segunda-feira, 17 de maio de 2010

Apedrejados por adeptos do SLB

Por João Branco (*)

A final da Taça de Portugal, que tinha tudo para ser uma bela festa, ficou manchada por dois acontecimentos que roçam a vergonha e o escândalo. O primeiro, que certamente outros comentarão neste espaço, está relacionado com a segunda parte do FC Porto nesta partida que não dignificou o clube, nem a camisola, nem o espectáculo, nem o adversário, muito menos os muitos adeptos que se deslocaram àquele local para ver a sua equipa jogar à bola. Festejar no final foi o que menos nos apeteceu fazer e pelos vistos os jogadores também não estavam lá muito entusiasmados e lá fizeram o frete de levantar a Taça e ir festejar para perto dos Super Dragões.

Mas o que aqui me trás nem sequer são os comentários aos jogos mas o que se passou depois. A caminho de casa, e sem que nada o fizesse prever, passando por debaixo de um viaduto, sentimos um barulho enorme. A fila de carros era grande, o trânsito rodava lentamente, e por isso o meu primeiro pensamento foi que alguém nos tinha batido atrás. Mas depois veio outro estrondo. Ao terceiro estrondo percebemos que o carro estava a ser alvejado por enormes blocos de cimento, paralelepípedos, mais precisamente. De calçada portuguesa, com certeza. Disse ao meu irmão, que conduzia para sair dali, ainda éramos mortos. Mais à frente vimos alguns carros parados e um funcionário da Brisa. Aconselhei o meu irmão a parar para denunciar a situação. Afinal, todos aqueles carros tinham sido barbaramente atingidos da mesma forma. Tinham já chamado a polícia - havia milhares perto do estádio - e passados 45 minutos nada. Começaram a chegar mais carros atingidos. Alguns de adeptos dos Chaves. Um autocarro com adeptos transmontanos viu o vidro da frente todo destruído. Havia feridos ligeiros, mas o que mais se comentava ali é que podia ter sido muito pior. Se uma daquelas pedras atingisse directamente um dos condutores, estaríamos neste momento a lamentar perdas humanas. E para quê?

Mais uma nota: a comunicação social? Nada. Apareceu uma equipa da SIC passados duas horas do ocorrido e fizeram uma reportagem que passou uma vez na SIC Notícias. Escusado será dizer ou prever o que teria acontecido se tivessem sido um carro com adeptos do Benfica a ser atingido. Era tudo abrir telejornais com a notícia! Os quatro canais mais os noticiosos. Além disso, e por falar em adeptos vermelhos, alguns dos atiradores tinham camisolas desse clube vestidas e dois deles abriram uma tarja numa dessas pontes onde se lia «SLB sem Medo», ou algo parecido.

Tudo isto num jogo que foi uma festa, onde mais se viu foi famílias inteiras confraternizando, adeptos dos dois clubes lado a lado comentando as incidências do jogo, tudo na maior paz. Ou quando estávamos na mata do Jamor, chegando, um grupo de portistas comia um belo piquenique e sem mais nem porquê se viraram para nós e perguntaram «não querem vir cá comer? trouxemos comida a mais, carago!»

Mais uma vez acontecem vergonhas destas, que não procuraram ver a cor nem dos carros nem dos adeptos e mais uma vez o caso é abafado. Será abafado, certamente. Uma vergonha. Uma vergonha nacional. Notícia mesmo é a visita a Timor. O resto é conversa.








(*) João Branco na foto com o irmão, Pedro Branco, que conduzia o carro atingido.

Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao João Branco a elaboração deste artigo.

16 comentários:

José Rodrigues disse...

O Canal benfica (mais uma vez) tem culpas indirectas no cartório, ao terem avançado na véspera do jogo com uma notícia totalmente incendiária, mas também totalmente FALSA, de q um adepto benfiquista tinha sido assassinado em Braga.

Avançar com notícias falsas deste cariz e na véspera de uma visita do FCP a Lisboa não é algo q deva passar impune.

Unknown disse...

A SIC notícias tem dado a notícia no dia de hoje mas com dois erros de monta: diz que não houve feridos. Houve, mas já lá não estavam, a SIC apareceu duas horas depois e os feridos já lá não estavam. Que foram atingidos carros de adeptos do FC Porto. Falso. Foram atingidos adeptos do FC Porto, do Chaves e carros que não tinham nada a ver com aquele jogo e estavam na hora errada no sítio errado.

Mas não deixa de ter piada a forma como o texto da notícia está feito: «...os actos são atribuídos alegadamente, a adeptos do Benfica»

Siga a dança.

Pedro Coimbra Marques de Carvalho disse...

e eu atras com os oculos de sol na boca...espectaculo de coincidencia

Tasqueiro Emigrante disse...

Já que a imprensa facciosa não divulga estas coisas acho bem que nestes blogs se mostre a merda que tem sido os adeptos e "ajudantes" do clube do regime.

Se me fizessem isso ao meu carro saia no meio da estrada e corria com os palhaços á paulada!

Diogo disse...

O clube do regime mais uma vez a demonstrar toda a escolta que tem por detrás, desde autoridades, imprensa e até governo.
Nada mais tenho a acrescentar, é pena as TVs não darem cobertura ao caso.

Nuno Nunes disse...

O Pragal Colaço tinha avisado que este ataque já estava planeado. Um criminoso à solta, portanto, em canal aberto. Quero ver o que é que vai fazer o MP neste caso. Ou a PJ, eles que tão diligentes foram noutros casos do futebol português.

Mefistófeles disse...

Ninguém vai fazer nada, como de costume. A PJ e o MP estão formatados para o FCP e não para o SLBosta, o sistema entra em conflito e pode "crashar".

