terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Venha quem vier

Depois da vitória contra o Arsenal e da respectiva passagem aos oitavos-final, está na hora de cerrar fileiras, afiar as espadas e de nos prepararmos para conhecer (e vencer) o nosso próximo adversário na caminhada para Roma.


Tendo ficado em primeiro lugar do grupo, o FC Porto vai esperar pelo sorteio da próxima sexta-feira com a certeza de que vai defrontar um dos segundos classificados (excluindo o Arsenal por ter sido nosso adversário de grupo e o Sporting por questões geográficas), disputando a primeira mão fora e a segunda mão em casa.

Os candidatos a ser eliminados nos oitavos-final da Liga dos Campeões pelo futuro campeão europeu (um "pouco" de confiança nunca fez mal a ninguém) são o Chelsea FC, o FC Internazionale Milano, o Club Atlético de Madrid, o Villarreal CF, o Olympique Lyonnais e o Real Madrid CF.

O Chelsea do nosso ex-seleccionador nacional qualificou-se na última jornada apenas, num grupo relativamente acessível, com 10 pontos. Ocupa actualmente a segunda posição na liga inglesa, com menos um ponto que o líder (Liverpool FC).
As fragilidades da equipa têm-se sentido especialmente em casa, onde perdeu já 14 pontos. Tendo em conta que o FC Porto nunca ganhou em solo britânico em jogos oficiais, este Chelsea pode ser admirado (e desejado) com um certo brilho nos olhos.

Decidir a eliminatória contra o Internazionale de José Mourinho no Estádio do Dragão significaria receber pela terceira vez o nosso ex-treinador desde que ele venceu a (única) Liga dos Campeões da sua carreira. O Inter qualificou-se apenas na última jornada, apesar de ter perdido o jogo, com 8 pontos. No campeonato, apesar de ser líder destacado com mais de 6 pontos sobre o segundo classificado, não tem convencido a imprensa italiana.

O Atlético de Madrid qualificou-se para os oitavos-final no grupo com o resultado mais desequilibrado, tendo obtido o mesmo número de pontos do que nós (12). A nível interno, tem sofrido um pouco mais, estando na quinta posição a 11 pontos do líder (FC Barcelona).
Defrontar o Atlético teria a curiosidade de receber alguns dos ex-jogadores do FC Porto (Paulo Assunção, Maniche e Seitaridis), e de conhecer a reacção do público ao regresso ao Dragão de uma das mais badaladas e polémicas saídas do defeso.

O Villarreal garantiu a qualificação na 5ª jornada terminando a fase de grupos com 9 pontos. No campeonato espanhol, encontra-se no 4º posto, imediatamente à frente das equipas de Madrid. O Villareal é uma das equipas que proporciona melhores espectáculos de futebol, jogando um futebol muito aberto, que apesar de lhe garantir muitos golos marcados, provoca também alguns sustos aos seus adeptos sofrendo bastantes golos.

O crónico vencedor do campeonato francês Lyon, qualificou-se para os oitavos-final ainda na 5ª jornada, e acabando com 11 pontos apesar da derrota na última jornada com o Bayern de Munique. Não é surpresa para ninguém descobrir que o Lyon comanda o seu campeonato, preparando-se conquistar esta época o oitavo título do palmarés, o oitavo consecutivo.

Os "não tão galácticos quanto isso" do Real Madrid qualificaram-se com 12 pontos, apesar de não fazerem exibições muito convincentes. No campeonato espanhol, os resultados têm sido piores e a equipa encontra-se na 6ª posição.
Com a recente a entrada de Juande Ramos para a equipa técnica, o Real pode ser uma equipa (ainda mais) perigosa nos próximos tempos devido à motivação extra que as chicotadas-psicológicas costumam trazer às equipas.


Uns certos passarinhos têm-me dito que gostavam de defrontar o Inter, para mais uma vez recebermos, e desta vez eliminarmos, o nosso ex-treinador. Eu preferia receber o Chelsea: se o Filipinho achava que era longe vir de Lisboa ao Porto, ficava contente por o obrigar a vir desde Londres até à nossa "mui nobre, sempre leal e invicta" cidade.

O sorteio é no dia 19.12 às 12h CET (11h para Lisboa, Londres e Monrovia). Até lá, vote naquela que considera a equipa ideal para defrontar a nossa equipa.

16 comentários:

José Correia disse...

Ranking UEFA 2009 dos potenciais adversários do FC Porto:

CHELSEA - 3º Ranking UEFA 2009
LYON - 9º
INTER DE MILÃO - 10º
REAL MADRID - 11º
VILLAREAL - 15º
ATLÉTICO DE MADRID - 45º

O FC Porto é o 19º no Ranking UEFA 2009.

José Correia disse...

As minhas preferências para o adversário do FC Porto são, claramente, o Atlético de Madrid e o Villareal.

Quem eu não quero mesmo é o Inter de Milão.

Leceiro disse...

Dois comentários:

- O Lyon não está tão dominante em França como em outras temporadas, já que tem o Marselha entre outros a morder os calcanhares.

- As equipas espanholas são claramente de evitar, penso que o Chelsea e o Lyon são as equipas que mais se ajustam ao nosso estilo de jogo.

Azulantas disse...

Posso estar muito enganado, mas o Lyon é talvez o melhor que nos poderia calar no sorteio, tanto com base no historial entre os 2 clubes como pelo época que está a fazer, abaixo do nível demonstrado em anos anteriores.

