sexta-feira, 10 de julho de 2009

O novo camisola 8 do FC Porto?


É prematuro estar a tirar conclusões sobre o anunciado sucessor de Lucho na equipa do FC Porto, mas há alguns aspectos de que já podemos falar.

As semelhanças:
Ambos são médios, internacionais argentinos e eram titulares de um dos grandes clubes da Argentina – o River Plate - antes de se transferirem para a Europa.

As diferenças:
O Luis Oscar González tem 28 anos (nasceu em 19/01/1981) e mede 1.87 m; o Fernando Daniel Belluschi tem menos dois anos e oito meses (nasceu em 10/09/1983) e menos 16 cm (mede 1.71 m).
O Lucho já foi 41 vezes internacional pela Argentina, enquanto que Belluschi tem apenas duas internacionalizações.

As dúvidas:
Neste negócio do Belluschi há algo que eu não percebi. Em Janeiro de 2008, de acordo com o que veio a público, o Olympiacos investiu 6.5 milhões de euros no passe de Belluschi e um ano e meio depois o FC Porto comprou 50% do passe por 5 milhões.
Será que o Olympiacos FC ainda ficou detentor de parte do passe do Belluschi?
Se assim não foi, porque aceitou vender o jogador por menos 1.5 milhões do que tinha pago há 18 meses atrás?

As perspectivas:
Sinceramente, não estou à espera que o Belluschi atinja o nível do Lucho. Por alguma razão o Marselha preferiu gastar 18 milhões num jogador de 28 anos, em vez de “apenas” 5 milhões num de 25 anos.
Contudo, já me darei por satisfeito se o Belluschi mostrar categoria para ser o novo número 8, ou número 10, do FC Porto e mantiver as médias que teve no River Plate (13 golos em 48 jogos) e no Olympiacos (8 golos em 34 jogos).
E se alguns dos golos forem como os do vídeo seguinte, melhor ainda.

1 comentário:

Pedro disse...

Creio que os restantes 50% do passe nunca pertenceram ao Olympiakos. São do empresário israelita Pina Zahavi. Os 6.5 milhões foram também por 50% do passe.