domingo, 24 de janeiro de 2010

Venha de lá o Garnizé, na Taça SLB


Segue em frente o FC Porto na Taça SLB (Senhor Lucílio Baptista), depois de bater o clube satélite da agremiação do garnizé por duas bolas. Valeu o forcing exercido pela equipa azul e branca na 2ª parte, em que muito contribui as entradas ao intervalo de Álvaro Pereira e, sobretudo, Falcão, que é neste momento um oásis de clarividência no conjunto portista.

Com Rúben Micael em estreia pelo Dragão, e logo a titular, parecia que as novidades deste encontro não se quedariam por aí, já que Jesualdo fazia alinhar 4 médios na equipa inicial (Tomas Costa, Belluschi, Rúben Micael e Guarín), indiciando o ensaio a um novo esquema táctico. Puro engano. O Professor manteve-se fiel ao seu sistema, e entendeu remeter o médio Colombiano para o lado direito do ataque. Resultado disso, Guarín acabou substituído ao intervalo e o treinador perdeu uma boa oportunidade de trabalhar uma nova fórmula de reverter este mau momento da sua equipa.


Os primeiros 45 minutos foram muito enfadonhos, com o FC Porto a não dar-se bem com algumas adaptações à socapa já anteriormente referidas, com o exacerbar da capacidade de se auto-anular por parte de outros elementos (com Mariano logo à cabeça), e também pela qualidade do “ervado” do Estoril, que mais parecia um campo de rugby. Valia o aliciante de ver como Rúben Micael se saía na sua 1ª vez de azul e branco.

Para o 2º tempo estavam reservados os golos, e logo por intermédio de dois elementos que nunca haviam feito o gosto ao pé ao serviço do FC Porto, Belluschi e Orlando Sá. Mas foram as alterações processadas ao intervalo pelo Professor que fizeram o Dragão subir ligeiramente o rendimento do seu conjunto. Falcão e Álvaro deram mais sumo à partida, mas ainda assim só de bola parada o Campeão conseguiu adiantar-se no marcador por intermédio de um livre superiormente marcado pelo médio ofensivo argentino. O fecho das contas surgiu a partir de uma perda de bola da defesa do Estoril, onde Orlando Sá aproveitou o ressalto para fugir em direcção à baliza contrária e dar maior expressão ao marcador.



Para não deslustrar com nível desta competição (Taça SLB), o FC Porto voltou a andar aos papéis, salpicado aqui e ali por umas coisitas que me dizem estar no limiar dos princípios básicos do futebol. Quem dera poder dizer-se que esta vitória é um suplemento essencial para regeneração desta equipa sem chama. Mas os problemas são demasiadamente profundos para se conseguirem resolver com um simples bálsamo motivacional.

Agora venha daí o garnizé ao Dragão. Temos o túnel todo por conta deles…


Fotos: A Bola, Record, Lusa

15 comentários:

Pedro disse...

Se for FCP-SLB... eu se fosse aos pardais não vinha. E mais não digo sobre isso.

Quanto ao jogo, apenas uma nota. Se o Tomas Costa fosse mais certo no passe metia o Fernando no banco o resto da época. Correu e tapou mais espaços que o Guarin e Mariano juntos, e sabe sair a jogar. Os passes errados é que o tramam...

André Oliveira disse...

Pedro, os passes errados e os "biqueiros" para a o ar completamente sem sentido, quando tem colegas soltos a quem passar a bola..

Quanto á Taça SLB, estou a rezar para calhar um FCP-SLB.

E depois dos túneis, da tentativa de agressão ao Pinto da Costa á saída do Hotel em lisboa e agora isto http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=a63c55ff-f349-4dce-8543-ca55c19d06c7&idCanal=00002225-0000-0000-0000-000000002225&h=2 não vai ser bonito de ver. E mais não digo.

Unknown disse...

Eu que até nem aprecio especialmente o Guarín, cheguei a ter pena do rapaz.

Um exemplo claro de como JF quer que os jogadores se adaptem ao seu estilo, em vez de o adaptar aos jogadores que tem à disposição.

André Oliveira disse...

João Saraiva, http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/jesualdo-ferreira-ruben-micael-mercado-fc-porto/1133044-1304.html

v.a.s.c.o. disse...

Sou só eu a achar o Tomas Costa, como uma grande alternativa ao Fernando?

Melhor qualidade de passe, roda bem sobre o homem que o pressiona para mudar de flanco, joga para a frente procurando homens adiantados (algo que o Fernando tem feito de forma desastrosa) e a mesma qualidade da recuperação e intercepção de bolas.

Enfim, parece ter (finalmente) encontrado o seu espaço no plantel azul-e-branco.

Guarin desastroso. Mas pensar em Guarin como extremo...

José Correia disse...

Colocar Guarin a extremo direito é mais de meio caminho para que a exibição do colombiano seja má.

Miguel Magalhães disse...

O Fernando defende melhor que o Tomas Costa e permite maior liberdade para a subida dos laterais.
O Tomas Costa sai melhor a jogar e contribui mais para os processos ofensivos da equipa.
Em igualdade de forma, o Tomas Costa jogaria na maior parte dos jogos do campeonato. No estado de forma actual, creio que deve manter a titularidade.
Deu de facto pena ver o Guarin... mas nao ser capaz de receber a bola nao tem que ver com a posicao em que jogou.
Venha a equipa do milhafre.

