quarta-feira, 16 de março de 2011

O jogador do momento

De acordo com a Cadena Ser, Guarín está referenciado por um dos principais clubes espanhóis – o Valência –, cujos dirigentes ponderam avançar com uma proposta para a próxima temporada.

Contudo, eu duvido que a FCP SAD esteja disposta a abdicar deste internacional colombiano (que voltou a ser convocado para a sua selecção) por menos de 13-15 milhões euros, verba que deve fazer arrefecer o interesse dos “Valências” deste Mundo.

Entretanto, o Público escolheu-o como protagonista da última jornada, escrevendo o seguinte:

«Freddy Guarín chegou ao FC Porto em 2008 e, mais do que fãs, foi ganhando lugar no lote de ódios de estimação dos adeptos portistas. Poucos percebiam a razão de o médio colombiano estar no plantel da equipa. Alguns terão começado a mudar de ideias no final da época passada e agora já serão poucos a não reconhecer o papel importante de Guarín nos mais recentes resultados do FC Porto. (…)
Guarín é mesmo o segundo melhor marcador do FC Porto em 2011, apenas atrás de Hulk. “Tiro-lhe o chapéu, porque conseguiu resistir a uma pressão terrível. Houve uma altura em que todos lhe caíam em cima, iam matando o homem”, disse ao Record Jesualdo Ferreira, antigo treinador do FC Porto. “Felizmente, aí estão à vista todas as qualidades que ele tem: força, potência no remate e uma atitude perante o jogo que não lhe permite desistir de nenhuma bola.
Contratado em 2008 ao Saint-Étienne, num negócio em que o FC Porto emprestou Paulo Machado e pagou um milhão de euros por 50 por cento do passe, Guarín está a afirmar-se na equipa azul e branca.»

O artigo completo pode ser lido aqui.

15 comentários:

Unknown disse...

não acho que o guarin, fosse um pessimo jogador, e agora seja excelente. Acho que é bastante mais favorecido com o sistema de jogo do AVB, em posse de bola, tem bastante mais tempo para pensar e executar

Daniel Gonçalves disse...

Umas semanas atrás, aqui no blog surgiu um post sobre os patinhos feios no plantel, pois o Guarin, na 1ª temporada, era um patinho feio para muitos portistas, e com a 2º volta no campeonato anterior e com esta temporada esta a obrigar muita gente a engolir o que anteriormente disseram sobre ele. Nunca tirará o lugar a Moutinho, porque eu não imagino o Porto de AVB sem o Moutinho e a função por ele desempenhada no nosso meio-campo, mas em determinados tipos de jogos ou joga o Guarin ou joga o Fernando, conforme as características do adversário ou outros aspectos a ter em conta, e nisso o AVB tem sabido analisar e escolher bem.

The Blue Factory of Dreams disse...

Sejamos francos, Guarín estava pouco acima de um flop chamado Mariano, era claramente o segundo patinho feio do plantel.

Mas mérito lhe seja feito, cresceu e suportou todo o ambiente adverso à sua volta, este não se definhou em consultórios de psicólogos.

Está um jogador diferente e muito pode agradecer a André Villas-Boas, que não lhe deu um pontapé no traseiro, mas potenciou e protegeu este jogador.


Acho um pouco para o absurdo dizer que o FC Porto não aceita vender por menos de 13-15 milhões.
Guarín não vale isso, nem de longe nem de perto, veja-se o que custou um jogador do calibre do Raul Meireles que anda com o Liverpool às costas.

Também acho que agora que o jogador anda a render, o FC porto não o vai despachar de qualquer forma, após perder tanto tempo e paciência a metê-lo na linha. Por assim dizer.

Um grande abraço

http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

The Blue Factory of Dreams disse...

Amigo José Correia, olhe o artigo que encontrei, sobre a célebre final de 87

Vale bem a pena toda a sua leitura!

http://timhi.wordpress.com/2011/02/09/1987-european-cup-final/

Grande abraço

José Correia disse...

The Blue Factory of Dreams disse...
Acho um pouco para o absurdo dizer que o FC Porto não aceita vender por menos de 13-15 milhões

Vai depender das condições do mercado, mas é preciso levar em conta o seguinte:
- o Guarín é um jogador que evoluiu bastante nos últimos dois anos;
- o Guarín é internacional colombiano (ultimamente tem sido chamado regularmente à sua selecção);
- o Guarín é um médio marcador de golos (marcou 7 na época passada e esta já vai em 5);
- o Guarín tem características físicas pouco vulgares e muito apreciadas em campeonatos como a Premier League;
- o Guarín tem 24 anos (faz 25 em 30 de Junho).

Por tudo isto, não me parece exagerado que seja valorizado num patamar semelhante ao do Raul Meireles.

José Correia disse...

