sexta-feira, 4 de junho de 2010

Um Quase-Blackout Noticioso

André Vilas Boas foi apresentado às 13.00 h no Estádio do Dragão. Sentei-me à frente da televisão mas fui obrigado a um zapping frenético para tentar descobrir um canal que se dignasse transmitir o evento. TVI, SIC, RTPN, TVI24, SportTVs nada! (a SIC Notícias transmite às 13 h de 6ª feira o programa Quadratura do Círculo, pelo que fica isenta da minha indignação). Finalmente a RTP 1 - honra lhe seja! - fez uma ligação em directo e transmitiu as (curtas) declarações de Jorge Nuno Pinto da Costa e algumas das perguntas a André Vilas Boas. Depois disso acompanhei o telejornal da TVI até ao fim. Pois a única referência à notícia apareceu em roda-pé. Nem uma simples palavra. Mais tarde informaram-me que a estação tinha dado a notícia e feito reportagem no local (e a SIC terá feito o mesmo) mas o destaque inicial foi nulo, e a respectiva duração deve ter sido muito curta, em contraste com o habitual com todas as notícias e pseudo-notícias acerca do clube mais querido daquelas gentes.

Presumo que os directores de informação dos nossos canais televisivos achem que o público português está mais interessado na apresentação do treinador do Real Madrid que na do treinador do F.C. Porto, pois durante dias tiveram em Madrid repórteres quase em êxtase à espera da chegada do Messias a Jerusalém, em contraste com a parcimónia hoje exibida.

Este tipo de atitude não é um desrespeito para com o F.C. Porto, mas sim para com os telespectadores. E não é incompetência. É mais à moda do Adorado Líder (na foto).

Nota: Segundo um dos nossos estimados leitores, a SIC Notícias deu a reportagem em detrimento da "Quadratura", facto que aqui assinalo com prazer.

Nota 2: Tive de alterar o texto inicial do meu comentário, pois afinal o panorama não foi tão mau como me pareceu.

22 comentários:

K disse...

Lembro-me que no ano passado, aquando da apresentação de Jesus, os 3 canais abertos deram uns bons 15 minutos de directo para que o povo português se maravilhasse com os dois eloquentes protagonistas em causa (orelhas e Jorge), e lembro-me bem porque queria ver noticias e tive de esperar penosamente a ver coisas doutros canais que não me interessavam até voltarem as coisas importantes e sérias. Hoje a rtp gastou uns larguíssimos 6 ou 7 minutos a tvi praí uns 4 ou 5 e a sic (salvo o erro) 0.
Gosto muito da imparcialidade e isenção e igualdade de tratamento da comunicação social lisboeta.

Já agora esclarecer que digo lisboeta e não portuguesa porque é um facto, na medida em que neste magnifico país, que mais parece um pequeno quintal de traseiras de Espanha, à beira mar plantado, não tem órgãos de interesse e poder dispersos pelo país e antes pelo contrário, concentra todo o poder em lisboa, capital do império das e dos batatas.

Unknown disse...

É nestas "pequenas" coisas que eu digo que temos de mostrar a nossa força...UNIDOS VENCEREMOS...ainda se hão-de ajoelhar aos nossos pés...

Saudações Portistas

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Sem surpresa. Às 13h00m, ao contrário do habitual, já eu lá estava na RTP1. Não mereceu honra de abertura. Saltei, para a TVI, cuja responsabilidade noticiosa está entregue ao "nosso" Júlio Magalhães e, aqui, como no anterior o assunto não foi relevante. Passei, sucessivamente, de canal para canal apenas com o intuito de confirmar o que já esperava: nada. Desliguei, fui almoçar.
P. que os p.
...e a Galiza, aqui tão perto, c......!

Direct Free Kick disse...

A SIC Notícias transmitiu todas as declarações de Jorge Nuno Pinto da Costa e todas as respostas do André Vilas Boas (algumas perguntas não se conseguiam ouvir). Eu sei isto, pois foi onde eu acompanhei toda a apresentação do novo treinador do F. C. Porto.

