quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Os Deuses devem estar loucos

Villarreal CF (0 pontos!), Shakhtar Donetsk (campeão ucraniano), LOSC Lille (campeão francês) e Borussia Dortmund (campeão alemão) terminaram em 4º lugar a fase de grupos da Liga dos Campeões e, esta época, já disseram adeus às competições europeias.

Manchester United (campeão inglês e finalista da LC 2010/11), Manchester City (líder isolado da Premier League) e Valencia CF ficaram em 3º lugar nos respectivos grupos e vão fazer companhia ao FC Porto (campeão português, vencedor da Liga Europa 2010/11 e líder do campeonato português) nos 1/16 da Liga Europa.

A classificação da Fase de Grupos da Liga dos Campeões pode ser vista aqui.



A fase de grupos da Liga Europa só termina para a semana, mas tudo indica que iremos ter o lote de equipas mais forte de sempre nesta competição.

P.S.1 A nossa "sorte" é que a Europa do futebol vai estar focada nas eliminações do Manchester City e, principalmente, do Manchester United. Como é possível não se terem apurado num grupo que tinha o FC Basel 1893 e o FC Oţelul Galaţi?

P.S.2 Atenção a este Real Madrid de Mourinho. Em seis jogos somou 18 pontos, marcou 19 golos e sofreu apenas 2.

17 comentários:

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

São ciclos. Há poucos anos atrás também aconteceu algo parecido. Na altura foi o Milan e Bayern e não sei quem mais, que foram relegados para a Taça UEFA.

Apesar de ver estes colossos relegados para a Liga Europa como aconteceu ontem ao nosso clube dar um certo alivio na alma a verdade é que isto só nos vem prejudicar. Assim será mais difícil que a "nova" Taça UEFA (Liga Europa) tenha já na sua 3ª edição (se não me engano) um vencedor repetido em anos consecutivos.

Mas realmente se o nosso grupo leva a alguma surpresa pelas posições finais em que ficaram os clubes já o do outro clube português desta prova então é um verdadeiro apanhado de televisão. Parece mentira.
E o tipo do pano de cozinha enrolado na cabeça que é dono do City por esta altura deve estar a pensar em mandar-se pelos ares e pedir a Alá mais umas quantas virgens no reino de céu. Tanto milhão gasto e com um futebol arrasador na Premiere League e agora relegados para a prova europeia secundária. Azar. Como dizia a outra: calha a todos... em alturas diferentes.

Quanto ao Real de Mourinho, a surpresa nem é tanto pelos resultados apresentados pois sendo a sua 2ª época já teve tempo de enraizar a sua mentalidade de guerrilha nos jogadores e eles agora já estão mais em sintonia com o que ele lhes pede, mas o que mais admira é que até agora não houve discussão brava com ninguém. Ainda tentou espicaçar a UEFA (e com razão) na conferência de imprensa de antevisão deste ultimo jogo europeu. Vamos lá a ver se lhe dão resposta.

DJ Louro disse...

As regras da Uefa não são nada coerentes.
Expliquem-me como é que o actual detentor da Liga Europa , não é cabeça de Série?
O futebol é fertil em surpresas, daí a vermos um apoel nos 1\8 final da Champions e os Manchester ( City e United ) na liga Europa!
Esta temporada os deuses estão realmente doidos..

DragoesJuntos disse...

P.S. Sofreu apenas 2 golos, no entanto hoje, não fosse o amigalhaço Jorge Sousa, e podia ter sofrido outros tantos...2 golos mal anulados! A deixar a marca da arbitragem portuguesa...

No entanto, devo dizer que este Real é REALMENTE impressionante!!

José Correia disse...

Louro disse...
Expliquem-me como é que o actual detentor da Liga Europa , não é cabeça de Série?

É a consequência do mau desempenho do FC Porto na fase de grupos.

Os cabeças de série no sorteio dos 1/16 avos da Liga Europa serão os vencedores dos 12 grupos da Liga Europa mais os quatro melhores terceiros da "Champions".

Com a "sorte" que o FC Porto costuma ter nos sorteios das competições europeias, não me admirava que nos calhasse o Valência, Manchester United ou Manchester City.

José Correia disse...