The Blue Factory of Dreams disse...
Amigo José Correia, olhe o artigo que encontrei, sobre a célebre final de 87

Interessante, de facto. O autor deve ser uma espécie de Luis Freitas Lobo lá do sitio… ;-)

Abraço

Leceiro disse...

Guarín? 15 milhões? Que exagero, se alguém oferecer uma verba a rondar os 5, 6 milhões de euros já será bem bom. Afinal de contas, o Meireles saiu pelo valor que todos sabemos e olhem que o Lucho também não saiu por muito mais... alguém se atreve a comparar o colombiano com a dupla que nos guiou ao tetra?

Falta um detalhe importante para as contas de Premier League: um jogador cuja capacidade de passe é francamente abaixo da média, a jogar no meio campo, seria trucidado em três tempos.

José Correia disse...

Leceiro disse…
Guarín? 15 milhões? Que exagero, se alguém oferecer uma verba a rondar os 5, 6 milhões de euros já será bem bom.

Por 5-6 milhões tenho quase a certeza que não sairá. Tal como não saiu Fucile, após o Mundial, por valores dessa ordem de grandeza.

José Correia disse...

Leceiro disse…
um jogador cuja capacidade de passe é francamente abaixo da média

O Guarín falha passes porque arrisca mais. Se a maior parte dos seus passes fossem para o lado e para trás, seguramente que falharia menos.
Mas o Guarín está longe de ser um tosco e ainda num dos últimos jogos fez um passe de 50 metros espectacular.

Anónimo disse...

o guarín agora anda a acertar nas bombas. ok. Tem dado muito jeito.

Mas não queiram fazer dele o que não é nem nunca será.

Compará-lo com o Raul Meireles devia dar pena de prisão:)

É quase como comparar o Mariano ao Quaresma. Ou o Valeri ao Deco.

PeidoMestre disse...

caro José Correia

o tempo o dirá. acho guarin essencialmente um jogador potente, em termos fisicos, aliando a isso uma potencia no remate fora do normal. contudo, neste momento ele goza de uma aura que tem todo o mérito em a ter conseguido criar.tem feito bons jogos, mas mais do que isso, tem sido decisivo nas vitórias do FCP. na minha opinião, guarin, nunca terá a consistência de um fernando, isto se for pra jogar na posiçaõ 6; e nunca gozará da criatividade de 1 beluchi.
o ponto positivo nisto tudo é q foi 1 jogador barato,ainda com hipoteses de evoluir mais e significar um encaixe bem positivo ao clube.creio que o problema de guarin será a consistencia de jogo e a regularidade...veremos os proximos capitulos. sem duvida nenhuma merece a titularidade no jogo de hj!

PS: como já questionei em post anterior, hj saía o beluchi...

força PORTO!!!

Leceiro disse...

José Correia,

Certo, o Guarín arrisca mais no capítulo do passe e remate mas não entendo como é possível falhar passes, de forma sistemática, a dois/três metros de distância. Não é um caso isolado dado que o Nando têm essa limitação mas denoto alguma falta de trabalho específico nessa área. Creio que o Guarín será uma hipótese de negócio muito forte caso os valores envolvidos passem a casa dos 8 milhões de Euros; temos uma alternativa (Castro), não é um titular indiscutível e tenho sérias dúvidas que alguma vez atinja esse estatuto... além disso, uma boa copa América pode valorizar o seu passe.

Resta acrescentar que a totalidade do passe está nas nossas mãos (ou estava) e custou cerca de 3,5 milhões de Euros, mais ou menos aquilo que o Toulouse pagou pelo Paulo Machado.

Antonio Silva disse...

Ó The Blue Factory of Dreams: Aquele artigo é interessante mas parece-me que é mais a cascar no Bayern por não ter conseguido vencer o Porto do que outra coisa.

"Their inability to change things around in a tactical battle that could have easily been won was highlighting.".

Pois, é como o recreativo do garrafão que só perdeu 5-0 porque o Guru da Pastilha Elástica é que cometeu um erro táctico...

Nuno Ribeiro disse...

Nem vale a pena perder tempo a fazer comparações entre o Guarin e o Meireles... São muito diferentes, Raul é melhor do ponto de vista de passe e visão de jogo, Guarin é um animal dentro de campo, uma força brutal, capacidade física impressionante e ao contrario do que se diz eu sou da opinião que tem uma técnica bastante aceitável...

Quanto ao dinheiro que possam render em transferencias, o raul teve o senão de já não ser um jovem, e embora seja um tremendo jogador e de uma utilidade impressionante não tem aquele jogo vistoso que leva os clubes as gastar fortunas, embora ele tal como está mostrar o Liverpool mereça totalmente esse protagonismo.

MrCosmos disse...

E aproveitando a boa onda, para quem ainda não se apercebeu, e porque ao FCP diz respeito, fica a ligação:
Video: World top 10 football clubs http://www.cnn.com/video/data/2.0/video/sports/2011/02/08/snell.reid.football.top.ten.cnn.html