quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O Porto, o FC Porto e Pinto da Costa (II)

O Porto, o FC Porto e Pinto da Costa (I)

(continuação)

Eu acho ridícula a falta de noção que existe relativamente à estratégia para derrotar o FC Porto.

Eu dou um exemplo: muitos acham que agridem ou diminuem o FC Porto chamando-o “Clube Regional”. Acham esses que assim insultam ou ridicularizam o Porto. Nada de mais errado.

O Porto é de facto um clube regional. Mas o Porto quer ser um clube regional. Está nos genes do Porto ser um clube regional. É isso que dá força ao Porto. Olhemos para o Barcelona. Não é o Barcelona um clube regional? E isso diminui o Barcelona?

Quanto mais chamarem ao FC Porto “Clube Regional”, mais forte estão a torná-lo, mais estão a unir os jogadores, os adeptos, mais o Porto se torna bandeira da Região Norte.

É por isso, e muitos não o entendem, que é difícil ser-se benfiquista hoje na cidade do Porto. É que o FC Porto é usado por muitos como um instrumento numa pretensa guerra Norte-Sul.

É por não me identificar com essa guerra, e muito menos com a utilização do futebol para esses fins, que me sinto muito confortável de gostar tanto do Benfica, mesmo vivendo no Porto, ainda que isso me traga às vezes alguns dissabores. E, efectivamente, traz.

O Benfica é, de facto, um clube diferente, um clube com uma implantação mundial e com uma dimensão muito superior à do FC Porto.

Mas no Benfica, essa dimensão e essa grandeza em nada têm contribuído nos últimos anos para as vitórias. É que tem faltado humildade e respeito pelos outros para transformar essa força em resultados desportivos.

O Benfica, pura e simplesmente não tem sabido reagir aos sucessos do FC Porto e ao presidente que o Porto tem.

E já agora que falamos do presidente do FC Porto, parece-me importante perceber o que é o Porto antes e depois de Pinto da Costa.

Pinto da Costa assume a presidência do Porto em 1982. Nessa altura o Porto tinha no seu palmarés 7 campeonatos, 4 Taças de Portugal, 2 Supertaças e nenhum título europeu, nem sequer uma final.

Durante os mandatos de Pinto da Costa como presidente, o Porto ganhou 16 campeonatos, 9 Taças de Portugal, 13 Supertaças, foi 2 vezes Campeão Europeu, ganhou 2 Taças Intercontinentais, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia e isto para falar apenas de futebol.

Pinto da Costa ganhou 70% dos campeonatos que o FC Porto conquistou ao longo do seu historial, 69% das Taças de Portugal, 87% das Supertaças e 100% dos títulos europeus que o seu clube venceu.

O actual presidente do FC Porto conseguiu que o Porto ultrapassasse o Sporting no ranking de títulos conquistados a nível interno e tornou o Porto o clube português com mais títulos internacionais ganhos.

Desde que Pinto da Costa é presidente, o Porto ganhou 16 campeonatos enquanto os restantes clubes todos juntos ganharam 11. Mas o pior de tudo é que esse domínio tem-se vindo a acentuar. O Porto que nunca tinha ganho sequer 1 tricampeonato, chegou a um penta e nos últimos 6 anos ganhou 5 campeonatos, sendo actualmente, tricampeão.


Falo das vitórias do Porto com a frieza dos números e com a tristeza de ver ano após ano a total incapacidade do Benfica em reagir de uma forma enérgica a este cenário.

Uma das coisas que na realidade mais me choca é o facto do Benfica ter demonstrado uma total inépcia para lidar com Pinto da Costa ao longo de todos estes anos.

Foi, aliás, o ódio a Pinto da Costa que fez com que os benfiquistas elegessem Vale e Azevedo para presidente do Benfica. Na altura, Vale e Azevedo era apelidado o “Pinto da Costa Vermelho”.


Na última década, apenas por duas vezes vi o Benfica reagir a Pinto da Costa com determinação e estratégia. Uma foi na época 2004/05 com José Veiga e a outra vez é agora com Rui Costa.

É importante clarificar que José Veiga e Rui Costa têm comportamentos totalmente diferentes e que eu nunca me identifiquei com Veiga e sou um confesso admirador de Rui Costa.

Apesar de não gostar do estilo de Veiga (ainda hoje me lembro de uma lamentável conferência de imprensa em que Veiga e Luís Filipe Vieira atacavam a vida pessoal de Pinto da Costa), reconheço que ele foi capaz de blindar o balneário do Benfica, construir um espírito de grupo, defender o treinador e o grupo de trabalho. E isso deu-nos um título ao fim de 11 anos.


Hoje, felizmente, temos o Rui Costa. Rui Costa já no defeso respondeu com mestria a Pinto da Costa, no momento em que ferido pela ida de Cristian Rodriguez para o Porto, foi buscar o Reyes ao Atlético de Madrid.

