quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Votações de 2008 no Reflexão Portista

Chegados ao final de mais um ano (é de mim ou os anos passam cada vez mais depressa?) é habitual fazerem-se balanços e recordarem-se algumas previsões que foram feitas no início do ano. Nesta linha, lembrei-me de pegar em seis das votações on-line que efectuamos no 'Reflexão Portista' e recordar qual era o sentimento/opinião dos frequentadores do blog na altura sobre cada um destes temas.

1. Que venda seria menos lamentável no fim da época?
(votação efectuada em finais de Março)


E Quaresma haveria mesmo de sair, não pelos 40 milhões menos um euro (que Pinto da Costa disse que punha do bolso dele), mas por cerca de metade e no último dia do mercado de transferências de Verão.
Fez-se a vontade ao jogador e a SAD portista encaixou uma boa maquia, que há-de ser fundamental para o equilibrio das contas do exercício 2008/09. Além disso, soube-se agora, Quaresma foi o jogador mais bem pago da época 2007/08. Segundo as declarações fiscais das SAD a que a agência Lusa teve acesso, entre salários e prémios Quaresma recebeu 2.135.225 euros (482 mil euros a mais do que Lucho e 754 mil a mais do que Lisandro).
Quaresma deixou saudades?
Não posso falar pela massa associativa do FC Porto, mas eu lembrei-me dele em muitos dos jogos já disputados esta época.


2. Por 3,2 M€, o Mariano é...
(votação efectuada em meados de Junho)


Na altura, 54% torceram o nariz ao negócio, entendendo que Mariano tinha sido "sobreavaliado e por isso caro" ou mesmo que a SAD tinha feito "um péssimo negócio". Passado meio ano, parece-me que tinham razão.


3. A duas semanas do 1º jogo oficial, que sectores precisam de ser reforçados?
(votação efectuada na 1ª quinzena de Agosto)


Apesar das contratações de Sapunaru e de Benitez para as laterais e das muitas indefinições que na altura existiam sobre a posição de médio defensivo, a duas semanas do 1º jogo oficial a maior parte das pessoas que votaram entendiam que o sector que mais precisava de ser reforçado era o de "Defesas laterais".
Vinte e dois jogos oficiais depois eu diria que esta percentagem seria agora muito maior...


4. Qual a melhor opção para defesa-esquerdo?
(votação efectuada na 1ª quinzena de Setembro)


O Lino ficou num "honroso" último lugar com 0,7% dos votos... (já toda a gente tinha percebido que este brasileiro não tem características para defesa-esquerdo e que, quanto muito, poderia ser um recurso como médio-esquerdo).
Quanto ao Benitez, na altura ainda havia 16% dos votantes com esperança...


5. Qual o melhor reforço da época 2008/09?
(votação efectuada em meados de Setembro)


Há três meses e meio atrás, Rodríguez foi considerado o melhor reforço desta época, com 44% dos votos. Nas posições imediatas surgiram Hulk (22%) e Rolando (20%), com os restantes jogadores a terem votações residuais.
Um dia destes vamos repetir esta votação. Estou convencido que o Fernando vai dar um salto na votação e que o Hulk e o Rodriguez são capazes de inverter as suas posições.


6. A meio da fase de grupos, prevê que no final o FC Porto irá ficar em...
(votação efectuada em finais de Outubro)


Pois é, após os três primeiros jogos 73% dos votantes previam que os dragões não se iam classificar para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e, afinal, o FC Porto acabou por ficar em 1º lugar do grupo!
E esta heim?!

7 comentários:

lost disse...

Votos de que 2009 seja um ano recheado de bons momentos, tambem em tons de azul e branco!

Delindro disse...

José Correia em que jogos te lembraste esta época do Quaresma? Essa tua lembrança foi de que fazia falta ou que a equipa está melhor agora sem o mesmo?

Abraço

José Correia disse...

Caro Delindro (Fernando?), lembrei-me do Quaresma naqueles jogos em que era preciso alargar o jogo, para abrir defesas compactas (por exemplo, no último jogo contra o Marítimo) e também quando nos faltou um toque de génio para ajudar a resolver alguns jogos.

Seja como for, Quaresma é passado e eu acredito que o actual trio atacante do FC Porto poderá vir a ser mais forte que o da época passada e, quando estiverem devidamente entrosados, darem-nos muitas alegrias.

Delindro disse...

sim, sou o Fernando. Quando estava a ler o teu post e li que te lembravas do Quaresma, veio-me à memória a nossa conversa no Dragão antes dos penalties com o Schalke depois da grande perdida do Quaresma que nos teria dado o apuramento.

José Correia disse...

Caro Fernando Delindro,

Sim, é verdade que o Quaresma teve esse falhanço incrível contra o Schalke mas, para sermos justos, teremos também de recordar os fantásticos golos e assistências para golo nas últimas épocas.

Olha, por exemplo, os dois golos que nos deram a vitória em Braga na época passada (um deles foi eleito o golo do campeonato), ou a forma magistral como tirou o David Luís da frente e marcou o golo da vitória na Luz também na época passada.

Como todos os jogadores, o Quaresma tinha os seus defeitos e, por vezes, era enervante. Contudo, pesando os prós e os contras, não há dúvida que foi um grande jogador que passou pelo FC Porto e que contribuiu fortemente para as conquistas das últimas três épocas.

Um abraço

jdm.dragão.lisboeta disse...

Pois é, a sabedoria acontece...e o tempo encarrega-se de o provar! Mas, a verdade é que temos muito de que nos orgulharmos, embora nem tudo tenha sido perfeito. Mas, quem é perfeito na imperfeição humana?

Como leitor regular deste blog, aproveito para desejar a todos um grande 2009, e que a crise mais que certa, passe ao lado do nosso F. C. PORTO, que acredito vai ser TETRA, além de ganhar as tacinhas domésticas e de passar, pelo menos aos 1/4s da Champions.

bLuE bOy disse...

Caros Amigos e Portistas, em nome de toda a equipe do blog BiBó PoRtO, carago!!, o que vos desejamos é um FANTÁSTICO 2009... a azul-e-branco, carago!!