sábado, 10 de maio de 2008

Resignação para objectivos desportivos cumprir


Ouvi o presidente, Pinto da Costa, sobre os castigos aplicados pela Liga ao FCP e ao seu presidente, e fiquei desagradado.

Pelo tom: murcho, político, moralista, fugindo à informação e à luta: uma pose de homem de estado, cuja palavra está acima de qualquer suspeita, sem precisar de explicar o que quer que seja.

Pelo conteúdo: o FCP ao não recorrer, assume o pecado a favor de uma atitude oportunista, pois apenas fica sem uns pontinhos que não lhe fazem falta nenhuma. Uma atitude pragmática, dirão alguns, pois nada se perde e os objectivos desportivos mantém-se intocáveis. Vamos ver. O resgate do nosso orgulho (do FCP) será salvaguardado, anuncia-se, pelo recurso apresentado relativamente ao castigo aplicado a PdC.

Pela fuga: nada do que disse PdC no passado, perspectivava a posição que foi tomada. O resto serviu para salvar a face: que continua a merecer todo o apoio dos sócios e accionistas, e que a direcção está a trabalhar em pleno e a todo o vapor para a próxima época, para salvaguardar os tais objectivos desportivos.

Conclusão: Não era isto que os sócios quereriam. Afinal, esta posição está muito próxima do que defendeu há uns meses Lobo Xavier, e que tantas críticas gerou junto de muitos portistas. Lobo Xavier é uma voz que se deve atentar com respeito porque é um jurista e porque conhecerá bem como atravessar, sem grandes danos, os corredores enviesados do "poderoso" edifício da justiça. Era, pois, uma opinião a ter em conta.

Insisto: fiquei desiludido porque nunca me apercebi que a tendência da Direcção fosse esta. Os sinais eram, claramente, de sinal contrário, o que fazia prever que estávamos a ser injustiçados, e queríamos prová-lo, para que não ficassem dúvidas. E, por isso, senti esta posição como uma rendição. Mas, não foi só a decisão que me desagradou. Foi a encenação, o tom, o conteúdo e a falta de emoção no discurso. Um local vazio, um presidente sozinho, palavras de circunstância, muita fé, bastante religiosidade, apatia e conformismo quanto baste.

Este não é o meu FCP, este não é o PdC combativo que conheci. Definitivamente, desiludido.

1 comentário:

Nuno Nunes disse...

Penso que desiludidos ficámos todos. A corja que está na Liga merecia que o FC Porto desse mais luta. E uma reacção muito mais agressiva e combativa da nossa parte.