quarta-feira, 13 de abril de 2011

Um orgulho para os colombianos


«Eduardo Lara, seleccionador de sub 20 da Colômbia, ex seleccionador principal dos colombianos, assistiu ao jogo [FC Porto x Spartak Moscovo] pela TV e, numa entrevista a Bola Branca [programa desportivo da Rádio Renascença], diz ter ficado encantado com a exibição de Falcão mas também dos outros colombianos, Guarin e James.
Eduardo Lara confessa-se adepto do FC Porto, influenciado pela presença de três colombianos na equipa. (…) Finalmente, Eduardo Lara diz sentir orgulho por ter visto bandeiras da Colômbia nas bancadas do Dragão»
in www.rr.pt


Em Dezembro passado, num artigo que intitulei 'Dar novos Mundos ao Mundo portista', escrevi o seguinte:
«Quantos internacionais colombianos actuam fora da Colômbia? Para além do FC Porto, há mais algum clube onde joguem três internacionais deste país?
Ora, eu penso que este facto poderia ser aproveitado para promover a marca FC Porto na Colômbia, um país pouco conhecido em Portugal (e o recíproco também deve ser verdadeiro). (…) Jogos, resumos, documentários com entrevistas, os golos de El Tigre, etc., é algo que seguramente interessaria a uma faixa significativa da população. E mesmo que não gerasse receitas a curto prazo, seria um passo em termos da expansão da marca e de potenciais receitas futuras.»

Dentro do grupo empresarial portista há, de certeza, pessoas responsáveis pelo marketing e pela promoção da marca FC Porto. Espero que alguma dessas pessoas tenha ouvido esta entrevista de Eduardo Lara à Rádio Renascença, a qual veio reforçar a minha convicção de que é um desperdício ter no plantel três internacionais colombianos e não tirar partido disso, nomeadamente em termos de promoção da marca azul-e-branca no mercado sul-americano (principalmente na Colômbia e Venezuela).



Com Falcao, Guarín e James a destacarem-se (de modo diferente) ao serviço do FC Porto, bandeiras colombianas nas bancadas e sombreros vueltiao na cabeça de Guarín, de que é que estão à espera?

1 comentário:

Vasquez da Gama disse...

Eu estive em Bogotá há 2 anos e não se falava muito do FCP. Eu bem que puxava conversa para saber se falavam do Once Caldas na Taça Intercontinental :-), mas não se chegaram à frente. Saí de lá sem perceber quais eram as melhores equipas, dado que o Once Caldas que tem ganho umas coisas ser uma equipa pequena, e algumas das maiores equipas estarem em baixo de forma e até com problemas financeiros. Mas a Colombia está pujante economicamente e o FCP devia aproveitar. Além disso vale bem a pena conhecer o País, e as Colombianas não devem nada às Brasileiras que o nosso Presidente tanto gosta.