domingo, 31 de janeiro de 2010

Xistra e a SportTv


Um dia depois do jogo, a frio, sem estar condicionado pela habitual ladainha anti-Porto dos comentadores da SportTV, a minha visão sobre os principais casos de arbitragem no Nacional x FC Porto é a seguinte:

8': Primeiro Edgar Silva faz falta sobre Fucile e depois é este que agarra o jogador do Nacional. O árbitro deveria ter interrompido o jogo e assinalado a primeira falta mas, como o costume, há quem só tenha visto aquilo que lhes convém.

23': Felipe Lopes salta sobre as costas de Belluschi e faz falta para grande penalidade que Carlos Xistra não assinalou.

28’: Lance muito difícil de ajuizar entre Alex Bruno e Álvaro Pereira e, precisamente por isso, já ouvi comentadores/jornalistas com opiniões diferentes (o da SportTv acha que não foi penalty enquanto que o jornalista que fez o resumo para a RTP pensa o contrário). Depois de N repetições eu continuo com dúvidas.

52': Fucile faz falta sobre Nuno Pinto e este responde dando um pontapé para trás atingindo o jogador do FC Porto. Carlos Xistra viu perfeitamente, mas ficou-se por um cartão amarelo, quando o lance exigia a mostragem de um cartão vermelho ao jogador do Nacional.

Perante isto, não me parece que façam qualquer sentido as queixas do treinador Manuel Machado, mas eu compreendo que ele o tenha dito, porque os comentários feitos durante o jogo pelos elementos da SportTv é do mais faccioso e anti-portista que se pode imaginar.

Foto: A Bola

12 comentários:

Unknown disse...

Mais que esses lances em que cada cabeça sua sentença, há o lance da agressão ao Fucile.

Se o árbitro vê como viu (por isso mostrou amarelo) só tem que cumprir as leis. Agressão = expulsão.

À semelhança do lance do Luisão há umas semanas com o Lucílio Batista.

Nos lances em que se discute se é grande penalidade ou não, posso admitir dúvidas, posso admitir que o ângulo de visão não seja o melhor, ... qualquer um de nós no estádio e sem acesso a repetições também nos enganamos algumas vezes, e depois em casa com a repetição mudamos de opinião.

Agora este tipo de erros - mostrar amarelo numa agressão - não são admissíveis.

Nelson Carvalho disse...

Subscrevo o que dizes João.

Continuo a achar que penalty sobre o A. Pereira foi bem "sacado" pelo defesa Uruguaio. É um lançe crucial no encontro. Mas não foi decisivo para o seu resultado final.

Fomos beneficiados desta vez na minha opinião. E há que assumi-lo, sem rodeios. Já fomos prejudicados em diversas ocasiões, sendo que aí os papagaios da comunicação social assobiaram para o lado, tal como refere, e bem, o José Correia.

A. Sokyashi disse...

yeah, right ...

Carrela disse...

Eu não costumo ver(ouvir) a Sport Tv, mas sei q num trio-de-ataque o cineasta meteu-a no fundo só pq um comentador/jornalista inquiriu o JF 2 vezes sobre o assunto "porto prejudicado". ENFIM, tem de ser tudo tapado e 100% subserviente ao clube do regime se não.....

o joão gobern(ou lá como se escreve) ontem não teve vergonha de ir na onda da "recuperaçao da amnésia", qd o Bruno Prata lhe "corrigiu" ficou todo ofendido, sabia mt bem a MENTIRA q tentava espetar como o resto da "onda".
É disto q temos... Mete nojo.

Pedro disse...

Esta é uma batalha perdida. Os media são controlados pela onda vermelha, e depois os comentadores benfiquistas são muito mais agressivos contra o FCP do que o inverso.

É óbvio que no jogo de ontem existiram erros para ambos os lados, mas parece-me que o árbitro não esteve assim tão mal. O lance mais óbvio foi o da agressão ao Fucile.

Ps: Já não bastava um andre sem acento, de um Luis sem terra agora temos um A.Sokyashi. :-)
Há gente que gasta muito tempo da sua vida a criar perfis no google. Espero que seja um trabalho remunerado.

Pedro disse...

Ps: Não é que o Jornal Record diz que o árbitro esteve bem no lance do minuto 8 entre o Fucile e o Edgar??
Passou na censura??

André Pinto disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

De facto com o slb a jogar melhor a turba encarnada aparece em todos os sectores...e os media não não excepção, apesar de o decoro (e ética?) a isso obrigar.
Basta ver o jogo all stars da passada segunda para ver os jornalistas e de mais comentadeiros a assumirem o seu benfiquismo primário...Nuno luz à cabeça com os seus tiques encarnados à flor da pele...
Respeito os benfiquistas mas aqueles que o são todos os anos, e não os que aparecem ciclicamente...

Uma palavra de apreço para este espaço civilizado onde podemos discutir o nosso FCP com liberdade e sem ter q levar com os primários do costume (à excepção dum tipo sem acento e mais uns seguidores sem nada q fazer)

Gd abraço!

Paulo Marques disse...

Ainda junto duas bolas no peito, uma no de Mariano e uma no de Beluschi, que foram ridiculamente marcadas como mão na bola, além de um fora de jogo muito mal marcado ao Varela por volta da mesma altura.

José Correia disse...

A peça da TVI sobre o Nacional x FC Porto é um hino à manipulação jornalística.
Começam por anunciar que o jogo foi muito polémico e no resumo mostram o lance entre o Fucile e o Edgar Silva, o penalty assinalado contra o Nacional e finalizam com as declarações do Manuel Machado.

Se fosse vivo, Paul Joseph Goebbels tinha muito a apreender com esta máquina de propaganda e desinformação encarnada.

Carrela disse...

Essa do joseph goebbles foi mt bem metida!!

Eles trabalham bem, há que reconhecer, é impressionante q em lances ridiculamente evidentes eles deturpam na sua generalidade e coerentemente entre eles. Escumalha bem treinada.

miguel87 disse...

Faltou mencionar um lance no minimo duvidoso, em que o Rodriguez chega primeiro á bola que o Bracalli e acaba por ser rasteirado.

No resumo da Sic falaram em cartão vermelho no lance do penaly, omitindo que se tratou de segundo amarelo.

É a manipulação vergonhosa do costume.