Direct Free Kick disse...

A SIC Notícias transmitiu todas as declarações de Jorge Nuno Pinto da Costa e todas as respostas do André Vilas Boas (algumas perguntas não se conseguiam ouvir). Eu sei isto, pois foi onde eu acompanhei toda a apresentação do novo treinador do F. C. Porto.

FM disse...

Sem querer alterar o sentido do post, a SICnotícias transmitiu a conferência de imprensa na íntegra sacrificando a emissão da Quadratura do Círculo.

Abraço

jribeiro disse...

Por ser verdade e para que não disparem comentários injustos devo esclarecer que vi toda a apresentação em directo na sic notícias.
Saudações portistas.

K disse...

Já agora quero deixar aqui 3 nomes de jornalistas da rtp (canal público de televisão) que são asquerosamente imparciais quando fazem (ou faziam, visto que a tvi volta a ter os direitos de transmissão do campeonato) as transmissões dos jogos ou os resumos dos mesmos e até em outras situações desportivas nas mais diversas modalidades, em que evidenciavam o seu benfiquismo de uma forma despudorada que chega a meter nojo;
João Pedro Mendonça
Alexandre Albuquerque
Pedro Martins.

Vi até muitas vezes os resumos (aqueles que davam já no final da noite de sábado ou domingo) serem completamente alterados do fim de semana para as 2ªs feiras pois com certeza outras pessoas, de melhor senso e mais responsabilidade, corrigiam as patacoadas que estes senhores proferiam aquando do seu trabalho a solo e sem supervisão, em que vomitavam o que queriam sem ninguém ao lado para os contradizer.
E assim vai um canal que supostamente é de todos e para todos.

Anónimo disse...

Obrigado aos leitores que corrigiram os meus comentários iniciais. Por uma questão de rigor, alterei o texto. Mas o fundo da questão permanece: a diferença de tratamento entre nós e os milhafres é inacreditável.

miguel87 disse...

Honra seja feita ao clube, que atraves do site oficial transmitiu em directo a apresentação, tal como tem feito a alguns jogos das modalidades no Dragão Caixa.
Parece que está qualquer coisita a melhorar na tão criticada politica de comunicação.

Quanto aos me(r)dia, quero que se f.... e para mim quanto mais ignorarem o Porto, melhor, é sinal que temos que levar com menos provocações e injúrias.

Pedro disse...

A SIC Noticias é um oasis dentro duma mediania irritante na informação Portuguesa.

Mas também basta ver os nomes dos editores de informação dos diversos jornais e televisões para perceber a razão desta bosta toda.

PCOS disse...

Porto Canal deu toda a conferência de imprensa de apresentação...

Saudações Portistas

Pedro Azevedo disse...

Caro Miguel87, você viu no site oficial?

Não viu você nem viu ninguém, pois anunciaram, colocaram lá um video do sapo mas transmissão nem vê-la, tanto foi assim, que ainda o Villas-Boas falava e já tinha retirado essa suposta transmissão em directo.

Digamos que foi mais do mesmo do site oficial, ou seja, esteve ao mesmo nível da generalidade dos outros canais.

A este respeito, devido ao facto de ter havido um debate no parlamento, nesta época de crise, terá retirado muito do relevo da notícia da apresentação do FC Porto, se bem que na abertura do Jornal da tarde da RTP a apresentação do novo treinador foi a primeira referência.

Eu concordo , que há outras coisas mais importantes que a apresentação de um treinador.

Também critico que o façam com os outros, com Mourinhos e afins.

Anónimo disse...

Estou de acordo, caro Pedro Azevedo, que em Portugal se dá demasiado destaque ao futebol, mas não era esse o alvo das minhas críticas (o que até seria algo descabido fazer num blogue sobre...futebol, convenhamos;-)).

