sexta-feira, 23 de maio de 2008

A impunidade do "Coronel" Vieira

«O sertão nordestino foi e é um grande exemplo de desigualdade social. (...) Os cangaceiros agiam com violência diante de um universo social também marcado por ela. O poder do coronel, o chefe político local, era a marca do controle político e eleitoral das oligarquias. Não havia lei, não havia direitos. (...) Era tradição o fazendeiro se cercar de jagunços e cabras (capangas e trabalhadores armados, respectivamente) como uma forma de prevenção e ostentação do seu poder.»
in Educação 360, O Cangaço e a Exclusão Social


I. Vieira invade estúdio da SIC

Descontente com as opiniões dos comentadores do programa ‘Dia Seguinte’, a propósito das eventuais consequências resultantes da irregularidade na inscrição do jogador Ricardo Rocha, Luís Filipe Vieira dirigiu-se à SIC e invadiu o estúdio onde o programa estava a ser realizado, perante o olhar atónito do jornalista e dos três comentadores.


“Ninguém tira a Taça e o 2º lugar ao Benfica”, vociferou um furibundo Vieira.
E ele tinha razão, porque o homem que Vieira tinha colocado na Liga de clubes – Cunha Leal – já tinha tratado do assunto.

“É mais importante ter pessoas na Liga do que contratar bons jogadores.”
Lembram-se de quem proferiu esta frase?


II. 02/01/2006, Capangas no aeroporto

«1. Um indivíduo foi agredido ontem, no Aeroporto de Lisboa, por outro, que lhe deu uma chapada na cara. Pelo menos a SIC e a RTP estavam presentes e filmaram tudo (a primeira, no entanto, não filmou o agressor). Também lá estava um polícia fardado, que terá visto tudo e, alegadamente, nada fez, como se aquilo fosse a coisa mais natural deste mundo. É preocupante, porque o que se espera da polícia é que proteja as pessoas, sejam elas quais forem – e ali não foi isso que aconteceu. Mais tarde, sim, o indivíduo esbofeteado teve direito a escolta policial... Mas nessa altura, já não estavam no aeroporto os "seguranças" que o tinham esperado.

2. Claro, há uma história por detrás deste episódio. Há futebol, mas na versão praticada por gangsters, que se dão ao luxo de actuar à luz do dia, à frente de toda a gente e com uma impunidade chocante. (...)

3. Vieira e Dinis viajaram juntos para Lisboa e o segundo tinha à sua espera um "comité de boas-vindas": seis "seguranças" que, segundo o site MaisFutebol, acompanhavam um funcionário do Benfica, de seu nome Carlos Colaço. Mal apareceu Dinis, os tais"seguranças" rodearam-no, provocaram-no e um deles esbofeteou-o. A vingança está feita, e ao jeito mafioso. (...)»
António Moura, PÚBLICO, 03/01/2006


Sobre este mesmo episódio, escreveu António Tavares Teles, em O JOGO:
«(...) uma ameaça de agressão muito real perpetrada no [aeroporto] de Lisboa por cinco ou seis seguranças a soldo do presidente do Benfica, e consumada numa agressão efectiva a um tal de Vítor Dinis por parte de um desses seguranças. E tudo isto – sublinho – em pleno aeroporto, à frente de quem lá estava, inclusive jornalistas, e até das câmaras de televisão!!! Quer dizer, levado a cabo com e maior à vontade, o maior desplante, a maior desfaçatez do mundo...
Pelo que – a terminar – deixo aqui a seguinte questão: será que, a partir de agora, quem desagradar ao presidente benfiquista fica sujeito a um tratamento idêntico ou, se lhe desagradar ainda mais do que lhe desagradou o Vítor Dinis em questão, a um tratamento pior? Era bom a gente saber...»

O que aconteceu no aeroporto de Lisboa está filmado e não deixa dúvidas, como se pode ver no seguinte vídeo.

Em entrevista ao JN de 04/01/2006, Vítor Dinis, o homem que foi agredido por seguranças do Benfica, garantiu que, nesse mesmo dia, apresentou queixa no Ministério Público contra Luís Filipe Vieira e contra o indivíduo que o agrediu.
Mais. Afirmou ter recebido diversas chamadas telefónicas com ameaças de morte do seguinte teor: “Não vais sair vivo de Portugal”.

