sábado, 12 de junho de 2010

FC Porto nos Mundiais (II)


João Pinto fez o seu primeiro jogo pela Selecção Nacional no dia 16/02/1983, em Guimarães, perante a França e não se pode dizer que tenha sido muito feliz (Portugal perdeu 0-3).

A partir daí, o lateral-direito portista tornou-se titular indiscutível da equipa das quinas (já o era no FC Porto) e foi um dos pilares da defesa portuguesa no Europeu de 1984, onde os 'Patrícios' surpreenderam e chegaram às meias-finais, tendo apenas soçobrado perante a equipa da casa - a França - nos últimos minutos de um prolongamento impróprio para cardíacos.

Dois anos depois, foi-lhe detectada uma pleurisia, teve de ser internado e não pôde jogar durante vários meses. A sua carreira esteve em risco, mas aquele que viria a ser o capitão de Viena era de antes quebrar que torcer e, mesmo na cama do hospital, sempre acreditou que iria recuperar totalmente e a tempo de ir ao Mundial do México. Para isso contribuiu a sua determinação e umas "ajudas" extra... Um dia, quando o professor José Neto o foi visitar ao hospital, foi confrontado com um pedido sui generis do nº 2 do FC Porto: "Apetecia-me presunto"...

No Mundial do México seria apenas suplente não utilizado, mas isso não o impediu de fazer uma carreira brilhante na Selecção, da qual foi presença habitual durante 13 anos, período em que superou o número de internacionalizações de Bento (63), Eusébio (64), Humberto Coelho (64) e Nené (66), até completar a 70ª internacionalização no seu último jogo, em 09/11/1996, precisamente no estádio das Antas (frente à Ucrânia, 1-0).

Após ultrapassar Nené foi, durante algum tempo, o futebolista português mais internacional de sempre (até ser ultrapassado por Vítor Baía) e ainda hoje é um dos jogadores que mais vezes capitaneou a Selecção Portuguesa - em 42 dos 70 jogos que disputou.

4 comentários:

Pedro disse...

Grandes bigodaços nessa selecção de 84.

Pena a cultura de grupos que na altura existia. Os jogadores do FCP nem comiam na mesma mesa que os jogadores do SLB e SCP.

Mesmo assim dá saudade pensar na qualidade dos jogadores do FCP da altura, então em médios tinhamos uma mina de ouro.

Daniel Gonçalves disse...

A foto reporta-se à selecção portuguesa que marcou presença no Europa em França de 1984 e não no Mundial de 86. Como jogadores do Porto reconheço: Eurico, Jaime Pacheco, João Pinto, Lima Pereira, Fernando Gomes, Costa, Frasco. Penso também que a foto refere-se aos jogadores que fizeram a pré-qualificação e não os que efectivamente foram a França, porque aqui aparece Oliveira (na altura a jogar no Sporting) que depois não foi selecionado para a fase final, assim como não aparece o "nosso" António Sousa que foi a França.

José Correia disse...

Sim, Daniel, a foto (conforme a legenda da mesma) refere-se ao Euro 1984.
Usei-a para ilustrar este texto, porque o João Pinto não jogou no Mundial do México 86 e, conforme referi, ele deu-se a conhecer e foi um dos pilares da defesa portuguesa no Europeu de 1984, onde os 'Patrícios' surpreenderam e chegaram às meias-finais.

Daniel Gonçalves disse...

Tem razão José Correia, na legenda da foto refere que a selecção é a de 1984. Como só vi a foto, e reparei que o título se referia ao Mundial: daí o meu anterior comentário.