segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Um penalty (in)discutível




"Hulk antecipou a grande penalidade, perspectivando o que poderia suceder. Tocou na bola, saltou e dobrou as pernas, deixando-se cair. Iludiu o árbitro, e este deixou-se iludir. A haver advertência, ela seria para Hulk por simulação."
Jorge Coroado

"André Marques, ao rodar e já de costas, com a sua perna direita rasteira Hulk dentro da área. Grande penalidade bem assinalada e advertência correcta."
Pedro Henriques

"Ainda que mantenha algumas dúvidas, André Marques terá rasteirado Hulk com o seu calcanhar direito. É certo que Hulk já se havia projectado, mas o movimento de André Marques tem tanto de imprudente quanto de desnecessário. Valeu a ajuda do árbitro assistente Pais António."
Paulo Paraty

"Grande penalidade inequívoca, pois André Marques rasteirou Hulk."
José Leirós


Ouvindo (lendo) a opinião destes quatro ex-árbitros, três deles (75%) entendem que o árbitro do Beira Mar x FC Porto ajuizou bem ao assinalar a grande penalidade. O irónico da situação é que, desta vez, os benfiquistas estão em desacordo com o Paulo Paraty.

P.S. Luís Filipe Vieira não gostou da arbitragem do João "pode ser o João" Ferreira? Paciência...

Fotos: www.fotosdacurva.com

8 comentários:

Pedro disse...

A rasteira é tão clara... que nem há argumentos para contrariar as opiniões dos lampiões. não vale a pena. Ainda há umas figuras que dizem que Hulk já vai a cair... é curioso que em todas as repetições se vê que só após a rasteira o Hulk cai. Mas claro, como é super heroi devia ter resistido, como faz aquele rapaz chamado Saviola. Nunca cai.

Logo à noite vão começar a salivar com este lance para tentar desviar as atenções do JJ.

José Rodrigues disse...

O que eu verdadeiramente acho:

O Hulk fez-se ao penalti, mas não o inventou.O defesa é q foi burro ao levantar a perna direita deliberadamente para trás (um movimento NADA natural), impedindo a progressão do Hulk (haja ou não um bocadinho de teatro do Hulk, q até acho q há, o q é um facto é q com isso o impediu de progredir).

Pedro M. disse...

o hulk faz a finta a contar que vai ser rasteirado. o andré marques, inocentemente, levanta o calcanhar e rasteira-o.
sinceramente nao percebo como se podem levantar suspeições sobre um penalty tão claro.

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Eu só acho que os profissionais de futebol não deviam dar uma de actores. Estragam as analises de quem quer ser sério ou falar e discutir estes lances com seriedade.
Para mim a falta é evidente, toque com a perna levantada a impedir Hulk de fazer um movimento que lhe permitiria seguir a jogada. Porém Hulk sentindo o toque na perna esquerda encolhe as duas pernas e daí(do exagero) o inicio da discussão sobre a possível simulação.
Sendo objectivo, há falta e o penalti não tem nada de duvidoso, indo pela subjectividade, o que há de duvidoso é o fraco teatro que os profissionais do futebol nos tentam vender sempre que sente uma brisa nas costas, tipo fabio cuentão e sa da viola e liedson e até do nada saudoso joão pintainho, entre outros. Foi o caso deste lance, tirando o exagero da queda tudo o resto é óbvio.

Pena é que não se acabe, nos treinos pois pelas regras seria sempre algo difícil de "calibrar", com estes teatrinhos tristes que são os "autómatos" que assim que sentem uma ligeira respiração do adversário em cima deles retraem as pernas de forma automática.
É feio. E atenção que não estou a excluir ninguém, pois no FC Porto também se vê deste triste espectáculo, menos mas vê-se.

O Anti Lampião disse...

Penalty claro
http://www.youtube.com/watch?v=bXRBowtMjus

André disse...

Será que ninguem ve o fora-de-jogo no primeiro golo do benfica???? revejam o golo e ha uma repetiçao que da para ver claramente. Se tantas vezes mostraram a repetiçao do penalty do Hulk porque nao o fizeram com estes gajos????

rbn disse...

Eu fico admirado de tanto pente fino por parte de alguns portistas que aqui escrevem em torno de um lance em que Hulk literalmente "cavou" o penalty e o defesa aveirense caiu como um patinho.

Hulk não é estúpido.Qualquer outro avançado naquela situação faria exactamente o mesmo, como já vimos muitas vezes o João Vieira Pinto, Simãozinho, Aimar, Saviola, Liédson, e muitos e muitos outros.

O único "burro" que nós todos vimos que não "caiu na área e cavou o penalty" foi aquele que ontem estava em Aveiro a assistir o jogo da sua antiga equipa, o Lucho, naquele célebre FCP-5LB do penalty do Lisandro.

Hulk fez muito bem em se fazer ao penalty, como qualquer zé ninguém na 3ª, 4ª ou 10ª divisão faz. O árbitro marcou porque houve o toque e ponto final.

E claro está que com este "penalty", os galináceos vão tentar desviar as atenções do TAPA do jorjesus, que sinceramente, duvido muito que seja castigado(fosse o AVB, já estava suspenso preventiva e indeterminadamente).

No máximo, vai pagar uma multinha de 750 euros e sair livre como um passarinho, ou melhor, um milhafre.

Voltando ao "penalty discutível", parabéns ao Hulk, que quando o guarda-redes deu um tapinha na bola e ela veio parar a seus pés, antecipou a jogada e se o defesa aveirense não lhe toca, limpava os 2 defesas e o GR numa só jogada e ficava cara-a-cara com o Hugo, que estava em cima da linha de golo.

Paulo Marques disse...

Acho que se ele se fosse atirar sem toque que ia esperar sentado, essas benesses acontecem mais para outros relvados.
Pôs-se em posição de cair, é verdade, mas foi tocado e impedido de dar o seguimento ideal à jogada, quer o fosse fazer ou não.
Já sabemos que os coices vermelhuscos são permitidos desde a época passada. Agora vêm dizer que sobre os azuis e brancos também não há problema.
E, com isto, ninguém nota como ainda estão a oito pontos...