sexta-feira, 4 de março de 2011

Casos de arbitragem da 1ª volta


A análise aos casos de arbitragem da 1ª volta do campeonato feita no blogue 'Sou Portista com muito orgulho', baseada nas opiniões dos ex-árbitros do 'Tribunal de O Jogo' (Jorge Coroado, Pedro Henriques, Paulo Paraty), chegou à conclusão que:

- O FC Porto teve 17 situações em que foi prejudicado e 10 situações beneficiado, o que dá um saldo de prejuízo de -7;

- O Benfica teve 9 situações em que foi prejudicado e 11 situações beneficiado, o que dá um saldo de benefício de +2;

- O Sporting teve 6 situações em que foi prejudicado e 17 situações beneficiado, o que dá um saldo de benefício de +11.

O artigo completo pode (deve) ser lido aqui.

P.S. Presumo que Rui Gomes da Silva, António Pedro Vasconcelos e a maior parte dos opinadores encarnados da praça terão visto outros jogos...

4 comentários:

rui disse...

Querem ver uma coisa engraçada? (também sei insinuar e tal...):

Com o historial de violência, intimidação e coação que se tem vindo a verficar nso ultimos tempos na Luz, resolvi verificar a quantidade de jogadores do benfica expulsos em casa para as provas nacionais, escolhendo como amostragem desde que o Rui Costa tomou posse como director desportivo (epoca 2008/09). Ora então vamos lá começando pela mais recente (nota: de todas as competições so existiram vermelhos par ao campeonato):

- 2010/11:
1)Coentrão (vs Rio Ave)-jogador forçou o vermelho para poder jogar no jogo de campeonato seguinte.
2) J Cesar (vs Setubal)- era tão evidente que se tal nao fosse sancionado, passaria a ser a maior roubalheira desde Campomaior;

-2009/2010: C Martins (vs Guimaraes)-jogo em que deveria ter sido expulso antes de fazer os golos decisivos; so foi expulso depois.

-2008/09: Katsuranis (vs FCP)

Ou seja desde o 1º Jogo com Rui Costa no tunel da Luz (aidna estava a "aprender"), que o benfica faz o quer dentro e fora de campo naquele recinto...e esta einh?

Joaquim Varela disse...

Estive a ler atentamente o artigo em causa e não chego a nenhuma conclusão. O autor no final afirma e passo a citar:

"não entrei em aspectos como influência de certa decisão no resultado final, pois em muitos casos isso é completamente impossível de analisar..."

Ora, mas é precisamente isto que interessa. Se teve este trabalho todo para ver situações de beneficio e/ou penalização (presumo que algumas sem interesse nenhum), mas depois não se consegue chegar a nenhuma conclusão quanto à influência no resultado final, de nada servem estes números? Atirar areia para os olhos? Por mim dispenso!

Isto só lá vai com video-árbitro! Enquanto isso não chegar ao futebol, pode-se clamar o que muito bem se entender que estes assopradores continuarão a fazer o que muito bem entenderem, a soldo de quem muito bem entenderem, a troco sei lá do quê que continuará a existir malta que continua a ir nesta ilusão! Eu já desisti há 16 anos e não conto sustentar esta industria corrupta que não se sabe uto-regular tão depressa.

Pedro Azevedo disse...

Um excelente trabalho, que serve para elucidar de forma clara quem realmente é beneficiado ou prejudicado.

E fazendo isto, sem recurso à sua opinião de adepto( conforme a cor clubistica, cada um vê o que dá jeito, e é o que mais se encontra por aí) mas dos ex-árbitros que compõe o painel do OJOGO mais credibilidade tem.

Além disso, caro Joaquim Varela, acho bem que não se tire conclusões desse género que aponta, pois aí é que entramos o domínio da subjectividade.

Um exemplo básico: Num jogo do FC Porto, com o resultado a 0-0 o árbitro não marca 3 penáltis a favor do FC Porto, mas que até vem a ganhar o jogo por uns claros 2-0.

Num outro jogo, o Benfica empata a zero e houve um penálti a seu favor não marcado.

Quem teve a pior arbitragem? Quem se pode queixar do árbitro? Quem influenciou mais o jogo?

É evidente que quem perdeu pontos vai-se justificar com a arbitragem que não viu um penálti( e isso até nem seria garantia de golo), mas não teria sido o FC Porto mais prejudicado com 3 penáltis não marcados a seu favor quando até o jogo registava um nulo?

E milhares de exemplos e muito mais complicados se poderia colocar.

É por isso, que eu prefiro este tipo de análise númerica,objectiva do número de casos que cada clube foi beneficiado e prejudicado.

Para fanatismos clubisticos, não faltam por aí análises , há quem veja roubos de catedral em todos os lances e influencia até no ar que respiram.

Mas perante os números, o que custa a muita gente engolir, é que a propaganda vermelha das arbitragens não colhe perante a realidade e se formos analisar até fanaticamente a influência no resultado final, se calhar corariam de vergonha, coisa que aliás, já a perderam há muito.

rui disse...

http://www.foipenalti.com/detalhe_competicao?menu=detalhe_competicao_sumario

Aqui mostra o que tem acontecido...

ruibonga