Rui Costa com os seus conhecimentos de futebol conseguiu outra coisa que há muito não se via: o Benfica tem melhor treinador e melhores jogadores que o Porto. Se o Benfica tivesse no seu seio o hábito de ganhar eu diria, desde já, que o campeonato era nosso. Como esse hábito não existe, as pernas tremem mais, mas até para isso Rui Costa é fundamental. Rui Costa já ganhou tudo e com a sua experiência de Milão seguramente conseguirá transmitir ao grupo a confiança necessária para sermos campeões.

E com melhor equipa e com melhor treinador que os nossos adversários, os resultados estão á vista: temos já 4 pontos (no mínimo) de avanço sobre o Porto e 5 sobre o Sporting.

Há, ainda, outra questão que poucos têm referido, mas que me parece determinante também para os resultados que o Porto tem conseguido. Há já vários anos que o orçamento do Porto para o futebol é maior que o do Benfica e do Sporting juntos. Este facto demonstra bem onde tem estado a liderança do futebol português.

Na realidade, não sei se isso é uma situação sustentável para o Porto a longo prazo e, com franqueza, isso não me interessa pois não me preocupam as finanças dos outros clubes. Mas que isso confere uma grande vantagem desportiva ao Porto, isso é inegável.

No entanto, isso, por si só não explica tudo, uma vez que há vários anos que o orçamento para o futebol do Benfica é significativamente maior que o do Sporting e nós temos ficado sistematicamente atrás deles e até conseguimos ficar atrás do Guimarães que tem um orçamento muitíssimo menor.

Bruno Carvalho, 26/11/2008


Nota: As fotos, os links para outros artigos e os negritos no texto são da minha responsabilidade.

(continua)

8 comentários:

Pedro Reis disse...

O homem tem uma linha de raciocínio interessante mas quando começa a falar do Rui Costa lá se perde... Melhor treinador? Melhores jogadores? Rui Costa tem tudo para aprender, mas os benfiquistas acham que ele sabe tudo. Ok.

Zé Luís disse...

Zé Correia, louvo-lhe a paciência...

Posso dizer que foi a única vez que, meramente por acaso ao cruzar blogs e referências diversas, comentei num blog não portista.

Só para chamar a atenção do indivíduo, que não conheço, só lhe vi a cara no post anterior que o José aqui trouxe e como nem tenho o Porto Canal não me dizia absolutamente nada.

E, depois disto, tudo, assim continua.

Rui disse...

Melhor treinador até são capazes de ter, mas jogadores, não posso concordar.

José Correia disse...

Caro Zé Luís, sei que trazer para um blog portista o artigo de um benfiquista é algo polémico (a 3ª parte do artigo, a publicar amanhã, é a parte mais polémica).
Contudo, entendi que seria interessante vermos a forma como um benfiquista, dos mais lúcidos que conheço, olha para nós.

Por outro lado, o Bruno Carvalho é claramente uma excepção no universo benfiquista. Felizmente, como ele há muito poucos e, para nós, ainda bem, porque eu prefiro os fanáticos fundamentalistas, que estão absolutamente convictos que o FC Porto só ganha porque compra os árbitros todos, aqui e na Europa...

Mefistófeles disse...

Sabem qual a semelhança entre portistas e lampiões ? Pois bem, os portistas deitam-se a pensar no FCP e acordam a pensar no FCP.

Os lampiões também.

PS:"O FC Porto é diferente porque a dimensão do seu futebol começa na cabeça dos seus jogadores e numa cultura de exigência interna, muito especialmente dos seus adeptos. No dia em que o FC Porto perder essa cultura de exigência será igual, no resultado e na falta de afirmação, aos seus tristes parceiros nacionais"
Vítor Serpa, in A Bola

condor disse...

Confesso que no principio me preocupou o facto de um benfiquista ter um raciocinio tão limpido!Fiquei mais descansado quando os delirios benfiquistas lhe toldaram o cerebro!Enfim,é benfiquista!Melhores jogadores...Enfim!

Mefistófeles disse...

Ah ! E só já faltam 9 títulos para ultrapassarmos o sport lisboa em campeonatos ganhos. Queira Deus que eu viva para ver chegar esse dia ! E todos vós.

Mário Faria disse...

Quando todos pensam da mesma maneira é porque ninguém se dá mesmo ao trabalho de pensar. Este homem, fala diferente mas o discurso é enformado pelos mesmos valores dos que seguem o clube do regime.
Julgam que são uma raça diferente. Outro nortenho, o Tó Zé Brito, referiu um dia que escolheu o SLB porque o clube do regime fazia do futebol uma festa e o FCP uma guerra. Como era contra a guerra, só podia ser benfiquista.
Este é um intelectual, poeta, cantor, mas igualmente com a mania que é diferente e é melhor. Por isso, foi para a capital, acolheu a cidadania lisboeta e fala com o sotaque alfacinha.
Enfim, é um direito que lhes assiste e que nada invejo.