não foi mau: ganhamos um ponto.

A equipa mantém a estrutura da época passada, com um Moutinho de rotação superior. A maioria dos jogadores tem estado melhor e joga-se com um guião diferente. Mais bola, melhor circulação, pressão alta, e um tic-tac em fase de crescimento, formatam um modelo mais compatível com a tipologia do jogador latino. A versão 4x3x3 mantém-se, mas mais próxima dessa identidade.

A defesa tem estado bem, embora falte um defesa central que lidere o sector. Otamendi parece o mais apetrechado, mas não me parece suficientemente forte no jogo aéreo. Acho que Maicon, provavelmente algo fragilizado por alguns erros comprometedores, é um valor seguro: jovem, rápido, forte no jogo aéreo e bastante eficiente nas dobras ao lateral. Qualquer deles não é especialmente forte a sair a jogar e a provocar desequilíbrios em zonas (mais) ofensivas. Rolando é o mais rápido e mais forte a defender, mas é o que sai pior a jogar. Não tem crescido tanto quanto o seu potencial prometia.

Os laterais têm cumprido: Sapu mais posicional e Álvaro mais rompedor, como que se completam para manter o equilíbrio defensivo. O segundo é um defesa esquerdo de gabarito internacional. Sapu tem melhorado imenso. Rafa vai melhorar quando se sentir mais confiante.

O meio campo está bem servido, e o regresso de Fernando vai abrir a porta a diferentes registos tácticos, nomeadamente com a colocação de Guarin numa posição mais adiantada, encostando à linha, quando Hulk jogar mais por dentro e próximo de Falcão. Moutinho é claramente o pêndulo e Beluschi, quando em boa forma, o criativo que o complementa melhor. Ruben tem estado uns furos abaixo do prometido. Fernando e Guarin são compatíveis e serão muito úteis para jogos em que é preciso lutar e deixar a pele no campo. Souza prometeu, mas ainda não lhe deu o devido seguimento.

O ataque constituído por Hulk, Falcão e Varela é quase consensual. Hulk tem ainda margem para crescer, assim saiba escolher melhor a definição dos lances. Se chegar lá, será um jogador de altíssimo nível. Falcão é um avançado, exímio “matador”, bom de bola e forte no jogo aéreo, com excelente técnica e uma movimentação muito inteligente, na procura de espaços para facturar. Varela é um ala com iniciativa, bons pés, algo irregular, parece às vezes pouco concentrado, mas muito bom a jogar por dentro e letal na grande área. O James promete e o Walter quando estiver mais entrosado pode ser útil. Ainda não desisti de acreditar nessa possibilidade. Cristian Rodriguez o décimo segundo jogador do FCP, segundo a minha perspectiva, não tem correspondido, provavelmente porque a condição física não o tem permitido. Tal como Fucile, tem sido pouco útil ao grupo. Esperemos que melhorem, pois bem precisamos de jogadores com experiência e agressividade.

Finalmente, Helton que tem estado muito bem: mais sóbrio e concentrado, tem feito exibições muito seguras. Compete-lhe o papel de alguma coordenação no sector defensivo e tem sido um capitão exemplar. Somos de gostos: aprecio muito o Helton porque acho que tem um comportamento muito correcto. A equipa precisa desse tipo de pessoas que agem, reagem e aconselham com bom senso e companheirismo.

Estamos em muito boas condições para vencer o campeonato. Desportivamente a situação é muito favorável. A equipa técnica tem feito um trabalho altamente meritório e AVB tem correspondido, de forma brilhante. O grupo está coeso e pode melhorar.
Os adversários vão tentar tramar-nos? Não é novidade: quando o bem é escasso o vale tudo é regra geral. Não podemos, nem devemos subestimar o principal adversário, mas não exclusivamente pela sua maldade. Tem um bom treinador, uma boa equipa e vai pressionar até onde puder e com os meios que tiver mais à mão. Nada mudou: esse tem sido sempre o seu modus faciendi. Sabemos resistir.

2 comentários:

João Manuel Couto disse...

Boas,
Excelente post!
Parabéns!

abraço

PS - De que site ou blogue é que foi tirada a 1ª imagem?

Nuno Ribeiro disse...

assino por baixo na apreciação individual dos nossos atletas, tenho algumas dúvidas em relação ao Rafa mas espero que ele me prove que merece estar no FCP.

Excelente resumo Mário Faria...