sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Os recordes de Istambul

Lisandro instantes antes de marcar o 2º golo

Com os dois golos que marcou ao Fenerbahçe, Lisandro atingiu os 10 golos em 23 jogos na Liga dos Campeões e tornou-se o melhor goleador do plantel na maior competição de clubes do Mundo, ultrapassando outro argentino - Lucho Gonzalez (que tem nove).

Mas, numa época em que os sportinguistas festejam efusivamente o terem chegado pela primeira vez aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, passou quase despercebido o facto de o FC Porto, com a vitória obtida em Istambul, atingir essa fase pela 10ª vez! Neste aspecto, à frente do FC Porto só há três colossos europeus: Real Madrid, Manchester United e Bayern Munique.
Aliás, em 14 participações na Liga dos Campeões (recorde que o FC Porto partilha com o Manchester United), só por quatro vezes é que os dragões não chegaram à fase a eliminar: em 1995/96, 1997/98, 1998/99 e 2005/06.

Por outro lado, este terceiro apuramento seguido para os oitavos-de-final da LC é um recorde para o FC Porto e, claro, para o futebol português.

Jesualdo na conferência de imprensa

Quem também bateu um recorde, que já era seu desde a vitória em Kiev, foi o treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, ao conquistar a 5ª vitória fora de casa para a Liga dos Campeões.
Mais. Esta foi a 10ª vitória de Jesualdo em 21 jogos na Liga dos Campeões, superando a anterior marca de Fernando Santos (9 vitórias em 22 jogos).
E se daqui até Março tudo correr normalmente, Jesualdo irá também ultrapassar Fernando Santos, tornando-se o treinador do FC Porto com mais jogos (24) nesta liga dos milhões.
Coisa pouca...

Fotos: uefa.com (clique nas imagens para as ampliar)

8 comentários:

Jorge Aragão disse...

Independentemente de gostarmos ou não do Profe - algo cinzento e conservador a meu ver - é sério e rigoroso.
Faz erros? Claro, todos fazemos...
Mas não seria lógico substituí-lo esta época depois do que se passou. Ãs chicotadas não são boas e lentamente vamos chegando aos objectivos, esperemos que agora, seguramente.

JP disse...

só para corrigir uma data..

"só por quatro vezes é que os dragões não chegaram à fase a eliminar: em 1995/96, 1997/98, 1998/99 e 2004/05."

em 2004/05 qualificamo-nos para os 8os. com a famosa vitória sobre o Chelsea de Mourinho por 2-1, golos do Diego e do Benny. No ano seguinte com o Coo Adrianse é que nos ficamos pela fase de grupos, ao perder com o Artmedia, empatar com o Glasgow Rangers e ganhar ao Inter (tudo no Dragão), e perder fora com o Inter e com o Rangers, e empatar em Bratislava.

e o record de nos qualificarmos 3 anos seguidos para os 8ºs, tem o promenor de ter sido com o mesmo treinador.

José Correia disse...

Caro JP, muito obrigado pela chamada de atenção. Já corrigi.

sirmister disse...

É pena que a maior parte dos Portistas não reconheçam o valor do prof. Jesualdo, este ano a equipa foi muito abalada no inicio da epoca mas penso que tem muito potencial (e medios que no passado nao tinha) para fazer uma gracinha nos oitavos de final.

HULK ONZE MILHAS disse...

Gosto de Jesualdo mas existem dois aspectos que me deixam "à beira dum ataque de nervos":
1.- Quando faz substituições a equipa baixa de rendimento.
2.- Insiste em colocar os jogadores fora das suas posição naturais. As recentes declarações do Guarim comprovam isso mesmo.

José Correia disse...

Hulk onze milhas disse: «Gosto de Jesualdo mas existem dois aspectos que me deixam "à beira dum ataque de nervos":
1.- Quando faz substituições a equipa baixa de rendimento.»


Esta afirmação parece-me justa (pelo menos na maior parte dos jogos), mas tem uma boa explicação: as alternativas são piores que os titulares e o ano passado, então, nem se fala...

Mefistófeles disse...

Jesualdo pode ser uma excelente pessoa mas não é terinador para o FCP. Pelo menos para o FCP que ambiciono.

Experiência por experiência, preferiria a de um Leo Beenhaker, por exemplo. Quero ver um FCP ofensivo e mandão, não quero ver um Sporting de Braga vestido de azul e branco.

Já o disse aqui: estou grato a Jesualdo mas penso que o seu tempo acabou. Em Portugal, só Carlos Azenha me convence.

José Correia disse...

Mefistófeles disse: «Jesualdo pode ser uma excelente pessoa mas não é treinador para o FCP. Pelo menos para o FCP que ambiciono.»

Compreendo e, obviamente, respeito esta opinião que, aliás, é partilhada por uma franja significativa de adeptos portistas.

Contudo, como desejo sempre o melhor para o FC Porto, só espero que no caso do Jesualdo não se aplique um velho ditado português: Atrás de mim virá, quem de mim bom fará...