
De facto, há 30 anos como agora, ter os melhores jogadores, ter o plantel mais equilibrado, é mais de meio caminho andado para conquistar uma prova longa e de regularidade como o campeonato nacional. Há excepções a esta regra? Concerteza, por exemplo o Boavista em 2000/01, mas são isso mesmo, excepções que confirmam a regra.
Um treinador deve ser avaliado pelos resultados, mediante os meios que tem à sua disposição. Ora, desde o início da época que venho ouvindo, inclusive de muitos portistas, que o plantel do SLB é superior ao do FC Porto, tendo mais qualidade e mais alternativas para as diversas posições. Aliás, não precisamos de ir muito longe para lermos/ouvirmos portistas dizerem que o Belluschi tem de jogar, porque é o único médio ofensivo de qualidade do plantel portista, que não existem alternativas para o Alvaro Pereira, que o Guarin é um cepo, que o Tomás Costa, o Sapunaru e o Mariano não têm qualidade para integrar o plantel portista, etc.
Eu estou de acordo com parte (não todas) destas opiniões negativas sobre o plantel do FC Porto e positivas sobre o plantel do SLB. De facto, não podemos ignorar o investimento brutal que o SLB fez no seu plantel nos últimos dois anos, ao ponto de ter no seu onze-base cinco internacionais - Luisão, Ramires, Aimar, Di Maria e Saviola - de duas das melhores selecções do Mundo - Brasil e Argentina - crónicas candidatas a serem campeãs do Mundo (infelizmente Portugal não está nesse lote). Além disso, não estamos a falar de internacionais esporádicos, e o único que não fez parte das últimas convocatórias - Saviola - é "apenas" um ex-jogador de Barcelona e Real Madrid.
Na realidade, nos últimos 20 anos não me lembro de um plantel tão forte do SLB e todos sabemos o que se passou nesta época: o FC Porto desinvestiu na equipa de futebol (daí ter um saldo positivo de 50 milhões de euros entre vendas e compras) e o SLB fez exactamente o contrário (tem um saldo negativo de cerca de 30 milhões de euros). Estes 80 milhões de diferença nos investimentos de FC Porto e SLB têm, necessariamente, de ter algum reflexo na qualidade dos planteis.

Dito isto, e apesar de ainda acreditar que os dragões podem superar todas estas desvantagens, se o FC Porto terminar este campeonato em 2º lugar e partindo do princípio que iremos ter um comportamento digno nos oitavos da LC (e não uma humilhação idêntica à que o Sporting sofreu com o Bayern Munique), não vejo razão para, obrigatoriamente, a Administração da SAD indemnizar esta equipa técnica e contratar outra. Evidentemente, se apesar destes constrangimentos o FC Porto conquistar o Penta e o Jesualdo o seu quarto campeonato consecutivo, na minha opinião a questão do seu despedimento nem sequer se coloca.
13 comentários:
Mais do que comparar a valia dos plantéis, importa comparar a valia dos 11 titulares ou quanto muito a valia dos, digamos, 15 jogadores mais utilizados - porque são esses que podem fazer a diferença.
Ora eu acho q o plantel do slb é ligeiramente superior ao do FCP (excluindo compras de Janeiro).
GR: ela-por-ela (ligeira vantagem FCP)
Defesa: FCP mais forte
Meio-campo: slb mais forte (principalmente quando se toma em conta os suplentes)
Ataque: ela-por-ela.
Acho também que durante anos tivémos plantéis mais fortes, o q se inverteu pela primeira vez este ano. Isso deriva de uma clara fuga para a frente financeira do slb, mas tb deriva de contratações menos bem conseguidas do FCP e de um desperdício considerável de dinheiro da nossa parte.
Eu explico: o nosso banco só em passes custou cerca de 30 milhões de euros; e os jogadores hoje emprestados (Pelé, L Lima, Stepanov, Renteria, Leandro, Bolatti e outros) custaram uns 20 milhões ou perto disso.
Ora quando se gasta quase 50 milhões em jogadores q pouco ou nada contribuem desportivamente, há necessariamente menos dinheiro para gastar naqueles jogadores q são supostos chegar e ser titulares.
O slb tem ultimamente gasto muito dinheiro, mas não tem sido para jogadores muito pouco utilizados, sim para jogadores q contribuem e podem fazer a diferença. Por outras palavras, ao contrário de nós não tem dezenas de milhões de euros "empatados" em jogadores emprestados ou q raramente calçam as botas. E isto, infelizmente, tem o seu impacto nos resultados.
Para concluir: penso q mesmo com a ligeira desvantagem a nível de plantel, temos jogadores claramente sub-aproveitados por JF. Neste momento preocupa-me mais a diferença entre os 2 treinadores do q uma eventual menor valia do nosso plantel, sinceramente...
1. De acordo com algumas premissas - (i) o plantel do Porto é, inequivocamente, o mais fraco deste século (e aqui incluo o do ano horrível de Octávio Machado, o qual tinha jogadores do nível de um Deco, Jorge Andrade, Paredes, McCarty, Capucho, Ricardo Carvalho, Vitor Baia, Jorge Costa - antes de ser escorraçado pela triste figura que fez de meio treinador nessa época);
(ii) o plantel do segundo classificado está mais forte este ano - mas também pior do que o costume era difícil (já agora isto de jogar na selecção da Argentina nos dias que correm é tão prestigiante como ser titular no Vilanovense!).
