terça-feira, 30 de setembro de 2008

Será desta?...

O FCP nunca ganhou em Inglaterra (da mesma forma, aliás, que nunca perdeu em solo português contra uma equipa inglesa). Será desta?

Confesso que estou razoavelmente pessimista, e penso que de longe o mais provável é que ainda não seja desta. No entanto, deixem-me começar pelos pontos que jogam a nosso favor neste jogo:

1) o empate dá-nos bastante mais jeito do que ao Arsenal (mesmo que a vitória não seja obrigatória para o Arsenal)
2) o Arsenal tem uma equipa muito "verdinha", isto é, muito jovem
3) o FCP tem certamente equipa para ganhar em casa do Arsenal num dia bom e/ou com uma ponta de sorte. Caramba, não somos menos do que o Hull...

Isso são as boas notícias... as más são que:

1) o FCP também tem uma equipa muito verdinha (tanto individual- como colectivamente)
2) o Arsenal tem melhores jogadores do que nós
3) o Arsenal tem melhor treinador do que nós
4) o Arsenal joga em casa, e o FCP de JF nestes jogos costuma dar-se sistematicamente mal

Sinceramente, se conseguirmos um empate que seja já seria fantástico, a meu ver; teoricamente penso que o resultado mais provável é para aí um 2-0 para o Arsenal.

Prevejo que joguemos bastante recuados; mas com jogadores verdinhos e que para mais não dão confiança por aí além na zona mais recuada do terreno, a coisa pode sair muito mal. Por isso mesmo pessoalmente apostava no esquema em que a equipa mais está rotinada, num 4-3-3 clássico com muita atenção a certas compensações e movimentos de transição defensiva, em particular no apoio de Meireles e Rodriguez a Benitez (já que a ala direita do Arsenal é muito forte), e em certa medida Mariano a Lucho e este a Sapunaru. Digamos que um 4-5-1 que se desdobra em 4-3-3 a partir do momento que a equipa recupera a bola; como penso que é quase certo que soframos golos penso que a melhor defesa é o ataque, ou no mínimo manter o Arsenal "em sentido", não os deixando cair muito em cima de nós.

Que 11 inicial? Não conheço ao certo a condição de certos jogadores, por isso não posso falar com certezas ou sequer enorme convicções. Mas penso q poderia não estar muito longe disto: Hélton; Sapunaru, Rolando, B Alves e Benitez (?); Fernando, Meireles e Lucho; Rodriguez, Lisandro e Mariano.

De qualquer forma isso é o que defendo (sem grandes convicções, já que Benitez não me dá confiança e Tarik, se em forma, me daria mais confiança que Mariano), mas o mais provável é que o Jesualdo Ferreira faça alterações significativas e q a equipa jogue apenas em contra-ataque, com a linha da frente muito (demasiada) recuada. Isto a fazer fé no passado.
Não me admiraria muito que Jesualdo escolhesse P Emanuel para defesa esquerdo, apesar de estar sem ritmo (ainda mais a defesa esquerdo, posição que já não conhece há 3 anos), ou até mesmo que apostasse em Lino ou Tommy para o meio-campo; mas sem rotinas em 4-4-2, tenho dúvidas que o resultado fosse satisfatório.

Les jeux sont faits. Role a bola, na consciência de que este Arsenal não é nenhum papão e, como disse inicialmente, que a pressão está muito mais do lado deles do que do nosso. Desejo do fundo do coração poder chegar ao fim do jogo com uma muito agradável surpresa, mesmo que o cérebro me diga que temos um jogo muito complicado pela frente...

8 comentários:

Nuno Nunes disse...

O Arsenal deverá alinhar com:
Almunia
Sagna
Toure
Gallas
Clichy
Denilson
Fabregas
Walcott
Nasri
Van Persie
Adebayor

Eu escolheria o seguinte 11 para o FC Porto:
Nuno
Sapunaru
Bruno Alves
Rolando
Benitez
Fernando
Meireles
Lucho
Tomás Costa
Rodriguez
Lisandro

Não entregaria a baliza ao Helton porque o passado mostra-nos que fica nervoso e mais propenso a fífias neste tipo de jogos.

