segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Soluções para o ataque


Penso que temos um plantel equilibrado e com muitas soluções. Temos 8 jogadores de características atacantes, por isso há soluções para o ataque. Não podemos pensar que, por termos perdido um jogo, a construção do plantel está em causa. Não temos Falcão, mas temos Walter a render a um ritmo alto.
André Villas-Boas, 02/01/2011


Discordo. A ausência do Falcao é notória, demasiado notória. O colombiano não é apenas um excelente finalizador. É um avançado que se desmarca, cria espaços para outros jogadores e, por vezes, até inventa espaços onde eles não existem. O Walter, pelo contrário, é um avançado lento, pesadão, pouco móvel e facilmente anulável. O bigorna continua num processo de integração (veremos o que vai dar) e, nesta altura, está longe, muito longe, de ser uma boa alternativa a El Tigre. As saudades que eu tenho do suplente de luxo que era o Farias...

Para além dos aspectos individuais, há as dinâmicas da equipa. Ora, em termos de jogo colectivo, potencial atacante e capacidade de finalização, o trio de ataque James, Walter e Hulk, não tem nada a ver com o trio Varela, Falcao e Hulk. Aliás, a ausência de Varela e, principalmente de Falcao, faz com que o rendimento do Incrível também diminua.

James e Walter parecem ter potencial para outros voos, mas ambos têm ainda um caminho relativamente longo por percorrer, até chegarem aos patamares competitivos e de entrosamento exigidos aos titulares do FC Porto. Nesse sentido, espero que no próximo sábado, para o campeonato, o “trio de ataque maravilha” esteja finalmente de regresso e próximo da plenitude das suas capacidades físicas.

P.S.1 Foi um risco preparar esta época apenas com um ponta-de-lança (Falcao) e outro (Walter) que chegou tarde e, já se sabia, iria passar por um período longo de adaptação ao futebol português (passe o exagero, uma coisa é jogar a 10 à hora com 30 graus à sombra e outra é jogar na Europa).

P.S.2 Em termos ofensivos, também fez e faz muito falta o lateral Álvaro Pereira, o qual sofreu, no treino de sexta-feira, uma re-fractura no ombro esquerdo (lesão contraída ao serviço da selecção do Uruguai). Foi operado ontem e vai ser mais uma baixa de peso para as próximas semanas.

Foto: abola.pt

8 comentários:

Luis Melo disse...

Temos emprestados Rabiola e Orlando Sá... seriam eles capazes de corresponder aos desafios que se colocam?

Unknown disse...

podiamos ir buscar o joao tomas eder ou miguel fidalgo ou renteria qe e do porto e esta sem clube

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Apesar da óbvia diferença de qualidade entre Valter e Falcao, penso que o colombiano sentiria a mesmas dificuldades do brasileiro perante uma defesa de dez jogadores. Também não estou muito certo de que o "Maciço" seja assim tão lento como parece. Veremos o que o tempo faz dele...

Carrela disse...

Penso que o AVB diz o que diz para não passar a mensagem para o grupo de que quem lá está não chega(jogadores com caracteristicas atacantes) Acho que é notória a falta do tal ponta de lança extra(tão falada por cá) até porque só não o temos pq o FCP falhou a contratação do Keleber, ou seja, a estrutura sabia que fazia falta, pq quem gere racionalmente/profissionalmente como o FCP não está à espera que um jogador vindo do campeonato brasileiro esteja logo apto...
Já sei que a maioria não gosta... mas eu sou da "minoria" que tem apreço pelo Mariano.. a ver se ele volta bem fisicamente e se ajuda... Hulk/Falcão/Mariano (à falta de Varela).

Daniel Gonçalves disse...

O tempo acaba por ser um bom conselheiro. Muitos portistas, na temporada passada, criticavam as actuações do Farias e ansiavam pela sua venda, pois, hoje, considero que ele, ou um jogador com a experiência e traquejo dele, fazem falta no plantel do Porto.

Anónimo disse...

Caro correspondente Francisco:

E por que motivo acha que o Renteria está sem clube?

José Rodrigues disse...

Como já aqui comentei no blog por diversas vezes, considero há muito que o titular mais imprescindível (ou menos prescindível, se preferirem) é o Falcão.

De resto (e como já tb disse) acho q falta um PDL no plantel, mas acho ao mesmo tempo q essa posição deve ser um "remendo", i.e. um jogador com poucas perspectivas de jogar e barato (ou até mesmo da casa). O "nr 2" é e tem q ser claramente Walter, até pelo q nos custou.

blueboy disse...

concordo com tudo, mas saudades do Farias.... não tenho ;)