sábado, 30 de janeiro de 2010

O túnel da Luz e a comunicação social

Ainda se lembram das imagens captadas no túnel da Luz no dia 30 de Agosto de 2008 e que foram divulgadas pela LUSA no dia 22 de Janeiro passado?
Pois, parece que este caso vergonhoso já caiu no esquecimento.
Talvez por causa disso, o semanário 'Grande Porto' de ontem volta ao tema e faz uma análise muito interessante da forma como a comunicação social tratou o caso.

A Bola - O desportivo praticamente ignorou a notícia sobre o caso do túnel. Não tinha qualquer referência na capa ao assunto. No interior tinha uma pequena nota que começava com o comunicado do Benfica.

Record - Faz uma chamada na capa aos incidentes do túnel da Luz, em 2008, e explica numa página o sucedido, dando ênfase à alteração da direcção das câmaras. Na página surge também uma coluna de opinião e outras peças curtas que contextualizam o incidente.

O Jogo - O desportivo chama à capa o assunto, que trata na última página sob o título: "Lusa revelou confusão no Túnel da Luz em 2008".

Correio da Manhã - O matutino de Lisboa puxa para a capa e para título o facto de Helton e Hulk terem agredido alguém, mas omite a identidade do segurança do Benfica que despoletou o caso e não aborda a possível premeditação.

Jornal de Notícias - O diário generalista resumiu os incidentes do túnel da Luz a uma curta notícia, onde titula que o "team manager" Acácio Valentim diz ter sido agredido na Luz.

TVI - A televisão de Queluz de Baixo ocultou na peça exibida nos seus serviços noticiosos as imagens da agressão ao funcionário do FC Porto e da mudança da direcção das câmaras, focando-se apenas na reacção do plantel portista.

RTP - A estação pública de televisão mostrou as imagens completas no próprio dia (sexta-feira), mas encurtou substancialmente a peça no dia seguinte, acrescentando-lhe as reacções dos clubes.

6 comentários:

Rui disse...

Quem tem ou teve Helton,Bruno Alves, Falcão,Lucho Gonzalez,Lisandro Lopes,Bosingwa,Ricardo Quaresma,Anderson ,Benni Macarthy,Luis Fabiano,Ricardo Carvalho,Deco,Derlei,Ovchinnikov,Paredes,Costinha,Jorge Costa,Drulovic,Mario Jardel,Zahovic,Doriva,Sergio Conceição,Silvino,Aloísio e não termina mas finalizando com Vitor Baía o jogador com mais titulos do mundo,pode até andar metido em coisas que não deve.
Não deve?....mas pk?
pk os outros não o fazem?
devem andar entretidos a comprar jogadores.
Continuem a virar as (cãmaras)
Nós continuaremos a vencer.
SD

pc disse...

Este post expõe de forma crua a nossa condição nos media ... branqueamento total em duas penadas.
Mais grave quando percebemos -o país também percebeu apesar da lavagem- que o que se passou no túnel, do clube dos 65 milhões, em 2008 (armadilha/camaras/karaté) foi refinado de forma a não falhar em 2009(camaras/xetuardes/João Ferreira)

A peça JoãoPode Ser...Ferreira é para mim chave neste "processo" de "tentar esfrangalhar o tetracampeão de forma premeditada".

As premeditações antidesportivas deveriam dar afastamento das competições?
Sim! Deviam dar!
...mas sendo o Colo Colo a praticar esse crime deve dar é condecorações.

Quanto ao "Grande Porto" saúdo " a reportagem". Vamos ver se o Jogo, o JN, o canal Porto TV e a SAD acompanham o semanário na luta que é necessária para apoiar a luta (principal)no campo!

Ganhar este campeonato vai ter o sabor de uma taça UEFA!

pc disse...

Actualização: afinal o Colo Colo não é o clube dos 65 milhoes, mas sim dos 67,5

conferir em :

http://brigadaazul.blogspot.com/2010/01/benfica-perdoado.html

Américo Preto disse...

Ao ler as noticias no site do sapo deparei-me com esta:

"Uma eventual punição aos portistas Hulk e Sapunaru, na sequência dos incidentes no túnel da Luz do último Benfica-FC Porto, não deverá ter consequências a nível internacional, segundo o código disciplinar da FIFA.

