sexta-feira, 22 de junho de 2012

O baixinho de Portugal

Hoje, à margem da apresentação do livro Retratos do Dragão, de Veríssimo Dias, Pinto da Costa falou sobre a Seleção:
"Vi um grupo muito coeso que, também por força dos resultados, está extremamente unido. Parece-me injusto estar a realçar alguém, mas falou-me no Moutinho e, tomando os quatros jogos, a grande estrela da Seleção Nacional foi ele. (...) Repito o que disse na Polónia, não chegou nenhuma proposta pelo Moutinho. Não nos passa pela cabeça que ele saia [do FC Porto]"


Pois, não passa ao presidente, nem me passa a mim. E, vistas bem as coisas, felizmente que o Petr Cech defendeu aquele extraordinário remate de fora da área, porque já basta que o Moutinho ande a encher o campo (e os olhos aos olheiros), surgindo em todo o lado, a cortar bolas, a dobrar companheiros de equipa, a lançar contra-ataques, a fazer assistências e até ir à linha cruzar para o CR7 brilhar. Só nos faltava (a nós portistas) que ainda tivesse marcado um golaço daqueles...

Em certa medida (e em parte por causa das medidas), Moutinho faz-me lembrar Xavi, embora hoje, em entrevista à TVI em Opalenica, ele tenha dito que prefere o Iniesta.

Veremos até onde estas exibições o vão levar. Para já, é um dos três jogadores da seleção portuguesa (os outros dois são Pepe e Cristiano Ronaldo) que a UEFA escolheu para a votação do melhor onze do EURO 2012.

1 comentário:

David Duarte disse...

Também vejo no Moutinho mais um Xavi que um Iniesta : sabe sempre ocupar os espaços seja em fase ofensiva seja em fase defensiva, é sempre aquele que sabe sobre quem deve fazer pressão para bloquear as saidas ofensivas dos adversários, sabe colocar a bola nos espaços certos mas não é um desequilibrador no um contra um. Por outras palavras é um dos jogadores mais inteligentes do EURO.

Portugal tem três estrelas no EURO, ma não devemos esquecer os outros que, à excepção dos finalizadores, que não o são, de um Nani irregular, de um J. Pereira sempre instavel e de um Meireles em baixa forma, têm estado muito bem.