E as coberturas noticiosas estão guardadas para quando as "cortesias" forem retribuídas, para que a ralé veja a selvajaria das gentes do Norte e do FCP em particular.

Cá vamos, cantando e rindo...

Foi por estas e por outras que emigrei. Triste País o nosso.

K disse...

Claro que a comunicação social não fazer eco destas noticias já é demonstrativo da multiplicidade de tratamento dado aos portugueses, conforme sejam de um ou outro sitio, de um ou outro partido e de um ou outro clube mas... o que aconteceria se fosse um (e digo mesmo só um) carro com adeptos benfiquistas?
E se repararem bem vão ver outras diferenças para além de que não seria só a Sic e duas horas depois a chegar.
De certeza que os outros canais também lá apareceriam, todos mais rápido que duas horas, e o canal merdica TV se não tem meios (provavelmente não tem meios mesmo) pediria a cedência de imagens para fazer logo daquilo uma catástrofe nacional e mais... o próprio clube do bairro de benfica estaria logo disponível para pôr na sua página oficial de Internet a noticia em destaque e a repudiar os actos criminosos dos adeptos que tivessem feito tal coisa e a apontar o dedo ao FC Porto por os seus dirigentes não terem apelado à calma e a convivência sã entre todos. Isto tornar-se-ia em mais um acontecimento de especial relevância a nível nacional, e com certeza, com destaque desde logo nas aberturas de telejornais de todos os canais.

Porém os Portistas serem apedrejados nem deu direito a uma câmara a tentar apanhar alguém...tipo... sei lá... como há duas semanas, em que se via o esforço de câmaras da Sic e Tvi de apanharem os tipos que atiraram as perigosíssimas sacas plásticas com tinta azul aos carros e autocarro da equipa lisboeta. Nem sequer foi noticia de abertura hoje de manhã nos espaços informativos dos vários canais que temos em Portugal (vi na Sic, duas vezes a noticia mas não em abertura e com apenas alguns, poucos, segundos).
Mas o pior é que na página do FC Porto não se vê nada sobre isto. Não temos canal de televisão mas temos página oficial do clube na Internet e aí para mim está outra diferença de nós para o clube do bairro de benfica, e que alguns adeptos armados em novos ricos até acham isso bem, que é o facto de que o clube não deve "descer" aos adeptos e não deve captar adeptos em tours e nada de apelo às inscrições pois isso é de clubes fracos que precisam de "peditórios" para terem mais dinheiro, mas isso era outro assunto.
Pois eu achava muito bem e acho que a atitude certa é o clube "descer" aos adeptos e sócios e ser mais próximo de quem os apoia, muita vezes com enormes sacrifícios.
Por isso eu acho que o FC Porto só tinha mesmo era que ter esta noticia em destaque no seu site, mostrando a barbaridade da situação ocorrida com estas e outras fotos, e de certeza que o clube dando mais atenção aos seus adeptos também a comunicação social teria de dar e estas noticias já eram relevantes e de maior impacto, assim eles (comunicação social) podem até dizer; Se o clube não quer saber o que aconteceu com os seus adeptos e nem repudia os actos de vandalismo não temos de ser nós a fazer-lo.
Lá está, é aquilo que muito temos falado esta época. Não há politica de informação (e no caso do benfica há até contra-informação) e relações externas e "propaganda" como o que seria ideal que houvesse. Esperemos que neste novo mandato essa falha seja corrigida.

Unknown disse...

Zé Correia, não se pode enviar esta notícia a alguém inside? Ao Rui Cerqueira ou alguém do departamento de comunicação? Se calhar nem eles sabem que isto aconteceu!

Pedro disse...

Eu vi uma final da taça no jamor. Na época contra o benfica. Jurei para nunca mais. Aliás nunca mais aparecerei com um cachecol do Porto em Lisboa.

Gosto muito do Porto, gosto muito de futebol, mas gosto mais da minha segurança. É a estratégia deles, pelos vistos dá certo.

Pedro disse...

@JB

O FCP teve conhecimento breves minutos depois desta noticia através de um dirigente do Chaves.

É que a SIC ignorou que grande parte dos adeptos atingidos eram do ... Chaves.

Feliz pela festa, mas chateado pela enormissima falta de respeito pelas gentes de Chaves. O jogo foi tratado pela imprensa como um particular de inicio de época. A festa em si correu bem, 0 incidentes entre adeptos. Os "bárbaros" do Norte mostraram Fair Play. Que enorme surpresa e desilusão para a imprensa da capital.

OAutor disse...

Boa tarde a todos...

Sou um assíduo leitor do blog mas raramente comento! Quero dar os parabéns a todos vocês pelo blog!
Como membro do www.tribunaldofutebol.blogspot.com utilizei estas vossas fotos do apedrejamento para divulgar a dualidade de critérios que somos constantemente vitimas...o país é assim e tal como prometi no meu blog, prometo também aqui...irei lutar para sempre contra injustiças e desigualdades destas!!!

Abraço a todos!!

André Oliveira disse...

Ninguém viu nada!

fakada disse...

A culpa é dos SD. Começaram a guerra... e agora levam os adeptos normais nas trombas!

Ou vocês gostam quando estamos a ganhar no Dragao e a nossa claque grita SLB SLB ?

meirelesportuense disse...

Creio que estas pessoas -todas, em conjunto seria ainda melhor- podem perfeitamente culpabilizar o CanalBenfica e responsabilizá-lo criminalmente pelos prejuízos verificados...

Tripeiro disse...

"A culpa é dos SD. Começaram a guerra... e agora levam os adeptos normais nas trombas!

Ou vocês gostam quando estamos a ganhar no Dragao e a nossa claque grita SLB SLB ?"

Ohh por amor de Deus! Foste ao Jamor pelo menos? Não fales do que não sabes...