Já passaram dois anos e quatro meses e, que se saiba, as queixas contra Luís Filipe Vieira e os seus capangas deram em nada. É a impunidade total do “coronel” Vieira!


III. 09/04/2008, O microfone da RTP

«O presidente do Benfica envolveu-se esta quarta-feira de manhã num incidente com uma equipa de reportagem da RTP, num hotel em Lisboa.
Tudo se passou à margem de um evento da área económica (conferência de imprensa da Câmara de Comércio luso-espanhola) que decorria nesse hotel. De acordo com informações recolhidas, a equipa de reportagem da RTP terá filmado Luís Filipe Vieira, que protestou contra esse facto.
O protesto do presidente do Benfica levou à intervenção de alguns responsáveis do hotel. Foi solicitado à equipa de reportagem da televisão pública que abandonasse as instalações, o que sucedeu.
Segundo fontes que presenciaram o incidente, no momento em que deixava o hotel a pessoa que acompanhava Luís Filipe Vieira empurrou o repórter de imagem da RTP. Perante esta atitude, o jornalista interveio, tentando serenar a situação.
De acordo com o que contou o jornalista João Botas, Luís Filipe Vieira «agarrou no microfone da RTP e colocou-o no interior do seu automóvel». Em seguida «atirou-o para o chão». Tudo foi presenciado por pessoas que estavam na rua, entre as quais diversos jornalistas. (...)»
Maisfutebol, 09/04/2008

Mais uma vez esta atitude de Luís Filipe Vieira e das pessoas que o acompanham (guarda-costas?) ficou impune, nem sequer originou um protesto ou um mini-comunicado da administração da RTP.
Medo de represálias do “coronel” Vieira?


IV. 13/05/2008, Insultos e agressão na CGD


«Fonte oficial da PSP confirmou ao SOL que ontem mesmo Tiago Pina formalizou uma queixa contra Luís Filipe Vieira e o motorista: o primeiro por o ter insultado e o segundo por o ter agredido com «socos e pontapés».
Tiago Pina conta que naquela tarde ia «fazer um depósito» no banco e aguardava na fila, quando se apercebeu que um Mercedes buzinava com insistência no exterior. Era o seu Opel Corsa que estava mal estacionado e a bloquear a passagem. Saiu, retirou o carro, mas os ânimos não acalmaram: «O motorista insultou-me de todas as formas e depois o Luís Filipe Vieira abriu o vidro e continuou».
Um comentário de Tiago foi a gota de água: «Ainda por cima és do Benfica». Vieira e o motorista, acusa, foram atrás dele até ao interior da agência e o que seguiu foi uma cena de pancadaria. «O senhor Vieira põe-me a mão no ombro, começa aos gritos e o motorista desata a agredir-me que nem um louco. A cada soco eu caía no chão», acusa Tiago Pina, que foi auxiliado pelas pessoas que estavam na agência. «Todos tentaram ajudar e impedir o pior». Três funcionários da CGD estão indicados como testemunhas do caso. A Polícia chegou ao local já os agressores tinham saído. Mas as câmaras de videovigilância registaram a cena e a PSP vai agora visionar as cassetes.
Tiago recebeu tratamento ao fim da tarde no Hospital de Santa Maria – cujo relatório das lesões foi anexado à queixa: «Estou cheio de hematomas na cabeça», desabafa.»
SOL, 17/05/2008

Até quando irá durar a impunidade deste senhor?

23 comentários:

Mefistófeles disse...

Pois é, pois é...Parece que a "Justiça" em Portugal é cega. No pior dos sentidos. Pelo menos só "vê" do rio Lis para cima.E estes são apenas alguns exemplos pois a vida do "Coroné" dava um livro.Já alguém ouviu falar do cartel de Loures ? Consta que certo sujeito que tem parabólicas como aparelho auditivo era uma das mais proeminentes figuras.

Nuno Nunes disse...

A impunidade irá continuar, sabendo que o sr. Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, ex-dirigente do SIS e com fortes ligações a este meio, continua a sentar-se ao lado do Coronel Vieira no camarote presidencial do Estádio da Luz.

Além disso, o marido da Procuradora Maria José Morgado, o Dr. Saldanha Sanches é (ou era) avençado de algumas empresas do Coronel Vieira.

