segunda-feira, 31 de maio de 2010

A oficina do Dragão


É hoje que Carlos Queiroz vai anunciar a lista definitiva dos jogadores que irão à África do Sul e, tudo indica, que do lote actual o dispensado irá ser o defesa-central Zé Castro.

Olhando para os 23 convocados, constata-se que 11 (48%) já vestiram a camisola azul-e-branca e foi precisamente ao serviço do FC Porto que atingiram projecção internacional. São eles:

Beto (FC Porto)
Bruno Alves (FC Porto)
Rolando (FC Porto)
Raul Meireles (FC Porto)
Paulo Ferreira (Chelsea)
Ricardo Carvalho (Chelsea)
Deco (Chelsea)
Pedro Mendes (Sporting)
Ricardo Costa (Lille/Valência)
Pepe (Real Madrid)
Hugo Almeida (Werder Bremen)

É de salientar o facto de destes 11 jogadores cinco serem defesas centrais (embora na Selecção Pepe jogue como médio-defensivo), posição em que o FC Porto tem uma forte tradição. Basta recordar nomes como Fernando Couto ou Jorge Costa.
Em contrapartida, há apenas dois jogadores com características ofensivas - Deco e Hugo Almeida -, algo que deve fazer reflectir os responsáveis pela formação portista e pelo muito badalado projecto Visão 611.

Foto: Record

5 comentários:

RS disse...

O Daniel Fernandes não jogou também pelo FCP?

DragoesJuntos disse...

Jogou nos juniores e na equipa B.

meirelesportuense disse...

Estamos a cair num erro evidente:
-De todos os nomes indicados, quantos são realmente da nossa formação?...Bruno Alves (só a partir dos júniores, pois veio do Varzim), Ricardo Carvalho (idem, veio do Amarante), Ricardo Costa (idem, veio do Boavista) e Hugo Almeida...Todos os outros entraram no Porto, já jogadores feitos. Aqui foram integrados e burilados, há nisto alguma diferença, temos que ser honestos...Vestiram a camisola Azul e Branca, certo que sim, aqui adquiriram experiência Internacional e maturidade, mas iniciaram-se noutras paragens...O Projecto Escolas de Futebol 611 ou outro qualquer, deveria ser um alfobre, uma espécie de espaço de criação próprio, mas não o tem sido, já foi muito mais do que o é agora...Na realidade tem funcionado como criador e alimentador de Clubes com menor dimensão...Não sei se deverá continuar assim, apenas sei que nas escolas do Clube só deveria entrar quem tivesse verdadeiro talento e não apenas dinheiro, para poder pagar as despesas com a sua frequência...Se não for assim, estamos a desvirtuar essa tal intenção que eu julgo ter existido.
Estaremos apenas a manter um espaço de receitas para o Clube.
E se calhar os dois espaços podem coexistir, um para ser frequentado por quem faz questão de ser Aluno dessa Academia e outro, para ser utilizado pelos que têm nítida tendência e qualidade para a modalidade!...

José Correia disse...

@meirelesportuense

Atenção que eu não disse que estes 11 jogadores eram todos resultado da formação portista (antes fossem).
O que eu escrevi é que vestiram a camisola azul-e-branca e foi ao serviço do FC Porto que atingiram projecção internacional.

meirelesportuense disse...

Eu sei que não disse isso, mas pode ser assim entendido, deixo a parte final do Post que revela o "deslize" que pode permitir esse entendimento...

"Em contrapartida, há apenas dois jogadores com características ofensivas - Deco e Hugo Almeida -, algo que deve fazer reflectir os responsáveis pela formação portista e pelo muito badalado projecto Visão 611."

-Uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas parece estar implícito no que acima se diz...