domingo, 3 de janeiro de 2010

"Há muito a melhorar"


Ontem fui ao Dragão Caixa assistir ao FC Porto x Ginásio Figueirense, que os dragões dominaram a seu belo prazer e venceram por 21 pontos (77-56). Talvez por a vitória portista nunca ter estado em questão, houve outras coisas que me chamaram à atenção:

1) Não tenho os números oficiais, mas de certeza que a assistência não excedia as 1000 pessoas. Ora, com assistências de algumas centenas, parece claro que a lotação do pavilhão chega e sobra (muito) para as necessidades. E seguramente que não é por causa dos preços dos bilhetes (2 euros para sócios, 4 euros para público), nem por ser difícil estacionar perto (há os parques do Estádio, do Metro e do Dolce Vita).

2) A ausência de elementos das claques, cuja bancada (Bancada Sul) estava deserta. Dizem-me que isto é habitual e que apenas nos jogos grandes alguns elementos das claques marcam presença. É pena.

3) Em algumas ocasiões, a arbitragem, e particularmente o 1º árbitro Luís Lopes, tentou equilibrar o jogo, mas foram tentativas infrutíferas, porque a diferença entre as duas equipas é muito grande.

4) O plantel deste ano é muito melhor e mais profundo que o das últimas épocas. Contudo, parece-me que falta um jogador possante para a luta e ressaltos debaixo das tabelas.

5) Aos 34 anos, o capitão Nuno Marçal continua a ser dos mais empenhados e úteis jogadores da equipa. Fossem todos como ele.

6) Durante alguns momentos do jogo, a equipa parece que se desconcentra e perde a atitude competitiva que se exige a jogadores profissionais.

7) Apesar da vitória folgada, o treinador Moncho López não parecia muito satisfeito e hoje li declarações que fez no final do jogo que são um aviso sério à navegação:
Há muito a melhorar, desde logo a atitude nas rotações. Queremos dez a jogarem numa parte e os que entram têm de mostrar vontade e alegria. Era uma pena eu escolher só cinco ou seis para entrarem, mas há jogadores que me têm convidado a fazer isso...”

Esta equipa tem potencial, mas precisa de ser mais consistente e melhorar colectivamente para poder disputar o título.

Foto: A Bola

4 comentários:

Duarte disse...

Desculpem lá o off-topic.

Meus amigos, é com muita pena que vos digo que este ano o campeonato está, para mim, perdido. Aquilo que se acaba de passar no estádio do Estado Novo é vergonhoso de mais para passar em claro. Pontapés, cotoveladas, golos mal anulados, penaltys, entradas a pés juntos, tudo em benefício daquela gente. Foi só para a taça da liga, é certo, mas vai ser assim em todas as competições e até final, não tenho dúvidas.

É como vos digo, este ano nem com um Baía e dez Lisandros lá chegamos. Vamos lutar pelo segundo lugar taco a taco com o Braga e preparar a equipa para lutar pelo título da próxima temporada. Tirem-me deste país e, já agora, tirem o Porto também.

Quanto ao basket, fico feliz pela vitória expressiva. Não compreendo o facto das claques só irem aos jogos grandes das outras modalidades. A fraca asssistência pode explicar-se por isso, mas em Portugal o futebol esmaga, se calhar esmaga até de mais, o que se passa no Porto, passa-se em todos clubes, infelizmente.

condor disse...

Amanhã o rui hipócrita vai entregar a sua verdade desportiva na assembleia da republica de lisboa!
Será que o cabrão viu o jogo de hoje lá na gruta dos quarenta ladrões?

pc disse...

que nojo! vamos aguardar..
Uma "coisa" começa a ficar clara " a Bilha" do desporto" está a tomar as rédeas da luta "anti-Porto". Depois da campanha nazi-fascista pelo afastamento da liga dos campeões em que utilizaram o "amigo" Vitória; uma renovada campanha nazi-fascista está a ser montada pelo Jornal do Regime: a operação Túnel do Rui Costa.

SevenSeven disse...

o apoio as modalidades é fulcral para que tenhamos sempre bons jogos e um bom ambiente nos pavilhoes

http://zonadesportiva.blogspot.com/