César disse...

Até ver "invadir" um estúdio do programa, será uma expressão muito mal escolhida. Se for eu a tentar invadir os seguranças não me deixam passar e chamam a polícia. Se por questões de share a SIC autorizou a entrada, não podem vir para aqui papaguear que o homem deu uma de Manuel Subtil e conquistou o burgo. Mas pronto, já percebi que este blog serve apenas de propaganda Norte vs Sul....

Pedro Vale disse...

Quando se fala em igualdade de oportunidades (sociais e económicas) para todos, o césar também diz: "Lá vêm estes com a propaganda comunista?"

Para quem não concorda com as ideias, vejo que gosta muito de participar...

A critica construtiva é muito mais apreciada. Exponha as suas ideias também, contribua!

Mefistófeles disse...

O que é necessário é justamente denunciar estas vergonhosas ligações e daí extrair as devidas ilações. Nada acontece por acaso.
César, não percebo onde quer chegar. Norte vs.Sul ? Este é um país demasiado pequeno (a todos os níveis ) para essa guerra.Só nos filmes da Guerra da Secessão é que há Norte vs.Sul. Aqui o que há é Lisboa ( como centro de decisão político e económico que é ) vs. O Resto do País. Confesso que me irrita um bocado essa postura de "iluminado" que já outro dia vi no blue boy: pensem pela vossa cabeça e deixem os outros pensar pela sua. Respeitem as opiniões dos outros, é para isso que serve este blog. Para discutir ideias, sem atentar contra a inteligência de ninguém. E, por favor, não dêem lições de Portismo a quem aqui escreve, que ninguém vos encomendou !

Jorge Aragão disse...

Excelente post a demonstrar os dois pesos e duas medidas ...
O certo é que não foi só colocarem o homem na liga e irem tratar dos casos para outro lado.
Foi colocarem as pessoas certas nos locais certos para desancarem em tudo o que mexe de azul e branco...
Ministros, procuradores, fiscalistas, jornalistas, cineastas,tudo concertado numa autêntica task force pra o mesmo efeito.
Só não vê quem não quer.Alguém duvida?

José Correia disse...

«Até ver "invadir" um estúdio do programa, será uma expressão muito mal escolhida.»

Invadir foi uma força de expressão, como é óbvio. O facto é que LFV se dirigiu à SIC (ou alguém o foi buscar casa?) e quis entrar no estúdio (ninguém o empurrou, pois não?) para, de uma forma intempestiva (para não dizer pior) se dirigir aos comentadores do programa.

Quanto aos restantes três pontos do artigo, algum comentário?
São mentira?
São exagerados?
Até agora, houve alguma consequência para LFV das suas atitudes à lá coronel do sertão brasileiro?

Ficamos a aguardar os comentários do César sobre estes tristes episódios.

José Correia disse...

«Mas pronto, já percebi que este blog serve apenas de propaganda Norte vs Sul...»

Há muita gente que, por clubite aguda, conveniência, ou até por medo, se cala, evitando "incomodar" os clubes da 2ª circular e, particularmente, o "coronel" Vieira.

No 'Reflexão Portista' vamos continuar a denunciar estas e outras situações, com fotos e videos, referindo factos, nomes e datas.
Já sabemos que isso não nos traz a simpatia dos 6 milhões. Paciência...

Mefistófeles disse...

Já agora, e a propósito do "Córónéu", vale a pena passear a vista por este link ( muito provavelmente de todos conhecido ).Só para refrescar a memória, não se perde nada:

http://picasaweb.google.com/blogdoblueboy/CoNtRaDOSsiErOApitoBermelho/photo#s5090158036797158210

Realmente, pergunto-me: se os nossos impostos servem para financiar investigações ao FCP e PdC das morgadinhas dos canaviais e seus sequazes, não servem para financiar outras investigações ? É que disto não ouvimos falar, parece que está arquivado.

Quanto ao cartel de Loures, que aqui falei: o objecto social era tráfico de pó branco. Isto não se investiga ?

José Rodrigues disse...

O post está excelente. A seguinte observação do J. Aragão também é pertinente:

"O certo é que não foi só colocarem o homem na liga e irem tratar dos casos para outro lado.
Foi colocarem as pessoas certas nos locais certos para desancarem em tudo o que mexe de azul e branco..."

