segunda-feira, 12 de maio de 2008

Bosingwa: a primeira (mas não a última?) grande venda do defeso


Confirma-se a venda de Bosingwa por 20 milhões de Euros. Esta é a primeira grande venda do defeso, que já se perspectivava há algum tempo.

Convenhamos que, em termos económicos, 20 milhões por um defesa direito a actuar no secundário campeonato português é uma óptima quantia. São raríssimos (no mundo inteiro) os casos de defesas laterais vendidos por valores iguais ou superiores - mesmo saídos de campeonatos com muito maior reputação e imagem - o que de si atesta a apreciação muito positiva que os tubarões europeus fazem da equipa do FCP e dos seus jogadores (com ou sem Apitos Finais ou Provisórios).

A venda de pelo menos um dos "anéis" do FCP era um dado garantido neste defeso: seja pelas necessidades de tesouraria da SAD, seja pela enorme cobiça que alguns dos nossos jogadores despertam no mercado europeu; em particular Bosingwa, Lucho, Quaresma, Lisandro e Bruno Alves.

Numa perspectiva global (economico-desportiva) e por várias razões, eu defendia que a prioridade entre estes jogadores deveria ir para a venda de Quaresma, e o último a sair deveria ser Lucho.

O Bosingwa estaria algures pelo meio: por um lado é um excelente defesa direito, difícil de substituir (e muito dificilmente algum dia Fucile chegará a um patamar de desempenho equivalente); por outro é um jogador que já levava anos de casa tendo chegado provavelmente ao seu pico de desempenho (se há algo que me desagrada é vender um jogador 1, 2 ou até mesmo 3 anos após chegar ao clube, principalmente se ainda jovens - ou seja, em período de crescimento e maturação) e com um perfil psicológico, digamos... algo complicado, que poderia baixar de rendimento e desvalorizar se não saísse em 2008.

Por tudo isto e tendo em conta os valores em causa, é uma venda que considero muito boa. Se a venda é efectuada antes da fase final do Euro 2008, é certamente porque a SAD tinha fortes indicações de que muito dificilmente conseguiria valorizá-lo ainda mais nas próximas semanas (e pessoalmente parece-me que faz todo o sentido que assim pensem).

E agora, como substituí-lo e aplicar o dinheiro?

Se bem que não esteja plenamente convencido das capacidades de Fucile (pelo menos no que se pede a um titular do FCP, já que a qualidade q.b. para ser uma boa 2a opção já está mais do que demonstrada), defendo que se devia gastar uns bons milhões de Euros num defesa esquerdo de comprovada qualidade - não na "loja dos 300", i.e. dos 300mil contos ou menos (equivalente a 1,5 milhões de euros), derivando Fucile de vez para a direita; e mais algum dinheiro num defesa direito relativamente jovem e com boas indicações dadas, que possa lutar pela titularidade com Fucile.

Mas será esta a primeira de várias saídas?

Penso que é extremamente provável que Quaresma siga as pisadas de Bosingwa (e por valores ainda mais altos). Penso que é uma venda que fará também sentido, sem que se comprometa seriamente a competividade desportiva da equipa. A partir daí... tudo o que é demais, é moléstia.
Penso que não deveria sair mais ninguém neste defeso (certamente não teremos a mínima necessidade financeira para tal, se Quaresma sair), mesmo que hajam boas propostas (que haverão). Ter que substituir 3 ou mais titulares importantes (e mexendo na espinha-dorsal da equipa) já começa a ser um risco desportivo demasiado elevado, para mais quando as soluções para as saídas de Lisandro, B Alves e principalmente Lucho não são nada evidentes.

Estes jogadores terão certamente mercado para sair 6 meses ou um ano mais tarde, e se o clube tiver que reforçar o seu salário "nos entretantos"... que seja.

No entanto o receio de que saiam 3 ou até mesmo mais titulares existe, certamente. Tal como o receio do que possa acontecer nesse caso, até porque o paralelo com a época de 2004/05 ainda está muito fresco na cabeça de muitos adeptos (mesmo não escamoteando a importante diferença no que diz respeito à estabilidade ao nível de treinador).

