sábado, 13 de dezembro de 2008

A Taça de Portugal no seu Melhor

Talvez por hábito de maledicência - coisa em que os portugueses se esmeram - a Taça de Portugal é alvo de frequentes críticas e condescendentes desprezos. Mas a verdade é que o seu figurino - quase integralmente copiado do da mais antiga competição futebolística do mundo, a Taça de Inglaterra, ou F.A. Cup - é muito mais atraente e susceptível de provocar resultados "escandalosos" que, por exemplo, o da sua congénere espanhola, disputada a duas mãos.

Equipa do C.D. Cinfães que eliminou o Fátima (1-0) nos 1/16 de final
(fonte: clubedesportivocinfaes.blogspot.com)

Vem isto a propósito do adversário que calhou ao F.C. Porto nos 1/8 de final da competição deste ano, o Clube Desportivo de Cinfães, que milita na 3ª Divisão Nacional. Trata-se, de facto, de um daqueles sorteios pelos quais os adeptos deste tipo de clubes anseiam, se bem que, fosse eu adepto do Cinfães, e estando a prova já nos 1/8 de final, era capaz de preferir um adversário mais ao alcance (que ainda haverá alguns) e em casa também, claro. Mas isso são outras contas.

O concelho de Cinfães tem uma população de pouco mais de 20.000 habitantes, e embora com um foral datando do séc. XVI, resultou, na sua actual configuração, da fusão, em meados do século XIX, dos concelhos de Tendais, Ferreiros de Tendais, Sanfins do Douro e Cinfães propriamente dito. Cinfães fazia parte da antiga província do Douro Litoral, mas, aquando da criação dos distritos, foi incluído no Distrito de Viseu.

A agricultura e a pastorícia são as principais actividades locais. Aos gastrónomos recomenda-se o anho com arroz de forno ou a posta arouquesa, acompanhados do tinto de Cinfães, o qual, pertencendo embora o concelho à Região Demarcada dos Vinhos Verdes, se caracteriza por uma robustez nada típica dos vinhos verdes. Como dizia um autor local em estrofe inspirada, "cesse a fama dos verdes de Amarante e a dos do Souto do Rio se alevante!"

Entre os vultos que Cinfães deu a Portugal e, neste caso, ao Mundo, ressalta o do explorador de África do séc. XIX, Serpa Pinto, o primeiro português a atravessar África de uma costa à outra (de Benguela a Durban, entre 1877 e 1879).
Rara é a vila ou cidade portuguesa que não ostente o nome desta intrépida figura numa das suas artérias.

O nosso adversário desta eliminatória é o principal clube do concelho do mesmo nome (nos distritais de Viseu militam ainda, oriundos do concelho de Cinfães, o Nespereira, o Boassas, o Oliveira do Douro e o Souselo - pelo menos estes, e que me desculpem os que porventura me escaparam).

Há cerca de 20 anos o C.D. Cinfães disputou pela primeira vez o Nacional da 3ª Divisão, e desde aí tem sido uma espécie de "sobe-e-desce", contando, contudo, recentemente, com um período de 4 épocas seguidas nesta divisão. Esta época regressou de mais um "exílio" no Distrital de Viseu e quis o acaso da geografia que, pela primeira vez, não ficasse na Série B, a mais forte desta divisão, pois alberga inúmeros clubes do Distrito do Porto. Encaixado antes na Série C, o Cinfães vem disputando um excelente campeonato, ocupando actualmente a 3ª posição. Nas eliminatórias anteriores o Cinfães colheu dois escalpes de equipas da 2ª divisão, o Ribeira Brava e o Fátima, além do Paredes, da Série B da 3ª Divisão.

Banqueteemo-nos, pois, com uma arrozada de forno, façamos as honras ao Tinto de Cinfães, e dirijamo-nos ao Estádio Municipal Prof. Cerveira Pinto (uma obra condigna) para apoiar o F.C, Porto nesta inusitada viagem.

4 comentários:

José Correia disse...

«Aos gastrónomos recomenda-se o anho com arroz de forno ou a posta arouquesa, acompanhados do tinto de Cinfães»

Anho com arroz de forno?
Posta arouquesa?
Eh pá, devia ser proibido publicar estas coisas em blogues sérios...

E agora, como é que vai ser ao almoço?... ;-)

José Correia disse...

Ao contrário do anho, do arroz de forno e da posta arouquesa, não sou grande apreciador da Taça de Portugal.
É uma competição que me diz pouco, a não ser quando o adversário é o Sporting ou o SLB.
Por isso, acho muito bem que o Jesualdo aproveite esta competição para dar minutos a jogadores menos utilizados.

Anónimo disse...

No concelho de Cinfães - e no vizinho concelho de Castro Daire - fica a Serra de Montemuro, uma das mais altas de Portugal (ca. 1400 m). É dos sítios onde todos os anos neva e a estrada Cinfães-Castro Daire fica normalmente cortada (ainda recentemente isso aconteceu).

Sou caçador e, por via disso, conheço bem a zona. Não que ainda haja muita caça, mas vai-se também pelo passeio!

Espera-se que nossa equipa "B" não se dê mal com o frio no jogo de hoje.;-)

De Cinfães é também natural um nosso amigo "de estimação", o antigo presidente da FPF, Silva Resende. Outro Resende (os Resendes parecem ser todos de Cinfães e não do vizinho concelho de Resende)) natural da terra é o nosso antigo jogador de andebol e actual treinador, Carlos Resende. O cónego Correia Pinto, grande figura da Igreja e padrinho de José Maria Pedroto, era também cinfanense.

O anho assado daquelas paragens é de facto uma maravilha. Mas do tinto não sou grande apreciador!;-)

galo_na_piscina disse...

Leixões

Leixões

Leixões

Leixões

Me perdoem os cinfanenses, mas a malta de matosinhos subiu ao podium........

ahahahahahahahahahahhaahahah

´Final da taça:

fcp x leixões

até estou dividido carago...pela alegria que me deram, até merecem la ficarem com o caneco....