De facto o maior problema é q não é só na Liga q o LFV coloca ou arranja "compinchas", é em todo o lado, o q explica q muito disto passe em branco: não só perante as autoridades (desportivas e civis), como por exemplo nos media.

Mas muitas vezes os "compinchas" já lá estavam/estão, dispostos a ajudar no q for preciso de livre vontade, sem q seja preciso os dirigentes do slb orquestrarem o q quer q seja. Incluindo contribuir para "tramar" personalidades neutras ou pró-FCP q lá vão parar, assegurando-se q o status quo nas suas instituições/empresas se mantenha. Tudo vale, até despedir jornalistas apenas porque são portistas...

José Rodrigues disse...

O post está excelente. A seguinte observação do J. Aragão também é pertinente:

"O certo é que não foi só colocarem o homem na liga e irem tratar dos casos para outro lado.
Foi colocarem as pessoas certas nos locais certos para desancarem em tudo o que mexe de azul e branco..."

De facto o maior problema é q não é só na Liga q o LFV coloca ou arranja "compinchas", é em todo o lado, o q explica q muito disto passe em branco: não só perante as autoridades (desportivas e civis), como por exemplo nos media.

Mas muitas vezes os "compinchas" já lá estavam/estão, dispostos a ajudar no q for preciso de livre vontade, sem q seja preciso os dirigentes do slb orquestrarem o q quer q seja. Incluindo contribuir para "tramar" personalidades neutras ou pró-FCP q lá vão parar, assegurando-se q o status quo nas suas instituições/empresas se mantenha. Tudo vale, até despedir jornalistas apenas porque são portistas...

Mefistófeles disse...

Ainda a propósito de "Córónéis": o que é feito do Sr.Barata ? O tal que tinha toiros de cobrição ? Também não me recordo de nenhuma investigação e o homem jurava a pés juntos que PdC tinha "comprado" um árbitro num jogo internacional. Constava igualmente que estava ligado ao narco-tráfico mas estranhamente (?)não houve investigação.
Entretanto, ouvi na rádio que a Cocaína Salganhado vai casar com um milionário alentejano. Querem lá ver que...?
Já estou a delirar...
Bom fim de semana
Saudaçoes Portistas

César disse...

"A critica construtiva é muito mais apreciada. Exponha as suas ideias também, contribua!"
E que crítica construtiva é que tem feito este blog? Eu no vosso lugar estava preocupado é com a mancha que será no historial do clube esta situação da corrupção.

Esta tentativa de disparar em todas as direcções, aquelas que PdC já tinha escolhido como inimigos, parece-me fugir às questões principais que é ter um Presidente do clube suspenso por 2 anos.

"O que é necessário é justamente denunciar estas vergonhosas ligações e daí extrair as devidas ilações"
O que é necessário é que haja ética , transparência e seriedade no football. Algo para o qual nenhum dos nossos Presidentes tem contribuido.

Quais dois pesos e duas medidas? No dia em que houverem escutas do meu Presidente a pagar fruta, espero sinceramente que seja punido.

Andar à chapada em aeroporto, é triste e vergonhoso é certo, mas cabe ás vitimas queixarem-se e à justiça decidir.

Impunidade? quantos jornalistas não sofreram bem pior ao longo dos anos, em situações associadas a PdC? quantos? e foi PdC punido?

E desde quando o facto de os outros n terem sido punidos é desculpabilizaçao para as nossas falhas?

Se são pontos exagerados em mentirosos? sei lá... alguns deles realmente tudo indicam que sejam verdade! Mas é por um suposto empresário ter levado um lambefe dum primo do Veiga que agora a virtude do nosso football está desvirtuado?

LFV é para todos os efeitos um seguidos de PdC, tentou-lhe seguir o estilo sem pericia para isso, mas ainda está à mto pouco tempo no football, para ter um cardápio de casos semelhante ao do Presidente do Porto. Tentou e contratou ex-jogadores do Porto, à semelhante de PdC. Incendiou e destabilizou a competição, com suspeitas e acusações. Em fim em tudo igual a PdC.

As pessoas certas? As pessoas certas somos nós, que gostamos de bola, e que não podemos acreditar na verdade desportiva quando se tem acesso às escutas que todos tivemos.

