sábado, 10 de maio de 2008

Um dragão sem chama

9 de Maio, 20h00, abertura dos telejornais.
Os três canais – RTP1, SIC e TVI – estão em directo do auditório do Piso 3 do Estádio do Dragão (bancada poente), para transmitirem a reacção de Pinto da Costa e da Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD aos processos disciplinares instaurados pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
A expectativa é grande e milhões de portugueses estão de olhos nas televisões, particularmente os portistas.


20h03, Pinto da Costa inicia a conferência de imprensa:
«Senhores jornalistas, o FC Porto foi hoje notificado, às 15h50, das decisões da Comissão Disciplinar (CD) da Liga, sobre o denominado processo ‘Apito final’.
Em primeiro lugar, deploramos o facto desta notificação oficial ter sido antecedida, em quase dois dias, por uma divulgação oficiosa num órgão de comunicação social do grupo Cofina. Se nada podemos fazer para impedir a promiscuidade evidente entre a equipa especial da Dr.ª Maria José Morgado, a PJ e o ‘Correio da Manhã’, a qual tem servido para alimentar dezenas de capas desse jornal, o mesmo não se passa em relação à Liga de Clubes, da qual o FC Porto é um dos membros.
Por isso, e desde já, exigimos ao presidente da Liga de Clubes a abertura de um inquérito, para apurar quem, dentro do CD da Liga, são os informadores, ou agentes infiltrados, do ‘Correio da Manhã’.

Dito isto, queremos dizer a todos os portugueses e, particularmente, aos milhões de adeptos portistas espalhados por todo o Mundo, que o FC Porto considera esta decisão aberrante e irresponsável, sem qualquer tipo de sustentação nos factos ocorridos, a não ser nas declarações da dona Carolina Salgado. Aliás, recordamos, mais uma vez, que no âmbito do processo ‘Apito Dourado’ estes inquéritos tinham sido arquivados e apenas foram reabertos na sequência da publicação do livro escrito a meias entre a dona Carolina e a dona Leonor Pinhão.

Esta decisão da CD da Liga veio, de algum modo, dar razão ao presidente do Benfica, quando afirmou que era mais importante ter pessoas na Liga do que contratar bons jogadores. De facto, se Carolina Salgado tem sido a ponta-de-lança do Ministério Público, o Dr. Ricardo Costa mostrou ser um fantasista, quiçá com capacidades inatas para substituir outro Costa, o Rui Costa, como distribuidor de jogo dos encarnados.

Ora, quer a FCP SAD, quer o seu presidente, não aceitam esta punição ditada em tons de encarnado e irão, solidariamente, recorrer até às últimas instâncias em que tal for possível, ao nível desportivo e civil, para que seja feita justiça e para verem ressarcidos a sua honra e bom nome.


Relativamente à eventualidade de nos serem retirados 6 pontos e às declarações feitas esta tarde, pelo presidente da CD da Liga, de que se o regulamento da Comissão Disciplinar não exigisse o que exige, os clubes que hoje perdem pontos seriam punidos com descida de divisão, quero desafiar o Dr. Ricardo Costa a propor essa alteração ao regulamento e que, já agora, a mesma tenha efeito retroactivos. Tenho a certeza que esta sua iniciativa terá todo o apoio do presidente do seu clube, bem como, da comunicação social que o Dr. Ricardo Costa usa como instrumento para se auto-elogiar e pavonear.


Em função de tudo isto, a Administração da F. C. Porto – Futebol, SAD informa que tomou as seguintes decisões:

a) Até que sejam encontrados e punidos os informadores do 'Correio da Manhã' existentes no CD da Liga, o FC Porto corta relações com todos os órgãos sociais desta Liga de Clubes, mantendo apenas os contactos mínimos institucionais a que seja obrigado.

b) O FC Porto considera persona non grata todos os elementos dos órgãos sociais desta Liga, os quais não são bem vindos nos jogos disputados no estádio do Dragão. Contudo, como os regulamentos prevêem que os mesmos tenham lugares reservados no camarote presidencial, avisamos que nenhum dirigente da FCP SAD os receberá, nem ocupará lugares nesse camarote ao seu lado.

c) O FC Porto irá solicitar reuniões à UEFA e à FIFA, de modo a expor as suas razões sobre este assunto. Nessas mesmas reuniões irá apresentar um conjunto de documentação e vídeos sobre casos do futebol português, com ênfase para os escândalos que ocorreram na época 2004/05 e que passaram impunes.

d) Se os tribunais civis derem razão ao FC Porto, conforme esperamos e estamos convictos, o FC Porto irá exigir a demissão dos elementos que constituem o CD da Liga e a convocação de eleições antecipadas para este órgão da Liga.

e) Se os tribunais civis derem razão ao FC Porto, conforme esperamos e estamos convictos, o FC Porto irá exigir uma indemnização à Liga de Clubes, pelos prejuízos causados à sua honra e bom nome.

f) O FC Porto avisa os patrocinadores e canais televisivos detentores dos direitos da Taça da Liga, que na próxima época irá apresentar uma equipa de recurso nos jogos que tiver de disputar nesta competição e apela aos seus adeptos para boicotarem os jogos, deixando as bancadas vazias.

Muito obrigado pela vossa presença.
Viva o FC Porto! Viva o Porto! Viva Portugal!»

Era uma conferência de imprensa deste género que eu estava à espera.

Em vez disso, ouvimos o presidente do FC Porto afirmar:
«O FC Porto vai ter subtraídos seis pontos aos muitos que já ganhou este ano. (...) Não vamos, no que diz respeito ao FC Porto, recorrer da perda desses seis pontos. Nem precisarei de dizer porquê e, naturalmente, também não precisarei de dizer qual a razão (...) não recorremos e vamos passar a ter apenas 14 e 15 pontos de avanço. Mas a honra do FC Porto ficará salvaguardada, porque eu, pessoalmente, como presidente e como cidadão, vou recorrer, na segunda-feira, para o Conselho de Justiça. Esperamos, através desse recurso, que a verdade seja reposta e possamos mostrar que não existe qualquer razão para o FC Porto ser penalizado.»


Numa altura em que o FC Porto enfrenta uma poderosa coligação de interesses, formada por parte do Ministério Público e da PJ, clubes da 2ª circular e comunicação social, os sócios e adeptos do FC Porto estavam à espera de uma reacção enérgica, dura, sem contemplações e sem medo de eventuais sanções. Estávamos à espera de um Pinto da Costa que chamasse os “bois pelos nomes”, que desmascarasse esta teia encarnada que foi montada na “capital do Império” para atacar, denegrir e humilhar o FC Porto.
Mais do que nunca era preciso dar um murro na mesa, olhar essa gente olhos nos olhos e dizer-lhes que não temos medo e se querem guerra tê-la-ão. Dentro e fora das quatro linhas.

Em vez disso vimos um homem sem chama, sem o fulgor de outros tempos, quase resignado. Um velho leão cansado, que preferiu o calculismo de uma derrota com poucos feridas, ao risco de uma batalha pela justiça e verdade que sempre clamou e em que nós acreditamos.

Este não é o Pinto de Costa que, ao lado do saudoso José Maria Pedroto, não teve medo de enfrentar e derrotar os poderes instalados que estavam a sul.
Este não é o Pinto da Costa, que enfrentou e derrotou um presidente da FPF, o sportinguista Silva Resende, quando este ameaçou mandar o FC Porto para a 2ª divisão a propósito da marcação de uma final da Taça de Portugal.
Este não é o Pinto da Costa que enfrentou e derrotou um ministro das finanças de Cavaco Silva (Catroga), aquando da penhora da retrete do estádio das Antas.
Este não é o Pinto de Costa que eu e milhões de portistas aprendemos a admirar ao longo das últimas três décadas.


Não me revejo neste Pinto da Costa e menos ainda na gente que o rodeia.

P.S. De acordo com o jornal O JOGO, mal terminou a conferência de Imprensa, Pinto da Costa foi para a Casa das Artes de Famalicão, ao Festival Internacional de Música de Câmara Stellenbosch, tendo jantado com o maestro Vitorino d'Almeida. Ainda bem que depois de um dia negro para a honra e orgulho dos portistas o presidente do FC Porto tem disposição para ir ouvir música...

8 comentários:

José Correia disse...