Por outro lado, o Lyon tem o mesmo objectivo competitivo que nós (chegar ao 4os Final)o que faz com que as equipas sejam equiparadas em termos de valor (desportivo) do plantel.

Todos os outros são a meu ver adversários mais complicados, nomeadamente Chelsea, Inter e Real. Estes são para evitar a todo o custo, Inter porque em Fevereiro vai estar exclusivamente concentrado na LC, Chelsea, porque se o campeonato não estiver a correr de feição vai querer vingar-se na LC, e Real que vai recuperar fulgor com Juande Ramos.

Atlético e Villareal são aquelas equipas "chatas" porque têm excelentes jogadores que decidem partidas sozinhos.

miguel87 disse...

Apesar da contínua tendencia do nosso treinador de nos "colocar por baixo" em jogos mais exigentes, tenho fezada na categoria dos nossos jogadores, e nada me daria mais prazer do que eliminar a equipa do BURRO, com a devida ressalva da admiração que tenho pelo Deco e o Ricardo Carvalho.

sirmister disse...

Acho que os melhores para calhar seriam o lyon e o villareal, sendo que daqui a 2 meses pode ser tudo diferente. Não me importava que calha-se o chelsea havia motivação extra para eliminar o socolari.

O atletico não gostava muito, acho que estão muito fortes este ano, o ataque deles com forlan e aguero é do melhor que ha na europa, e a linha de medios tambem está muito forte todos com um bom remate de meia distancia e muita qualidade de passe.

flama draculae disse...

Venha quem vier, o FCPorto tem este ano razões/responsabilidades acrescidas para passar aos quartos-de-final.

Se passar ao oitavos é um hábito, ficar em primeiro do grupo - e logo dois anos consecutivos - já não o é (nem quando fomos campeões da europa ultrapassamos o Real Madrid na fase de grupos, apesar de um empate nada usual em Espanha).

Julgo que o jogo contra o Arsenal já mostrou um Porto (e um Jesualdo) com uma "atitude de quartos-de-final". Com uma certeza de poder ganhar seja contra o Inter seja contra o Lyon, de tão boa memória.

flamadraculae.blogspot.com

Mário Faria disse...

As fases em play off são menos permissíveis ao erro. O FCP não tem ainda uma equipa com qualidade e suficientemente madura para chegar aos quartos, a não ser que a sua produção colectiva melhore substancialmente.
Gostava que saísse o Atlético de Madrid. Ganhar é muito bom, se for com espanhóis tem um gostinho especial, ao Atlético teria um sabor muito especial. A vingança é o néctar dos deuses.
Se tal acontecesse, havia grandes ganhos de optimismo e confiança. Venha o Atlético. Se perdermos, fica para a próxima.

Unknown disse...

Pedro Vale:

Decidir a eliminatória contra o Internazionale de José Mourinho no Estádio do Dragão significaria receber pela terceira vez o nosso ex-treinador desde que ele venceu a (única) Liga dos Campeões da sua carreira.


O Mourinho não veio cá só uma vez? Não me consigo lembrar de mais que uma.


Mas o Inter pode ficar para a final, agora prefiro o Chelsea.

Mefistófeles disse...

Também prefiro o Chelsea: a ideia de entalar Scolari é demasiado forte.

Pedro Vale disse...

João Saraiva disse...
O Mourinho não veio cá só uma vez? Não me consigo lembrar de mais que uma.

Creio que foi assim:

- 2004/2005 Fase de Grupos
- 2006/2007 Oitavos-de-Final

Unknown disse...

tens razão.

estou a precisar de fazer um upgrade à memória.

Anónimo disse...

Uma correcção ao teu excelente apontamento, Pedro:

o F.C. Porto já venceu em solo britânico, mais concretamente no Dundee United (Escócia) e no Portadown (Irlanda do Norte). Nunca venceu foi em Inglaterra propriamente dita.

José Correia disse...

Alexandre Burmester disse:
«o F.C. Porto já venceu em solo britânico, mais concretamente no Dundee United (Escócia) e no Portadown (Irlanda do Norte). Nunca venceu foi em Inglaterra propriamente dita.»

E, já agora, convém não esquecer a vitória em Aberdeen, para as meias-finais da Taça das Taças 1983/84, com um golaço do Vermelhinho.

O treinador do Aberdeen era um senhor chamado Alex Ferguson (na altura ainda não era Sir...)

Metz disse...

inter-porto é a minha aposta.. não o que eu queria...mas o que acho que vai sair...

Temos é várias hipoteses para ver alguns ex-craques no dragao (deco, quaresma, maniche) seria bom poder aplaudir alguns com saudades de um passado recente, mas TODOS para eliminar :)

Cumpz

Anónimo disse...

José Correia comentou: "E, já agora, convém não esquecer a vitória em Aberdeen, para as meias-finais da Taça das Taças 1983/84, com um golaço do Vermelhinho."

Tens toda a razão, José Correia. Esqueci-me da nossa mais importante vitória em solo britânico! O Aberdeen ganhara a prova na época anterior e foi campeão escocês nessa época ou na precedente. E a sua vitória na Taça das Taças em 1983 fôra contra o Real Madrid.

Além de Alex Ferguson, o Aberdeen contava com um dínamo chamado Gordon Strachan - mais tarde jogador do Man. U. e actualmente treinador do Celtic - e com uma magnífica dupla de centrais formada por Willie Miller e Alex McLeish. O segundo foi recentemente treinador do Rangers e da selecção escocesa, e é agora treinador do Birmingham.