quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O hino, o estádio e os adeptos

Oh, meu Porto, onde a eterna mocidade
Diz à gente o que é ser nobre e leal.
Teu pendão leva o escudo da cidade
Que na história deu o nome a Portugal.

Oh, campeão, o teu passado
É um livro de honra de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no teu Porto mais um arco triunfal
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto

Quando alguém se atreve a sufocar
O grito audaz da tua ardente voz
Oh, Oh, Porto, então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós.

Oh, campeão, o teu passado
É um livro de honra de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no teu Porto mais um arco triunfal
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto

O hino do FC do Porto emociona-me.
Sou daquelas pessoas que quando ouve o hino no estádio antes do jogo se levanta, estica o cachecol, e que canta o que tem gravado no coração (acompanhando Maria Amélia Canossa), com o olhar vazio de quem relembra as glórias que nos enchem de alegria.

O FC Porto tem neste hino um dos seus símbolos, que exalta não só o clube, mas também a cidade e o país. Gostava portanto de poder ver todo o estádio a entoar estas palavras, com a voz embargada, sentindo a emoção de todas as alegrias do meu clube, do nosso clube.

Um dos problemas é que a grande maioria das pessoas não conhece as palavras do hino, não quer ser uma ilha num mar de gente, ou simplesmente não se sente compelida a participar.

O FC Porto já faz a sua parte ao reproduzir nos altifalantes do Estádio do Dragão, no momento em que as equipas entram em campo. Mas podia fazer mais! Podia também passar a letras nos ecrãs do estádio, ao estilo do "karaoke", para permitir que as pessoas que ainda não o soubessem o pudessem aprender.
As claques podiam acompanhar o hino, ajudando a massificar o momento, e compelindo a generalidade dos adeptos a acompanhar.
Quem actualmente já canta o hino, deve continuar, educando as pessoas que se encontram à sua volta (a repetição e a imitação são boas formas de ensinar/aprender).

1 comentário:

Nuno disse...

A claque de vez em quando lá vai cantando o hino, motivada por uns quantos daquilo que eu chamo "velha escola" (porque são eles que, por vezes, de lá de cima, começam a puxar do repertório mais antigo e que entretanto caiu quase em esquecimento), que começam a cantar o hino durante os jogos... o problema é na realidade que a maior parte não conhece a letra, sendo caso paradigmático, o "Macaco", que no seu Megafone distorce a letra.

Eu tenho lá em casa uma k7,que era do meu avô, com o hino, a marcha, e mais algumas músicas do FCP.