O meu instinto diz-me que vão acabar por sair 3 titulares, com uma possibilidade considerável de que saiam mesmo quatro - Bosingwa, Quaresma, B Alves e Lucho. Escusado é dizer que espero que o meu instinto esteja rotundamente enganado...

Para terminar, uma mensagem para o Bosingwa: boa sorte em Inglaterra, que a mereces; não te esqueças de quem te catapultou para a posição em que te encontras hoje; e acima de tudo assegura-te que sais em beleza, contribuindo no Domingo para a conquista de mais um "caneco".

PS - Não deixei de reparar que mais uma vez houve "dedo" de Jorge Mendes nesta transferência, mesmo não sendo o empresário de Bosingwa. Se há factores comuns nas grandes vendas do FCP nos últimos anos, este é certamente um deles...

7 comentários:

Nelson Carvalho disse...

Concordo que com a saida de Bosingwa, talvez seja o momento de derivar definitivamente Fucile para a Direita e ir ao mercado contratar um defesa esquerdo que seja uma verdadeira valia, não mais um qualquer à Académica.

Para mim tambem é certo que sairá mais um jogador, e penso que SAD "deseja" que Quaresma seja o escolhido pelo tubarões europeus. A minha duvida é se haverá realmente propostas de alto calibre para o Cigano, é que as suas inconstancias exibicionais não abonam nada a seu favor.

Por ultimo, não creio que venham a sair mais de 2 jogadores. Só numa situação excepcional devido a uma oferta irrecusável, ou num esticar de corda entre um jogador e administração, que não me parece que venha a acontecer. Depois a SAD tem consciencia que não pode querbra o plantel e tem legitimas espranças de conquistar o tetra campeonato, especialmente quando tanto põem em causa o sucesso desportivo do FC Porto.

Zé Luís disse...

A preocupação com a próxima época em que só o campeão entrará na Champions não fará a SAD vender mais de 2 jogadores. Só se, como no excepcional 2004, algum mais se valorizar e justificar a venda.
A próxima época está a ser preparada com cuidado, como deve ser apanágio da casa, sem necessidade de por-se em bicos de pés. Quiçá a rejeição ao recurso do Apito Final não terá tudo a ver...

José Correia disse...

A confirmar-se que a FCP SAD recebe 20,5 milhões pelos 80% do passe do Bosingwa que detinha, considero que é um excelente negócio e que foi feito na altura exacta.

Concordo que derivando o Fucile para lateral-direito, a prioridade passa por encontrar um lateral-esquerdo de bom nível,nem que isso obrigue a investir 2 ou 3 milhões de euros. É necessário comprar um lateral que entre na equipa de caras (não pode ser um Cech e muito menos um Lino).

José Correia disse...

Com as vendas do Pepe e do Bosingwa contabilizadas no exercício 2007/08, a FCP SAD já garantiu que vai apresentar um resultado líquido positivo.

Ou seja, do ponto de vista económico-financeiro não é preciso vender mais nenhuma das "trutas" da equipa.
Contudo, se surgirem propostas acima dos 25 milhões de euros, por exemplo, pelo Quaresma ou Lucho, será muito difícil à Administração da SAD recusá-las.

Unknown disse...

Pelo que percebi, os 20,5 milhões são para 100% do passe.

O que não deixa de ser um bom negócio.

Mário Faria disse...

Acho que o FCP não vai conseguir manter o Bruno, o Lucho e provavelmente o Quaresma. Paulo é uma incógnita e Lisandro outra.
É muita gente, e os que vieram : Bolatti, Kas e Mariano, entre outros, não dão garantias suficientes e os que regressam para a pré-época, ainda menos.
Muitas incógnitas, muitas mudanças, prevejo uma época difícil, com o apito a funcionar em pleno. Os árbitros estarão condicionados e sabem que nunca serão incomodados , desde que se errem a favor dos nossos adversários

Mr. Blue disse...

Boa venda a do Bosingwa. Sempre me pareceu um jogador conflituoso e com pouco espírito à Porto.
Para mim íamos buscar o Seitaridis. Ele é bom jogador só não rendeu pq não estava enquadrado numa boa equipa e com uma boa liderança.

Parabéns pelo blogue!