terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Há paciência no futebol?

"Não me está a surpreender. É preciso trabalhar muito, confiar e ter paciência, o que não existe no futebol".

Estas declarações referentes a Ernesto Farías, foram proferidas por Jesualdo Ferreira na sala de imprensa do Dragão, após a vitória frente ao Leiria. Uma afirmação simples e directa do Professor, mas que descreve de forma exemplar a complexidade e a exigência continua do futebol dos dias de hoje.


Quantos de nós, em diversos momentos, se manifestou com duvidas sobre a valia de jogador X, Y ou Z? Pegue-se neste exemplo concreto de Farías e, certamente, não faltariam por aí correntes de pensamento que suscitavam duvidas sobre as qualidades do avançado (eu incluído). Quando surgem dois ou três resultados negativos, também é fácil concluir a coreografia típica das bancadas.


Nesta sociedade (onde o futebol se incluí), que vive permanentemente sedenta de informação, que cria heróis à mesma velocidade que cria vilões, é necessário da parte de quem orienta uma equipa, uma boa dose de confiança quer no seu trabalho, quer no dos seus comandados, paciência para fases menos positivas, e acreditar nas suas capacidades.


Com toda esta pressão mediática, será certamente bem difícil para o treinador gerir todas as emoções, não se deixar a si e aos seus, influenciar por estas vozes externas. Não haverá formulas milagrosas, mas, estou em crer, que toda esta pressão pode ser atenuada se o grupo de trabalho estiver resguardado por uma estrutura forte e coesa, como a que existe no FC Porto. Foi, esta mesma estrutura, que deu confiança a Jesualdo no final da época passada, quando a sua afirmação no Clube ainda não era um dado adquirido e, agora, o Treinador retribuíu o gesto para com Farías.

1 comentário:

José Correia disse...

O Jesualdo tem gerido bem a entrada dos novos jogadores, sem pôr em causa o valor dos que já cá estavam (a maioria dos quais bi-campeões).

O não haver lesões significativas e o facto de as coisas estarem a correr bem, quer no campeonato, quer na LC, ajudam a que esta gestão seja feita com os timings certos, sem precipitações.