Ricardo Rodrigues disse...
Sofreu apenas 2 golos, no entanto hoje, não fosse o amigalhaço Jorge Sousa

O árbitro não teve qualquer responsabilidade na anulação desses dois golos. Foram erros do árbitro assistente que acompanhava o ataque do Ajax.

Miguel Magalhães disse...

O Porto a jogar como no ano passado e com um pouco de sorte ainda poderia ter feito uma campanha na Champions, tendo em conta a lista de clubes apurados que não meteria medo a um Porto forte.

Louro disse
Expliquem-me como é que o actual detentor da Liga Europa , não é cabeça de Série?

Simples. Os cabeças de série são os vencedores dos Grupos e os quatro melhores terceiros da Champions. O Porto foi apenas o sexto melhor. Parece-me um sistema justo e lógico.
Adicionalmente já não considero justo que os terceiros classificados da CL possam continuar a disputar a LEuropa. Já pensava assim no passado e não é agora que vou mudar de opinião.

Ricardo Rocha disse...

E' em anos destes que clubes como o Porto se arriscam a levar a taca (a dos "campeoes ou quase") para casa... oportunidade perdida!

Jorge disse...

Off-topic:

No google calendar indica que o jogo do Porto e no domingo no entanto o maisfutebol e a espn3 indicam que o jogo e no sabado. Qual e a data correcta?

Obrigado

Gonçalo Verdasca disse...

Na minha opinião este não é um ano "desses"...

Basta olhar com atenção para Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique e talvez mais um outsider como o Chelsea para perceber onde vai a champions parar. Na minha opinião, vai para Madrid! E será justo.

Luís Negroni disse...

José Correia disse...
"O árbitro não teve qualquer responsabilidade na anulação desses dois golos. Foram erros do árbitro assistente que acompanhava o ataque do Ajax."

Pois, o árbitro não teve mas teve a equipa de arbitragem que vai dar ao mesmo. Não contentes com distorcerem resultados cá dentro (quase sempre com o slb como beneficiário), agora também já alteram resultados lá fora. Está visto que os árbitros portugueses não podem apitar as equipas treinadas por Mourinho mais ainda se lá jogarem muitos portugueses. É como quando apitam o slb, é mais forte que eles, não conseguem ser isentos.

E o Ajax é que se lixou, que ficou fora da CL, à conta do gang do Sousa e de um resultado muito suspeito em Zagreb. Como é que um Lyon que não tem jogado nada foi a Zagreb fazer em 45 minutos aquilo que o super Real Madrid não conseguiu em casa em 90? Imagino a revolta dos adeptos do Ajax.

José Correia disse...

Jorge disse...
Off-topic: No google calendar indica que o jogo do Porto e no domingo no entanto o maisfutebol e a espn3 indicam que o jogo e no sabado. Qual e a data correcta?

O Beira Mar x FC Porto é no Sábado, dia 10/Dez, às 18h30.

Alexandre Burmester disse...

Pois eu na Liga dos Campeões cá fico a torcer pelo TMRM (Todos Menos Real Madrid).

Faço questão de pertencer à minoria acossada que se recusa a aceitar o patrioteiro conceito segundo o qual tem de apoiar-se o Real Madrid porque o Mourinho o Ronaldo estão lá (sim, porque se apenas lá estivessem o Pepe, o Coentrão e o Ricardo Carvalho, a nossa querida comunicação social, para basbaque feita, não faria metade do estardalhaço!

Quanto ao Sousa do apito, fez o mesmo que o Benquerença há dois anos em San Siro. E acho incrível como a UEFA nomeia um árbitro português para um jogo de uma equipa treinada por um português e onde actuam quatro portugueses!

Ah, e claro: sábado Visca el Barça!

João Machado disse...

Alexandre, totalmente de acordo consigo. TMRM!

José Correia disse...

@Alexandre Burmester e JON
TMRM?
E o TMSLB?... ;-)

José Correia disse...

Alexandre Burmester disse...
Ah, e claro: sábado Visca el Barça!

Naturalmente (com ou sem Mourinho aos comandos do clube de Franco).

Alexandre Burmester disse...

Joaé Correia,

A hipótese SLB nem sequer se coloca, obviamente!;-)

O2T disse...

Mudem-se as regras da Liga Europa para ser cabeça-de-série o último vencedor. Nãos e lembram da alteração das regras à pressa para o campeão europeu Liverpool poder defender o título?