Mas já que se dá esse destaque, então que se não discrimine, que não haja filhos e enteados, e que se não dê mais destaque a clubes estrangeiros - mesmo que com treinadores portugueses - que a clubes nacionais.

miguel87 disse...

Realmente não vi a apresentação no site, mas calculei (erradamente pelos vistos) que fosse apenas por impossibilidade do computador onde me encontro em abrir o video (onde não tenho hipotese de instalar qualquer programa ou plug-in).

Mas noutro computador já vi transmissões em directo de jogos do Dragão Caixa.

De qualquer modo obrigado pela rectificação, parece que desta vez o site se ficou pela intenção.

André Oliveira disse...

Adorei esta parte: "Neste clube vence-se desde 1893 e quero fazer parte disso."

Traficante de pneus disse...

Estava de viagem e a essa hora procurei no autoradio e...nada! Apenas e só ligações em directo para algumas informações dos repórteres, tanto na TSF, na Antena 1 e RR. Os pivôs dos noticiários sempre a dizer:"mais informações em próximos serviços noticiários." Enfim!

Penta disse...

eu soube através de um comentário no blogue do Dragão Vila Pouca que a dita conferência daria em directo no "Porto Canal". confirmou-se ;)

quanto ao "resto", mais do mesmo - ou seja, desde que as notícias não sejam afectas a um certo e determinado «glorioso» clube, não contam. uma VERGONHA!!

saudações PENTACAMPEÃS!

Daniel Gonçalves disse...

Só posso falar pelos canais televisivos que acompanhei: sei que na TVI transmitiram os minutos inciais e depois começaram a falar de outras notícias. Na SIC notícias transmitiram tudo e antes das 13:00 horas já estavam a transmitir em directo os preparativos.

meirelesportuense disse...

Por estas razões muitos defendem o estatuto de "Serviço Público" na Comunicação Social...Mas estes órgãos dizem aceitar cumprir esses compromissos e depois fogem-lhes sempre que podem e dão os destaques que muito bem entendem...Mas não tenhamos ilusões enquanto não tivermos influência verdadeira nos grandes meios da CS nunca poderemos conseguir dar a volta à situação...Os "outros" estão por lá há séculos e deixam sempre os "filhotes" disseminados quando são obrigados a reformarem-se.
Por isso, até por isso a Regionalização pode ajudar a mudar muita coisa, o que pode dar a entender tanta resistência a ela!
Já repararam na promiscuidade pornográfica de alguns meios com os partidos do Poder, especialmente com o Partido Laranja?...Se olharem sem preconceitos por exemplo para a SIC, o que vêm ali patente sem qualquer disfarce?...

meirelesportuense disse...

Estive a assistir Basquete e o Porto não soube segurar o jogo nos momentos finais...Por duas vezes perderam toda a vantagem que possuíam que nos dois momentos era suficiente para com cabeça ganhar a partida...Na parte final uns e outros estavam exaustos e nem acertavam com a direcção correcta do cesto, foi justa a vitória porque é preciso saber gerir melhor os momentos finais...Não é necessário fazer sempre três pontos!
Foi aí que esteve a diferença.

Rui disse...

Tirando a SIC Notcias a cobertura dado ao facto de o Porto ter um novo treinador foi 0.

É triste mas nada que não seja normal, ainda assim espanta-me que a Sportv tenha 3 canais e nem num tenha sido capaz de a conferencia em directo .

Mas vergonhoso é o site do FCP anunciar que vai dar a conferencia em directo e nada, qualquer portista fora do pais que quisesse ver-la só por milagre.

Espero que um dia estes senhores da SAD consigam ver para fora da sua nomenclatura e dar importância aos sócios e adeptos que vivem as alegrias e tristezas deste clube.

Já a conferencia do AVB deixou-me pasmado o homem teve simplesmente fantástico, pena que poucos tinham visto a totalidade da conferencia.