Contactada pela agência Lusa, fonte do organismo mundial não quis particularizar casos sob alçada da justiça desportiva portuguesa, mas referiu que o código disciplinar da FIFA só prevê o alargamento de castigos aplicados pelas associações "em algumas situações específicas".

O artigo 70 (regulamentos gerais) da secção 1 (jurisdição da FIFA, associações, confederações e outras organizações) refere no seu ponto 3 que os órgãos jurisdicionais da FIFA deverão ser notificados "em caso de infracções graves aos objectivos estatutários da FIFA", como manipulação de resultados, corrupção ou doping.

Se as punições disciplinares abrangerem estas áreas, o ponto 1 do mesmo artigo esclarece que as decisões tomadas pelos organismos jurídicos nacionais poderão ter efeitos internacionais, cabendo à FIFA a última palavra.

Nos casos de penas que não estejam directamente relacionadas com manipulação, corrupção, doping, as mesmas poderão também ser analisadas pela FIFA se tal for solicitado pelas associações ou confederações.

O artigo 136 do mesmo código refere que outras infracções que as filiadas considerem graves, mas que não estejam relacionadas com manipulação, doping, conduta imprópria contra oficiais de jogo (árbitros e delegados) ou falsificação de documentos e idade, também podem ser remetidas à FIFA para o organismo deliberar se as mesmas terão, ou não, efeitos internacionais.

Na sequência dos incidentes ocorridos no túnel da Luz no final do último "clássico" Benfica-FC Porto (1-0), Hulk e Sapunaru foram suspensos preventivamente até à conclusão do processo disciplinar que corre na Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

A decisão quanto aos incidentes do túnel da Luz vai ser tomada até 23 de Fevereiro, caso as partes esgotem todos os prazos legais permitidos pelo Regulamento Disciplinar da LPFP.

O despacho de acusação do processo dos incidentes no túnel da Luz, conduzido pelo relator Renato Dias dos Santos, comprova as agressões dos jogadores do FC Porto Sapunaru e Hulk a assistentes do Benfica, mas responsabiliza os “stewards” de provocação verbal, após jogo da 14.ª jornada da Liga de futebol.

Segundo a acusação, Hulk e Sapunaru arriscam uma suspensão de seis meses a três anos e a uma multa pecuniária de 2500 a 7500 euros.

O relator do processo acusa o Benfica de não ter assegurado "a ordem e disciplina no interior do túnel", incorrendo por isso numa multa de 250 a 2500 euros."


Quando acabei de ler a noticia lembrei-me; será que esta o pinto da Costa vai aproveitar e não vai ser mais uma oportunidade deixada fugir pelo FC Porto de devolver os gestos de simpatia do clube do bairro de benfica?
Pois como Portista espero que seja realmente comunicado à UEFA e à FIFA este caso, pois os jogadores agredirem um segurança depois de insultados e provocados, não lhes será dado castigo algum, de certeza, mas no caso do túnel da luz e das suas constantes noticias todas do mesmo género (provocações, pressões e agressões) pode dar direito a exclusão da equipa das competições europeias ou interdição de jogos nesse estádio. Penos eu de que.

FC PORTO SEMPRE E PARA SEMPRE

Américo Preto disse...

PS: reparar que onde diz: "O artigo 136 do mesmo código refere que outras infracções que as filiadas considerem graves, mas que não estejam relacionadas com manipulação, doping, conduta imprópria contra oficiais de jogo (árbitros e delegados)..." , deve dar para acrescentar o episódio do diabo de Gaia a dar um calduço no arbitro assistente em pleno jogo.
Penso eu de que.

FC PORTO SEMPRE E PARA SEMPRE

victor sousa disse...

Para mim o "extraordinário" nesta relação de pseudo-orgãos de informação, conter o Jornal de Notícias, que se publica na cidade. Mas só vem confirmar o que pensava o meu pai, que já morreu há muitos anos, e que dizia que "aquilo" era um jornal de sopeiras. Pelos vistos continua a servir...