Mas: (i) O plantel do primeiro classificado é pior que o nosso e lá está (pode ser uma das excepções de que fala, a ver vamos). (ii) A incompetência do treinador do Porto entra pelos olhos dentro. Quando a matéria prima não abunda, há que tirar o melhor partido da que existe. Ora isso não faz o Ferreira. Mesmo quando ela abundava o senhor Ferreira conseguiu o feito de passar três épocas no Porto e fazer com que nos cerca de 160 jogos do Porto uma meia dúzia tenha sido bem jogada. Mais, está associado a algumas das maiores vergonhas (recentes) do Porto - Atlético, Fátima, Sporting (Taça da Liga), Arsenal e Liverpool - com as quais não aprendeu, insistindo em brincar e permitir que os jogadores brinquem (veja-se o último jogo da TL com a Académica) com uma camisola que não está cá para ser ultrajada mas antes suada, amada e respeitada.
Por isto não posso concordar com a sua conclusão: ganhe ou perca o campeonato o senhor Ferreira deve sair do Porto e ser substituído por alguém que perceba de futebol, perceba o Porto e tenha capacidade para se afirmar perante todos.
Saudações!
Este post é um atirar a toalha ao chão?
O “Samba Lisboa e Beifica” até pode ter ou não melhor equipa e os auxílios das “altas ordens místicas”, no entanto, já se espalhou…
Penso que é consensual que o campeonato ganha-se pela regularidade e pela conquista de pontos contra as equipas mais pequenas, ora todos concordamos que temos melhor equipa que, pelo menos, os restantes participantes na liga…
O que realmente preocupou foram jogos tipo o Belenenses em casa e o Marítimo fora… em que estivemos a passear as chuteiras… só aqui estão 5 pontos!!! E o que virá por aí…
Até podemos não ter a melhor equipa e deve ser sem duvida a mais cara dos últimos anos mas é perfeitamente possível ganhar o campeonato de Portugal com os jogadores que temos…
Relativamente ao Jesualdo… só admito a sua permanência se ganhar a Liga dos Campeões. Há 3 anos que não jogamos um charuto e como dizia o mestre Pedroto, esse sim Mestre, ao FCP não basta ganhar.
José Correia disse:
Evidentemente, se apesar destes constrangimentos o FC Porto conquistar o Penta e o Jesualdo o seu quarto campeonato consecutivo, na minha opinião a questão do seu despedimento nem sequer se coloca.
Despedimento não, mas ganhando ou não a liga arranjar-lhe um lugar de observador/coordenador técnico na FIFA é o mínimo que se pede.
Também pode regressar à terrinha por causa da sogra ou arranjar um grande progressão de carreira (estilo Sevilha)
EU digo e repito:
no ano passado da equipa do SLB apenas e só o Cardozo poderia lutar por um lugar a titular no FCP.
Era o unico jogador dessa equipa de cor-de-rosa que eu queria ver no fcp.
Este ano digo o mesmo. E digo mais, alguém de seu perfeito juízo diz que se Jesus estivesse no FCP e Jesualdo no SLB, não tínhamos nós agora 6 ou 7 pontos de vantagem sobre os mouros?
Capitão Bacalhau disse...
«Este post é um atirar a toalha ao chão?»
Não. É, na minha opinião, uma análise fria da realidade que observei durante a 1ª volta do campeonato.
Mas, se dizer que o plantel do FC Porto é excelente, com alternativas de qualidade para todas as posições e que é o melhor de Portugal e arredores contribuisse para ganharmos o campeonato, pode crer que publicava um post desses todos os dias.
Senhor José Correia ,poderia entrar em contacto comigo?
Se possivel.
BARCELONA20@HOTMAIL.COM
Isso é tudo muito bonito, mas não vejo tomadas de posições firmes, tanto da parte da SAD como de nós - adeptos - para este roubo persistente; que a nós nos tem prejudicado e a outros... nem a colinho apelido; mas sim de carinho de bébé!!!
Welcome back to 2005.
Até no nosso silêncio, existem coincidências.
Só falta aqui o Zé Luís a dizer que isto é mal de adepto.
É arranjar-lhe um "convite irrecusável" do Qatar no final da época e po-lo daqui para fora. Este treinador já era.
Prof Juju tem o meu respeito, nao o aprecio como treinador mas nao fez tudo mal.
no entanto e apesar de lhe reconhecer alguns bons feitos durante todo este tempo, também cometeu muitos erros.
e sinceramente acho que o seu tempo terminou no fc porto.
não digo despedir o homem, mas pode perfeitamente ser um director desportivo ou consultor, mas precisamos de um treinador mais corajoso, mais ofensivo.
Antes de mais, a minha cor clubistica: Benfica. Vou dar a minha opinião:
Penso que a vantagem este ano está claramente no treinador. Isto porque se analisarmos o plantel, poderemos concluir que o Benfica este ano aproximou-se ou mesmo nivelou com o do F.C. Porto, tendo ligeiras vantagens em alguns sectores, mas no conjunto os dois planteis sao muito nivelados.
Defesa: o Bruno Alves quanto a mim é melhor que o David Luiz e o Luisao, no entanto a dupla David Luiz/Luisão é ligeiramente superior que melhor que a dupla Alves/Rolando.
Laterais: Considero que o lateral esquerdo Alvaro Pereira é superior ao Cesar Peixoto (uma adaptação), No lado direito, considero o Fucille ligeiramente superior ao Maxi Pereira.
Meio campo: Aqui penso que o Benfica tem alguma vantagem no conjunto, já que Javi Garcia/Ramires/Aimar tem sido mais regulares que Fernando/Raul Meireles e Belushi.
Ataque: Saviola/Di Maria/Cardozo no conjunto sao equivalentes a Hulk/Varela/Falcao.
(O Benfica joga em 4-4-2 losangulo, o Porto em 4-3-3, dai ter incluido o Di Maria na linha de ataque, para melhor comparação).
Enviar um comentário