
Fernando Gomes, O JOGO, 20/07/2009
Em função do que foi comunicado à CMVM, as transferências do Quaresma (concretizada em 1 de Setembro de 2008) e do Lucho (em 30 de Junho de 2009), perfazem um total bruto de 36,6 milhões de euros. Contudo, atendendo ao valor contabilístico dos jogadores aquando das transferências e aos 5% a pagar aos clubes onde os dois futebolistas foram formados, as mais-valias (*) totais, sem contar com eventuais comissões dos negócios, devem ser de aproximadamente 31 milhões de euros.
Já as transferências do Lisandro e do Cissokho serão imputadas ao exercício 2009/10, mas não sabemos (porque não houve comunicação à CMVM) a que exercício irão ser afectadas as verbas resultantes das transferências do Paulo Machado (3,5 milhões?) e do Ibson (4 milhões?), bem como, do acordo relativo ao Paulo Assunção (3 milhões?) cujos valores, segundo a comunicação social, atingem um total de 10,5 milhões de euros.
Deste modo, levando em conta esta incerteza, mas atendendo a que as verbas da Liga dos Campeões também excederam o orçamentado em alguns milhões, eu estou à espera de algo mais do que contas equilibradas. Estimo um resultado líquido entre os cinco e os 15 milhões de euros.
Lá para Outubro saberemos se esta especulação acerca das contas 2008/09 bate certo com a realidade.
(*) Em termos contabilísticos, a mais-valia de uma transferência corresponde à diferença entre o valor da venda e o valor contabilístico do jogador no momento da mesma. O valor contabilístico corresponde ao valor de compra do passe do jogador menos as amortizações acumuladas ao longo do contrato.
4 comentários:
Esperemos que, finalmente, a Administração da "FCP-Futebol SAD", comece a reduzir aos prejuízos acumulados...
Seria, realmente, ouro sobre o azul e branco, juntando aos êxitos desportivos um equilíbrio financeiro que nos tranquilize em termos de futuro.
Esses resultados o único sitio onde se revelam explícitos é nos prémios da administração da SAD pela gestão financeira positiva.
Já diminuir o passivo parece que aquela gente não quer.
Se a SAD cumprir o esperado, pagando a parcela maior do empréstimo obrigacionista em Dezembro, tanto a SAD como o clube ficam numa situação invejável.
Segundo a última entrevista do Fernando Gomes, em que o passivo da Euroantas está nos 30 milhões de Euros, vamos ter o estádio pago em tempo recorde.
É fantástico.
José Correia disse:
Estimo um resultado líquido entre os cinco e os 15 milhões de euros.
Eu estimo um resultado positivo até 5 milhões.
Enviar um comentário