quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Gestão de esforço

«O argentino Lucho González ficou ontem no ginásio em vez de trabalhar no relvado com os companheiros e a justificação apresentada foi a de necessitar fazer gestão de esforço tendo em vista os próximos compromissos do clube.
(...) é certo que um dos elementos do meio-campo será poupado no jogo com o Paços de Ferreira, faltando saber se realmente será Lucho a sair ou Raul Meireles. Tanto um como outro não estiveram bem em Vila do Conde, mas também parece seguro que a dupla estará no Emirates Stadium, na próxima terça-feira, para defrontar o Arsenal na segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.»
in O JOGO, 25/09/2008


Hoje, à hora de almoço, soube-se que para além da gestão de esforço nos treinos, Lucho também não foi convocado para o jogo de amanhã com o Paços de Ferreira.

O Lucho jogou no dia 30/08 na Luz. Depois houve o interregno do campeonato, mas "el comandante" não foi convocado para a Selecção Argentina e, por isso, nem sequer teve de fazer viagens longas.
Na última semana fez dois jogos, em 17/09 contra o Fenerbahçe e 21/09 em Vila do Conde.

No início da temporada, três jogos em 23 dias deixam o "cérebro" da equipa cansado e a precisar de fazer gestão de esforço?
Isto está mau...

6 comentários:

Metz disse...

Gestão de esforço ou castigo?... Secalhar a "gastroentrite" já esgotou este ano...

Pessoalmente acho muito arriscado... mas amanhã (lá) veremos...

Cumpa

The Turk disse...

"Isto está mau..."

Para mim o que está mau é pensarem que só com o Lucho é que conseguimos ganhar ao Paços. Isso sim é que seria muito mau.

Como não jogou pela Argentina o Lucho não tem o mesmo ritmo dos colegas. Não sei se foi por isso ou pelo estado do terreno que o argentino fez a pior exibição da época contra o Rio Ave.
Esqueceste-te de referir que o Lucho jogou os 90 minutos em todos os jogos oficiais do Porto esta época. 4 dias depois do Paços o Lucho vai ter de jogar 90 minutos contra o Arsenal e 5 dias depois mais 90 minutos contra o Sporting. Se é para ser poupado para mim faz sentido que seja contra o Paços. Os outros jogos são muito mais importantes.

José Correia disse...

The Turk disse: «Para mim o que está mau é pensarem que só com o Lucho é que conseguimos ganhar ao Paços. Isso sim é que seria muito mau.»

Ninguém disse isso. Eu, pelo menos, não digo.
Evidentemente que o FC Porto, com ou sem Lucho, tem obrigação de ganhar ao Paços de Ferreira, ainda por cima sendo o jogo em casa.

O que está mau é, no início da época, ser necessário "gerir o esforço" de um jogador que nos últimos 23 dias fez apenas três jogos.

Coitadinhos dos internacionais que, por exemplo, jogam nos campeonatos inglês ou espanhol.

José Correia disse...

The Turk disse: «4 dias depois do Paços o Lucho vai ter de jogar 90 minutos contra o Arsenal e 5 dias depois mais 90 minutos contra o Sporting.»

72 horas (3 dias) é o espaço de tempo necessário para que futebolistas de alta competição recuperem a 100% do esforço entre jogos.

Quem o diz não sou eu, são os especialistas em preparação fisica e metodologia de treino, como o Professor José Soares.

O FC Porto vai disputar jogos com um intervalo de 4 e 5 dias. E depois?

Se a pré-temporada foi bem feita (espero que sim) e não tendo havido lesões a afectar a programação do treino, esta "gestão de esforço" do Lucho é incompreensível.

Nelson Carvalho disse...

Por situações diversas, os jogadores por vezes no inicio das época ressentem-se das cargas de esforço dos treinos, atingindo o limiar da fadiga muscular, pelo que é necessário promover algum repouso ao atleta.

Penso que o que se passa agora com o Lucho, é nada mais do que aplicação de uma postura preventiva no sentido de evitar que a fadiga do atleta degenere numa ruptura muscular.

Se assim é, penso que se justifica por completo a paragem do jogador.

Pedro Reis disse...

Parece-me extemporâneo este comentário...
Eu percebo que andamos numa semana em que após um mau resultado com o Rio Ave a moda foi "bater em tudo o que mexe": treinador, jogadores, direcção.
Eu próprio me considero uma pessoa crítica e exigente e como adepto do FCP também o sou e critico sempre que se justifica.
Agora a ausência do Lucho. O Lucho desde que está no FCP "antes de JF" e "durante JF" tem-se assumido como um jogador completamente indispensável ao clube, pela sua qualidade e pela sua entrega. Se não me engano, só não foi opção em 2 anos de JF em 2 jogos do campeonato (contra o VG e a Naval o ano passado com o campeonato já conquistado). Ou seja só em condições extraodinárias o JF passa sem o Comandante! E esta (como aliás é "ventilado" hoje n'A Bola) será uma situação extraodinária porque ao que parece até para o próprio jogo com o Arsenal, Lucho está em dúvida.
Não acreditem numa "mera gestão de esforço" e sobretudo não disparem sobre tudo e mais alguma coisa sem pensar racionalmente.

Não me interpretem mal, tenho a certeza que todos queremos o mesmo para o nosso FCP!

Logo todos ao Dragão e os assobios que fiquem em casa. lol