Pelos vistos os adeptos do Porto, acreditam que as decisões da justiça civil e desportiva se devem a compinchas do sr. LFV. Vamos então admitir que sim, vamos esquecer por um momento as penalizações, os tribunais, etc... Vamos-nos apenas concentrar nisto:

Algum de voces como adepto do Porto está preocupado com:

1. PdC admitir que recebeu um árbitro em casa?
2. PdC autorizar o pagamento de fruta nas escutas?
3. PdC não ter dito que as escutas eram falsas? e ao invés dizer que são inválidas como prova?
4. o F.C. Porto admitir a punição sem recorrer?

Só gostava de saber isso!

É que o meu presidente não está indiciado em tudo isto, mas eu tenho vergonha como Benfiquista, secalhar com mais anos de sócio (25) que ele, do seu estilo. Tenho vergonha das chapadas. Tenho vergonha destes acontecimentos, que ainda que sejam só indicios em nada dignificam o clube. Tenho vergonha que o meu Presidente atenda o telefone ao Major, e aceite a conversa da escolha dos árbitros. Tenho vergonha disso tudo e de muito mais, que comparado com a cowboyada de indicios, escutas, e decisões da justiça, é apenas um infimo da vergonha que teria se fosse do Porto. Ao invés disso a maior parte de vcs não tem vergonha, apenas acham que não tem culpa, pq há mais culpados.

José Correia disse...

«No dia em que houverem escutas do meu Presidente a pagar fruta, espero sinceramente que seja punido.»

No dia em que houver imparcialidade em Portugal e em que todos os clubes e todos os dirigentes sejam tratados, pela Justiça e pelo poder político, de forma igual, então podemos conversar sobre "fruta", encontros com árbitros em Canal Caveira, almoços com árbitros no Sapo, viagens à China, prostitutas para o árbitro inglês Howard King, etc, etc.

Até agora, aquilo a que assistimos foi a um processo montado com um objectivo declarado: atingir o Pinto da Costa e o ex-aliado de LFV na Liga de Clubes (Valentim Loureiro).

Os outros são todos uns santinhos e nem vale a pena pô-los sob escuta, mesmo quando são apanhados com a "boca na botija" em conversas altamente suspeitas (casos de LFV, Veiga e João Rodrigues).

Por isso, caro César, pode estar descansado. Neste País da treta, em que tudo se decide nos jogos de interesse nos corredores de Lisboa, "o dia em que houverem escutas do Presidente do SLB a pagar fruta" será o dia de S. Nunca à tarde...

José Correia disse...

«Eu no vosso lugar estava preocupado é com a mancha que será no historial do clube esta situação da corrupção.»

Eu, no lugar dos benfiquistas, estava é preocupado com o facto de nos últimos 15 anos ter ganho apenas um campeonato e, mesmo esse, ter sido da forma escandalosa que é de todos conhecida.

Eu, no lugar dos benfiquistas, estava é preocupado com o facto de, depois de uma época vergonhosa, querer ganhar na secretaria aquilo que não foram capazes de conquistar dentro do campo (estou, obviamente, a referir-me ao acesso à Liga dos Campeões).

Leceiro disse...

Como é que alguém pode ter moral para falar quando dia após dia abafam verdadeiras tramóias à la clube do regime! Lamento que a SAD do FC Porto não tenha agido de forma activa aquando da condenação do José Veiga por ter ENGANADO a CMVM, a LIGA, a FPF e outras instituições ao falsear uma venda da sua participação na SAD do Estoril, este caso devia ser levado até ao fim, e os dois clubes deviam ser punidos exemplarmente.

Ou acham que foi uma coincidência os factores Cunha Leal - Estádio Algarve - Hélio Santos - Rui Duarte e por ai fora terem sido apenas um acaso do destino?!

TRICAMPEÕES NACIONAIS, coisa que um lamp nem sabe o que é desde os anos 60. Contra factos não há qualquer argumento.

César disse...

"Eu, no lugar dos benfiquistas, estava é preocupado com o facto de nos últimos 15 anos ter ganho apenas um campeonato e, mesmo esse, ter sido da forma escandalosa que é de todos conhecida."
Sim, foi um campeonato anormal. Sendo que o normal, é fruta, chocolates, mariscadas, e recepções de árbitros em casa.