Nuno Nunes disse...

"A figura do FC Porto

Lucho
Farol à procura da luz da vitória

O sucesso do FC Porto no jogo desta noite frente ao Arsenal está dependente do que conseguir fazer Lucho. Esta afirmação parece carregar uma elevada dose de fatalismo, sobretudo quando muito se fala de futebol colectivo, mas é a mais pura das verdades. O argentino é, actualmente, um dos jogadores mais experientes do plantel - oito golos nos 22 jogos realizados na Liga dos Campeões -, mas também um dos mais virtuosos da equipa de Jesualdo Ferreira. O futebol da equipa, pelo menos o ofensivo, vai passar obrigatoriamente pelos seus pés, e o segredo para este jogo parece estar precisamente na forma como a equipa portuguesa conseguir amarrar o meio-campo do Arsenal, habituado a circular a bola com precisão e sempre perto da área adversária. Lucho terá de evitar isso. Como? Escondendo a bola. O argentino será o farol da equipa portista e o principal responsável na hora de assumir o jogo. Conseguirá?"
http://www.ojogo.pt/24-222/artigo751037.asp

"Escondendo a bola"?!
Mas isso não é aquilo que JF não permite que as suas equipas façam? A posse passa para segundo plano sendo o mais importante as transições ofensivas.

Não concordo com esta forma de pensar. Acredito que quanto mais bola tiver uma equipa, melhor. Principalmente nos jogos em que o adversário é muito forte, como hoje, e convém manter o jogo o mais longe possível da nossa grande área.

sirmister disse...

Estou confiante num bom resultado, e acho que a estrategia deve passar por jogar recuado e com a linha do meio campo junto da defesa, por duas razoes, a primeira são os passes nas costas das defesas que os medios do arsenal fazem com grande qualidade e onde fabregas é mestre , a segunda é o facto de poder assim explorar a nossa caracteristica mais forte (as transiçoes ofensivas) e as mais fracas no meu entender do arsenal (transiçoes defensivas)


Força Porto

Luis Filipe Castro Oliveira disse...

Ainda sobre o canal Benfica a ler em:
http://joaopedroleal.blogspot.com/2008/09/o-meo-benfica-afinal-como-os-outros.html

Há coisas que não devemos esquecer e olhar para elas de forma critica.

Porque temos a obrigação de abrir os olhos e não deixar que nos enganem.

Luis

Metz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Metz disse...

Da equipa que o Nuno Nunes sugeriu, trocava o Rodriguez pelo Hulk pela força combativa para os centrais.. Depois na 2ª parte sim, lançava o Rodriguez para explorar a sua velocidade...

Claro que o contrário também pode acontecer, mas eu mudava... Hulk de inicio...

Cumpz

The Turk disse...

Para mim o facto mais significativo foi a utilização do Tommy a defesa direito contra o Paços. Se foi um ensaio para o jogo de hoje Jesualdo jogará mais ou menos assim:

---------------------Helton
Tommy Sapunaru Rolando B. Alves Benitez
--------------------Fernando
------Lucho------R. Meireles---Rodriguez
--------------------Lisandro

Em alternativa Sapunaru a defesa direito e P. Emanuel ou Stepanov a central.

Foi com esta táctica que perdemos 2-0 há 2 anos.

José Correia disse...

Conforme escrevi há algum tempo atrás, presumo que o FC Porto irá alinhar de início com o mesmo onze e o mesmo sistema que adoptou na Luz.

Independentemente do onze e do sistema que adoptarmos, o desenrolar e resultado do jogo irá depender muito mais do Arsenal do que do FC Porto.
Se os gunners estiverem num dia bom, estão pura e simplesmente fora do alcance do FC Porto actual.

Isto não é bonito de escrever nem agradável de ler, ainda por cima num blog portista, mas é a realidade.

Com um FC Porto de bom nível, se o Arsenal estiver apenas razoável, então talvez dê para empatar. Mais do que isso seria fazer história.