Pedro disse...

Já tiveram ocasião de ler a nota de culpa ao Hulk e Sapunaru?

Prova-se que foi tudo montado,e nós caimos na esparrela. Agora na melhor das hipoteses talvez apanhem 3 meses de suspensão, embora a probabilidade seja de 6.

José Rodrigues disse...

"Prova-se que foi tudo montado,e nós caimos na esparrela."

Que era uma armadilha já nós sabíamos. Q o R Costa faz tudo o q pode para nos tramar, também. A única coisa q não percebo é como é q, estando nós mais do q avisados, os nossos dirigentes deixaram q caíssemos na esparrela... tenho-os em mais consideração do q isso.

sirmister disse...

já se sabia que era armadilha, mas na nota de culpa dizerem que os jagunços não podiam lá estar e que estavam a provocar os jogadores, e mesmo assim castigar os jogadores é surreal..

Francisco Andrade disse...

Enfim, mais um jogo sofrido. De trás para a frente, a coisa até parece funcionar, o Tomás Costa até se integrou bem, o Ruben Micael parece ser útil à equipa (não necessariamente a titular, eu gosto do Belluschi), mas quando se chega ao ataque e se depara com o Mariano e o Guarin, a bola simplesmente deixa de funcionar. Passa a ser quadrada, deixa de rodar e os jogadores deixam de se mexer. É mau, é muito mau, é mau demais… é assustador.

Eu repito-me, mas fico muito triste que estas duas alimárias tapem o lugar de putos como o Hélder Barbosa, o Ukra ou mesmo o Sérgio Oliveira. Não acrescentam absolutamente nada à equipa, antes pelo contrário.
São autênticos eucaliptos, secam tudo à volta.

Enfim, parece que o Tomás Costa encontrou o seu espaço na equipa. Não digo que seja titular, mas torna-se útil quando o Fernando não está disponível. Menos mal.
Resta saber o que fazer com o Prediger e o Valeri, que já nem para este jogos servem… está bonito.

Já agora, com o Hulk queimado pelo Ricardo Costa, vamos ficar apenas com o Rodriguez, o Varela e o inútil do Mariano para as alas…? Não se vai buscar um dos emprestados?
Acham que o atraso da CD é por acaso? Se vamos esperar pelo resultado antes de arranjar alternativas, esqueçam, porque isto só vai terminar um dia depois do fecho do mercado, não tenham dúvidas.

SecretHell disse...

O Grilo Falante disse...
Já agora, com o Hulk queimado pelo Ricardo Costa, vamos ficar apenas com o Rodriguez, o Varela e o inútil do Mariano para as alas…? Não se vai buscar um dos emprestados?"...
Concordo ...o facto de ainda nao termos contratado um extremo (Djalma) ou fazer regressar um dos emprestados(Ukra) é uma decisao tao incrivel como ainda nao termos recambiado o Sapu.pt pá Romenia e ainda continuarmos a acreditar em Marianos , Guarins , Valeris , Prediguers , etc

Pedro disse...

Ukra parece fundamental perante isto... Mesmo que o castigo seja de 3 meses, não podemos andar tanto tempo só com 3 alas, e com um Fevereiro repleto de grandes jogos.

Estou ansioso pelo sorteio da Taça da Liga, que saia um jogo que tenha um túnel bem animado...

ben-u-ron79 disse...

se o jogo da taça da liga for porto benfas...ui que eu ja estou a ver o jogo a nem começar...mas ta-se mesmo a ver que eles vem ca com reservas de reservas...pussies!!!! se eles sao tao corajosos e virem...e aguentarem-se a bronca...
ca para mim a empresa de segurança do f.c.porto devia contratar macaco e companhia...pode dar jeito n1 qq tunel deste pais... fica aqui a minha ideia...
imaginem se eu fosse a favor da violencia...

Luís Negroni disse...

Tantos elogios ao Tomás Costa só porque finalmente fez um bom jogo (ao fim de mais de época e meia e contra uma equipa da 2ª divisão)! Comovente! Mas o Guarin também já fez bons jogos, e contra equipas "um bocadinho" melhores que o Estoril, como o Chelsea ou o Atlético de Madrid ou até o Guimarães, não há necessidade de se bater tanto no rapaz, que ele até nem tem culpa nenhuma do treinador ser algo burro. Nunca consegui entender muito bem esta curiosa faceta de muitos portistas, que estão sempre dispostos a ser tolerantes, complacentes, compreensivos, com o Tomás Costa (que ainda muito recentemente contra o Belenenses fez uma exibição miserável, igual a muitas outras, que já esqueceram), precisamente na mesma medida em que estão sempre dispostos a ser severos, rigorosos, implacáveis, com o Guarin ou com o Mariano, aquele rapaz que na época passada até fez uma mão cheia de golos e outra de assistências que foram bastante úteis para se chegar ao Tetra. Mistérios da mente humana, vá-se lá perceber o porquê destas disparidades afectivas!