Nuno Nunes disse...

"Sim, foi um campeonato anormal. Sendo que o normal, é fruta, chocolates, mariscadas, e recepções de árbitros em casa."

Mariscadas não, que a ementa do Sapo é rica em enchidos e vinho verde de lavrador. O Devesa Neto que o diga! Esses jantares no Sapo deram um belo "cozinhado".

E recepções a árbitros foram bem feitas, mas à porta do avião, que levava a equipa do Benfica para os jogos na Champions.

Eram chocolates ou beijocas que o Veiga prometia à rapaziada da Liga?

Nuno Nunes disse...

"Se por questões de share a SIC autorizou a entrada, não podem vir para aqui papaguear que o homem deu uma de Manuel Subtil e conquistou o burgo."

Calma, não te excites nem passes das marcas.
É que, no que respeita ao slb, this is just the begining...

Unknown disse...

Se pela mourolândia se sabe ler Português, basta ler os posts deste blog dos dias 10, 11, 12 e companhias e está dada a resposta:

> Algum de voces como adepto do Porto está preocupado com:
(...)
> 4. o F.C. Porto admitir a punição sem recorrer?
> Só gostava de saber isso!

Posto isto, dispensam-se aqui no blog demagogias vermelhas.

José Correia disse...

«Sim, foi um campeonato anormal. Sendo que o normal, é fruta, chocolates, mariscadas, e recepções de árbitros em casa.»

A "fruta" a que te referes e a recepção de árbitros em casa, não teve qualquer influência na verdade desportiva, conforme ficou claro do acordão do CD da Liga, feito pelo benfiquista Ricardo Costa.

Infelizmente, o mesmo não podem vocês dizer sobre as N escandaleiras que se verificaram no campeonato 2004/05.
Desde jogadores do Estoril a serem coagidos, até sumarissimos à lá carte apenas para jogadores do FC Porto, houve de tudo, até a negociata entre dirigentes e ex-dirigentes do SLB (conheces o senhor António Figueiredo?), intermediada pelo inefável Cunha Leal, para que o Estoril recebesse o SLB a 300 Km de distância, num estádio em que não se via um único adepto dos canarinhos.

Relembro que foi nesse campeonato, que conhecidos sportinguistas (como Dias Ferreira) começaram a falar no Apito Encarnado.

MC disse...

"Algum de voces como adepto do Porto está preocupado com:

4. o F.C. Porto admitir a punição sem recorrer?

Só gostava de saber isso!"

Caro César não seja benfiquista nem ignorante e mentiroso:

PdC nunca admitiu qualquer punição, pelo contrário vai recorrer ou já não sabe escutar bom português?

PdC só é o presidente que o Sr e todos os seus gostaria de ter na maior instituição da mediocridade.

PdC recebeu um arbitro em casa e sabe em que condições e em que situação?

Sabe V.Ex.a impoluto benfiquista quantos árbitros o seu Coronel já recebeu em casa dele?
Não?
Sabe porque?
Porque nunca foi investigado!

Não faça de nós parvos! Ao contrário de você nós não somos ressabiados com o seu clube e sabe porque? Porque não está nos nossos genes a cobiça! Nós somos conquistadores meu caro! O nosso clube é eclético ao contrário do seu que vive a soldo do regime e para existir contorna as leis com declarações do fisco falsas e outras quitangas.

Insisto, não faça de nós parvos! Resuma-se a sua insignificância e vá grunhir para o meio dos seus.

E se quiser verificar, com os seus olhos vesgos, que não somos parvos então apareça para ler e pôr-se ao corrente. Cada laivo seu derrama mais ódio ao seu maior pesadelo FCPORTO do que o próprio Coronel ao nosso presidente PdC.

O meu clube não é da terra dos pedófilos meu caro! Vá masé olhar pelas criancinhas abandonadas, converta o seu ódio ao FCPORTO, em solidariedade pelas criancinhas que se vendem na cidade que deu nome ao seu clube.

Leceiro disse...

A alegria deles é o futsal, e mesmo assim foram campeões nacionais de andebol e mandaram embora o melhor treinador que passou por Portugal nos últimos 20 anos. Deixem eles falarem, é sinal que as nossas vitórias são o seu maior pesadelo.