sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Mercado de Inverno

Ontem pelas 18h fechou o período de inscrições para o chamado "Mercado de Inverno".
O FC Porto não fez nenhuma contratação neste período, optando apenas por chamar ao plantel dois jogadores que estavam emprestados a outros clubes: Hélder Barbosa e Rabiola.

Podem-se fazer várias leituras sobre esta opção: os responsáveis (SAD e treinador) estão satisfeitos com o plantel actual, não conseguíram materializar os contactos que fizeram durante este período, ou estão escaldados com as investidas anteriormente feitas no mês de Janeiro (Lucas Mareque e Renteria).

Como sempre, é impossível agradar a todos!
Há posições do terreno que deviam/podiam ser reforçadas. A posição de lateral esquerdo parece ser a mais frágil do plantel, e não existem alternativas seguras para Raul Meireles e Lucho (no meio campo) e para Quaresma e Tarik (nas alas). Continua a não existir um típico organizador de jogo, o chamado número 10, mas também não parece ser crítico tendo em conta o sistema utilizado pela equipa actualmente.
Por outro lado, vendo as coisas de uma perspectiva mais lógica do que emocional, o plantel actual é mais do que suficiente para consumo interno e já foram atingidos os "mínimos" na UEFA Champions League. A fazer alguma contratação agora seria só para entrar directamente na equipa titular. Tendo em conta o sucesso desportivo da equipa (parcial, porque a época ainda não acabou) e o rendimento actual dos atletas, não parece fácil.

Não se pode agradar a gregos e a troianos… Por um lado fiquei satisfeito pela contenção da SAD nos gastos com as contratações de Inverno, e por não recebermos mais potenciais “dispensados de Verão”. Por outro lado sinto um arrepio a percorrer o corpo de cada vez que algum adversário faz uma entrada mais ríspida sobre o Lucho, porque não vejo um substituto à altura...

Neste momento sinto-me um pouco grego e troiano!

Sem comentários: