sexta-feira, 31 de julho de 2009

Jesualdo, o construtor

"A minha principal qualidade é a capacidade que tenho de fazer equipas em curtos espaços de tempo. A rentabilidade sustentada demora sempre mais tempo, mas a capacidade que eu tenho de organizar uma equipa, pô-la a jogar e a ganhar é a minha melhor qualidade."
Jesualdo Ferreira, PUBLICO, 05/06/2009


"Nesta altura, poderemos vir a admitir a saída de um ou dois jogadores se estiverem devidamente cobertos, isto para que se mantenha a estrutura tão forte como a que tivemos este ano e, num aspecto ou outro até melhorar, porque também temos argumentos financeiros para procurar outras situações favoráveis"
Jesualdo Ferreira, O JOGO, 08/06/2009


Uma das vantagens teóricas de manter um treinador vários anos, é a possibilidade de se contratarem jogadores que encaixem na filosofia e modelo de jogo definido e, ao longo dos anos, o plantel ir assimilando e consolidando as ideias do treinador.

Ora, Jesualdo Ferreira está a iniciar a sua quarta temporada no Dragão e, até pelo facto do FC Porto ser Tetra-Campeão, seria de esperar que o plantel azul-e-branco apenas precisasse de uns ajustes. Contudo, tal como nos últimos anos, o plantel voltou a sofrer uma profunda alteração, tendo sido contratada uma equipa completa:
Beto (guarda-redes)
Miguel Lopes (defesa direito)
Nuno André Coelho (defesa central)
Maicon (defesa central)
Álvaro Pereira (defesa esquerdo)
Prediger (médio defensivo)
Valeri (médio)
Belluschi (médio ofensivo)
Varela (avançado/ala)
Orlando Sá (avançado/ponta-de-lança)
Falcao (avançado/ponta-de-lança)

Seria mesmo necessário fazer tantas contratações?
Bem, considerando as nove saídas do plantel já confirmadas, podemos fazer a seguinte correspondência relativamente às entradas:
Ventura --> Beto
Pedro Emanuel --> Nuno André Coelho
Stepanov --> Maicon
Cissokho --> Alvaro Pereira
Andrés Madrid --> Prediger
Lucho Gonzalez --> Belluschi
Tarik Sektioui --> Varela
Lisandro Lopez --> Falcao
Rabiola --> Orlando Sá

Para além das onze caras novas, convém recordar que há mais oito jogadores que estão no FC Porto há apenas um ano: Sapunaru, Rolando, Benitez, Fernando, Tomás Costa, Guarin, Rodriguez e Hulk.

Ou seja, de um plantel que para já tem 26 jogadores, apenas sete (Helton, Nuno, Fucile, Bruno Alves, Raul Meireles, Mariano e Farias) têm mais do que um ano de casa. Além disso, estamos perante um plantel jovem, cuja a média de idades deve ser das mais baixas do campeonato, e em que quase dois terços são sul-americanos (16 jogadores num total de 26).


Tudo isto significa que a capacidade do Professor Jesualdo Ferreira de fazer equipas em curtos espaços de tempo irá ser novamente posta à prova.
Será ele capaz de superar mais este desafio?
Depois do que vimos na época passada eu acredito que sim, mas também sei que os adeptos do FC Porto estão bem habituados (a ganhar!) e têm muito pouca paciência, ou mesmo nenhuma, para tudo o que não sejam vitórias. Por isso, e apesar dos factos atrás referidos sobre o plantel, Jesualdo sabe que os títulos já conquistados de pouco lhe servem se a "máquina" não ficar "afinada" rapidamente.

Os jogos a sério começam a 9 de Agosto (Supertaça), mas penso que só em meados de Setembro, dois meses após o início da temporada e com o arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões, poderemos tirar ilações mais sustentadas sobre a "revolução" no plantel e o verdadeiro impacto das saídas da dupla argentina Lucho-Lisandro.

4 comentários:

Capitão Bacalhau disse...

A renovação do plantel é também a renovação dos índices de motivação. Estes jogadores ainda não estão cansados de vencer no e pelo FC Porto, contudo, outros com mais responsabilidades demonstram ambição, legitima, de sair.

fiona bacana disse...

Off Topic Morreu Bobby Robson


Pelo que representava no futebol mundial, é 1 dia triste.
Lembro-me do dia em que morreu Rui Filipe e a enormidade, enquanto líder e pessoa, do exemplo Bobby Robson.

HULK 11M disse...

Este artigo deve ficar na memória dos portistas que irão encher o "Dragão" nos próximos jogos.
Temos todos que ser pacientes.
Eu prometo que vou tentar!
Quanto ao "off-topic" aqui trazido pela "Ana Martins" penso que merece que os responsáveis deste magnífico "Reflexões" lhe dediquem um artigo!

fiona bacana disse...

"Ana Martins" e Ana Martins. Sem nicks sem nada, nome verdadeiro :)

cumps