«A imagem de rigor e seriedade da CD da Liga caiu. A SAD do Boavista foi primeiramente notificada pelo "Correio da Manhã" [edição de quinta-feira] e ontem, dia da divulgação, foi-o apenas as 14h39, numa altura em que todos os órgãos de comunicação social já noticiavam a descida de divisão do Boavista».

Para Álvaro Braga Júnior, a "violação regulamentar" cometida pela CD da Liga, ao notificar os órgãos de comunicação social primeiro do que os interessados, vai originar, por parte do Boavista, uma participação ao CJ da FPF. A SAD do Boavista pretende ainda levar o assunto ao presidente da Liga, Hermínio Loureiro, com o propósito de ser aberto um inquérito interno perante a manifesta "fuga de informação" e desrespeito pelo princípio do "segredo de justiça".
in O JOGO

José Correia disse...

«Valentim Loureiro, entrevistado no "Jornal Nacional", da TVI, não poupou nas munições, tendo como alvo preferencial o presidente da Comissão Disciplinar da Liga. "Só tem vaidade. A maneira como se apresentou, com aquela alegria e aqueles auto-elogios todos, foi inqualificável", criticou o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga»
in O JOGO

José Correia disse...

«Não digo que pudesse ter aguardado por 30 de Junho, mas a decisão poderia ter esperado pelo final do campeonato e Taça de Portugal. Este ainda é um processo pendente e, por isso, devia ter havido recato. A Lei procura tratar as partes com igualdade e isto é desvirtuado quando a sentença é revelada publicamente. Se o CJ mandar averiguar os meios de prova, qualquer apreciação é prematura.»
Dias Ferreira, ex-dirigente do Sporting

José Correia disse...

«As escutas, neste caso, não são permitidas como meio de prova. Ricardo Costa é um iluminado que constrói muito bem as decisões. Depois saberemos se estão assim tão bem fundamentadas. Eu próprio fui ouvido sobre a pertinência das escutas, no caso relacionado com o Leiria. A CD vangloria-se, mas neste caso não há mais nada que não seja a escuta; não há presunção de facto.»
José Guilherme Aguiar, ex-director executivo da Liga

José Correia disse...

«[Ricardo Costa]É filho de um sócio de longa data do Boavista, e há quem diga ser simpatizante da Académica, fruto da sua passagem por Coimbra, mas isso não o impediu de, há cerca de um ano, numa entrevista, ter dado a seguinte resposta, quando questionado pela sua paixão clubística: "O futebol português não está preparado para saber o clube das pessoas com responsabilidades."»
in O JOGO

José Correia disse...

«O advogado Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga, foi o protagonista de todo este processo e ontem deu a cara pelas decisões do órgão a que preside. Com pompa, circunstância e indisfarçável vaidade, Ricardo Costa falou durante mais de uma hora sem nunca perder o pé, apenas condicionado pelas gotas de suor que lhe atrapalhavam o buço. Elogiou o "muito trabalho" dos cinco elementos que integram a Comissão Disciplinar, criticou os regulamentos, que "impediram castigos mais severos", e prometeu para terça-feira apresentar uma proposta de revisão dos regulamentos que endureça as penas. Ricardo Costa chegou mesmo a dizer que só o pormenor da corrupção sobre equipa de arbitragem obrigar a que se estabeleça uma causa e efeito impediu a Comissão Disciplinar da Liga de despromover o F. C. Porto, condenado por tentativa de corrupção dos árbitros Jacinto Paixão (jogo com o Estrela da Amadora) e Augusto Duarte (jogo com o Beira-Mar). "Aqueles clubes que agora perdem pontos teriam descido de divisão" se não fosse tão difícil fazer prova de corrupção de facto.»
in JN

eduardo disse...

PORTISTAS,
... quando os lobos uivam,
É HORA DE COLOCAR AS BANDEIRAS E OS CACHECOIS NAS VARANDAS E JANELAS. Vamos afirmar o nosso ORGULHO.

Lino Oliveira disse...

Caro José Correia

Este seu post é dos melhores que alguma vez vi estruturados por esa blogosfera. Sou também bloguista e navego amiúde por esse oceano de opiniões pessoais expressas, mas este seu texto encheu as minhas medidas. :-)

É evidente que me revejo completamente na primeira parte do seu texto e essa seria, concerteza, a conferência de imprensa que muitos dos sócios e simpatizantes do FCP gostariam também de ter ouvido.

Um abraço