sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Diogo Viana, mais uma jovem promessa


«O F.C. Porto venceu, esta quarta-feira, o Varzim, por 0-2, em jogo da 8ª ronda do Campeonato de Inverno da Liga Intercalar (Zona Norte). Numa partida em que os Dragões se exibiram ao mais alto nível, é justo isolar o desempenho de Diogo Viana, autor dos dois golos azuis e brancos e protagonista de uma série de lances de qualidade inquestionável.

O extremo, contratado esta temporada para a equipa de sub-19, já havia revelado em desafios anteriores excelentes pormenores, traduzidos, hoje na Póvoa de Varzim, em golos, um prémio mais do que merecido para um jovem que transpira talento
.

O primeiro, digno de todos os elogios e inúmeras repetições, foi alcançado aos 18 minutos, através de um remate forte e colocado, que não deu hipótese de defesa ao guarda-redes Rui Barbosa. O segundo – não tão vistoso; ainda assim, de um tremendo sentido de finalização – surgiu na sequência de um cruzamento de Dias, que o nº 11 aproveitou da melhor forma: em cima da pequena área, dominou e enviou, determinado, a bola para o fundo das redes da baliza do adversário
in www.fcporto.pt


O jogo anterior da Intercalar tinha ficado marcado pelo regresso de Rabiola à competição, após 7 meses de paragem, e com o ponta-de-lança contratado na época passada ao V. Guimarães a marcar o golo que abriu caminho à vitória sobre o Freamunde.

Na Póvoa foi a vez de brilhar o extremo contratado ao Sporting, no âmbito da negociação do passe de Hélder Postiga (a Sporting SAD mantém 50% dos direitos económicos e de formação de uma eventual transferência do jogador da FC Porto SAD para um terceiro clube).


Confesso que nunca vi jogar este Diogo Viana mas, perante os elogios que tem tido, espero que, em breve, o professor Jesualdo lhe possa dar uma oportunidade (porque não em Cinfães?)

No jogo com o Varzim o FC Porto alinhou com: Ventura «cap.»; David, Roberto, Tengarrinha e Benítez; Dias (Ramon 80'), Bolatti e Josué; Candeias, Rabiola (Claro 69') e Diogo Viana

Para além de Diogo Viana, também li elogios ao desempenho Candeias e do júnior Dias. Já relativamente aos dois "seniores" que integraram o onze do FC Porto, o JOGO escreveu o seguinte:

«Numa avaliação ao desempenho do misto de juniores e profissionais, José Gomes, adjunto de Jesualdo Ferreira, viu dois sul-americanos desperdiçarem esta oportunidade para mostrar serviço. Na verdade, Bolatti e Benítez, com mais ou menos aplicação, deram uma pobre imagem.»

Bolatti e Benítez parecem ser, de facto, dois casos perdidos. Haverá alguém que os queira, nem que seja por empréstimo, na reabertura do mercado em Janeiro de 2009?

O FC Porto é o líder da Zona Norte, com 16 pontos, e na próxima jornada (última ronda desta fase) recebe o Paços de Ferreira, no Estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva do Olival. Ao FC Porto basta um empate para seguir para os quartos-de-final da Liga Intercalar.

Fotos: www.fcporto.pt, Academia de Talentos

5 comentários:

Menphis disse...

Fui ver este jogo e fiquei com
água na boca deste miúdo. É claro que ainda tem muito que aprender, mas sente-se que tem muito talento e parece-me ser um extremo completo, embora seja prematuro. Quantos jogadores brilharam nestes escalões e depois nada ?. O primeiro golo é espectacular e ele esteve sempre muito activo. Gostei também do Josué ( nº10), o Dias é muito trabalhador e surpreendeu-me bastante,o Candeias esteve bem, o Tengarrinha é alto e forte e nem precisou de se aplicar muito, o Varzim nem fez cócegas, aquele Mendonça está com uma peida a fazer concorrência ao Miguel Veloso.

Não gostei dos laterais, Benitez é mesmo mau e o lateral direito pareceu-me muito ingénuo, e também não gostei das bocas do Rabiola, o miúdo até tem bom toque de bola, joga bem de costas para a baliza mas sofre uma falta e começa logo a protestar, penso que isso só a maturidade lhe irá acalmar. Mas, pensei que fosse extremo foi jogar a ponta de lança.

Manuel Guedes disse...

Muito talentoso o miúdo. Forte no 1x1. Especialista em livres directos. Só por essa troca já valeu a pena o negócio Postiga.

Nos outros jogadores da formação gosto do Josué e do Ivo Pinto, que é o habitual defesa direito mas não jogou no último jogo.

Mefistófeles disse...

Aristodemos, pela foto presumo que seja o The Turk. Estou enganado ? Mera curiosidade.

Quanto a Diogo Viana, creio ter sido um dos nossos melhores negócios. Postiga é um nabo !

Manuel Guedes disse...

Mefistófeles disse...
"Aristodemos, pela foto presumo que seja o The Turk. Estou enganado ? Mera curiosidade."

Sim. Criei uma nova conta porque fartei-me do spam que recebia na outra.

Manuel Guedes disse...

Porque o FC Porto utiliza júniores na Liga Intercalar

cliquem nos jogos para verem os resumos
Porto na Liga Intercalar